30 dezembro 2010

Bom Dia, Crato! - Um CAOS QUE PODERIA SER EVITADO com um Mapa !




Bom Dia, Crato!

Como todos sabem, o Governo do Crato está promovendo a troca de 15Km de canos de água no centro e em vários bairros, que estavam deteriorados, e de amianto, substância altamente cancerígena. Isso é uma obra fantástica para o município, porque finalmente, vamos parar de beber água contaminada. Essa é a boa notícia. A má notícia, que todos os que vivem na cidade já tiveram o desprazer de experimentar, são os enormes buracos deixados pelo corte do asfalto. Isso tem trazido enormes transtornos à população. Na verdade, REVOLTA. Nas ladeiras da Vilalta, por exemplo, na Av. Pres. Kennedy e Getúlio Vargas, a situação está caótica. Em uma semana, diversos automóveis já tiveram suas suspensões quebradas por falta de uma SINALIZAÇÃO alertando os motoristas, por falta do conserto dos buracos, por uma demora incrível em fazer o que tem de ser feito, pela empresa CORAL.

O Blog do Crato é o site de maior volume de acessos no Cariri. Atingimos marcas de 5.000 acessos diários. Nosso dever primário é auxiliar os Cratenses no que for necessário. Por conta disso, estarei publicando um pequeno mapa para alertar as pessoas a se possível, tratar de desviar dessas duas ladeiras intransitáveis ( coisa que não deveria ser encargo meu, mas da própria SAAEC, que nunca vem a público divulgar as coisas, embora convite não falte ).

É bom que se relembre que quando o Dr. Procópio, Pres. da SAAEC explanou lá no Teatro Salviano Saraiva sobre como se daria as obras de saneamento, ficou acertado que 1 semana ( UMA SEMANA ) antes de mexer nas ruas do Crato, ele divulgaria na imprensa quais ruas seriam trabalhadas no período, para que os moradores não tivessem o desprazer de sairem de manhã e não pudessem guardar o carro na garagem na volta ( lembra, Dr ? ). Além do mais, Procópio prometeu que iria divulgar mapas de DESVIO, junto com Joatan do DEMUTRAN, informando a população, para evitar o caos no trânsito.

O que tem acontecido é que nada desses mapas foram divulgados. Pelo menos, aqui no Blog do Crato e no site oficial da prefeitura chegaram quaisquer mapas de desvios. Já passei inúmeras vezes os nossos telefones, e-mails, que sempre estiveram à disposição da SAAEC, e nunca mapa nenhum chegou.

Meus amigos, o que é que custa divulgar informações que evitarão tanto mal-estar na população como o que estamos vendo ? fica aqui a minha cobrança, a minha crítica construtiva à SAAEC, que deveria ter feito o dever de casa mas não fez, para evitar tanto transtorno no Crato nos últimos dias, com uma simples mensagem por E-mail. Gente, vamos trabalhar corretamente! O prefeito Samuel Araripe precisa de pessoas que cumpram a sua parte. O Crato está embarcando em vários projetos neste ano, e não se admite esse tipo de coisa.

Outra coisa: Cadê as lombadas prometidas pelo DEMUTRAN ?

Já faz um "Século" que eu fiz o pedido ao Joatan do DEMUTRAN para colocar uns quebra-molas lá na ladeira da Cel. Luiz Teixeira. Os mototaxistas descem ali a 120Km por hora a todo instante, e vem parar na ponte do Arco. As pessoas atravessam ali morrendo de medo de serem atropeladas. Apesar das minhas inúmeras reivindicações, nenhuma providência foi tomada. Acontecem acidentes frequentes ali.

Ô DEMUTRAN, se vocês não observam nem os trechos perigosos da cidade, como este aí, e outro, na ponte do Hotel Tabajara, também colocar um quebra-molas pra quem vem do lado do posto de Antonio Almino, o que diabos vocês estão fazendo aí no Demutran ? Pra que serve um órgão que não enxerga essas coisas ? Isso me deixa muito irritado, sabe, porque eu venho solicitando há meses e eu vejo acidentes acontecendo. Vejo que são coisas que não dependem de dinheiro. Não se precisa de milhões para resolverem problemas puntuais na cidade. Precisa apenas de boa vontade e atenção. Eu não admito má vontade nem descaso. Quando nós outros trabalhamos 24 horas por dia pelo município, e eu tenho certeza que o Sr. prefeito quer o melhor para o Crato, as pessoas que estão por perto, TEM que trabalhar também. Não se admite ineficiência. Em 2011, o prefeio Samuel Araripe já nos garantiu que vai ser um ano das maiores realizações. Para essas tarefas monumentais de levantar o Crato, nós precisamos do auxílio de toda a população. Do engajamento de todos os setores da sociedade. Da consciência do povo, para saber tratar do problema do lixo, não poluindo a cidade, ajudando o poder público a resolver os problemas.

Agora, é preciso que alguns setores do poder público também, cumpram a sua parte, ajudando, orientando e fazendo jus ao cargo que ocupam. É só isso que se pede. Que cada um cumpra a sua parte!

MAPA DO TRECHO INTRAFEGÁVEL:
As Av. Pres. Kennedy e Getúlio Vargas estão muito esburacadas. Diversos automóveis já tiveram suspensão quebrada em poucos dias ao trafegar pelo trecho. Sugiro uma mudança de rota:


http://3.bp.blogspot.com/_WY3qKeZY6L0/TRxXWd6zKzI/AAAAAAAAUfc/WvNG0c0-QgQ/s1600/trechos%2Bintrafegaveis.jpg

Dihelson Mendonça
Apenas um Cidadão Cratense que deseja o bem dessa cidade.

7 comentários:

  1. Caro Dihelson

    Com relação à sua solicitação de implantação de lombadas na ladeira da Rua Cel. Luis Teixeira, é bom lembrar que o Código Nacional de Trânsito em seu artigo 94, parágrafo único, proíbe a instalação desses obstáculos. Veja transcrição abaixo:
    "Art. 94. Qualquer obstáculo à livre circulação e à segurança de veículos e pedestres, tanto na via quanto na calçada, caso não possa ser retirado, deve ser devida e imediatamente sinalizado.”

    Parágrafo único. É proibida a utilização das ondulações transversais e de sonorizadores como redutores de velocidade, salvo em casos especiais definidos pelo órgão ou entidade competente, nos padrões e critérios estabelecidos pelo CONTRAN.”

    A solução seria um redutor de velocidade por sinalização eletrônica. Não danificaria os veículos, mas afetaria o bolso dos maus motoristas e motociclistas irresponsáveis, além de recolher alguns trocadinhos para os cofres do DEMUTRAN.
    Entretanto, como nesse nosso país as leis foram elaboradas para não serem cumpridas, principalmente pelos poderes públicos, talvez não reste outra alternativa...

    ResponderExcluir
  2. Carlos Eduardo,

    Se fosse assim, o Crato estaria todo errado, porque a cidade tem lombada nos locais absolutamente desnecessários, e falta nos locais necessários.

    Vou fazer uma reportagem sobre isso. Espera só...

    Por mim, o DEMUTRAN colocaria uma lombada de 1 metro e meio de altura, para os mototaxistas pularem por cima ou esbarrarem no muro. Esse povinho desafia todas as leis, inclusive a lei da gravidade!

    Abraço,

    FELIZ ANO NOVO

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir
  3. Meu amigo Dihelson feliz ano novo para voce e todos os leitores do nosso querido Blog. Agora tenha muito cuidado com reclamação junto a SAAEC. Dona Alminia ainda tem um sobrinho que é governador e pode arranjar emprego para ela e assim ela pode continuar consumido a milionaria conta de agua dela. E você meu amigo tem cacife.
    Abraços
    Jair Rolim

    ResponderExcluir
  4. É isso aí Dihelson, como diria o genial Millor Fernandes, não devemos temer os "fora da lei", mas os que estão acima dela.

    ResponderExcluir
  5. Carlos Eduardo,

    Em materia de foras-da-lei, os mototaxistas ganham em todas as instâncias. Os caras entram em qualquer buraco, nao respeitam os pedestres, batem nos carros, só andam como um bando de doidos.

    Olha se eu fosse o administrador do DEMUTRAN, eu não criaria uma indústria de multas não, eu criaria uma corporação de indústrias de multa, só pra multar mototaxistas. Não são todos, não podemos generalizar, mas a maioria é de gente que não sabe fazer outra coisa na vida, e foi ser mototaxista. Uma classe que poderia ser respeitável para a população, mas por causa de alguns malandros, ficamos á mercê de um bando de desordeiros. E vá mexer com um deles, é igual mexer com bandidos e gangues de motoqueiros... Demutran, multe meus amigos, ponham as cadernetas pra multar esses bandidos sobre rodas!

    DM

    ResponderExcluir
  6. Prezado Jair Rolim, Nosso Patrocinador,

    Feliz Ano novo pra você também. Em relaçao ao caso da D. Almina, eu nunca me pronunciei neste nem noutros Blogs sobre o assunto. Por quê ?

    Minha intenção é a verdade. Nada mais que a verdade. Se eu não posso chegar ao cerne da verdade, eu não discuto. Eu não me baseio em suposições, nem calúnias, nem fantasias nem boatos muito bem arquitetados.

    Eu tenho de um lado um homem que tem uma conduta impecável como Dr. Procópio, de uma família que possui uma educação de berço. Trata muito bem as pessoas. Nunca vi Dr. Procópio, no meu convívio com ele, levantar a voz no sentido de maus tratos com nenhum ser humano. Um homem educadíssimo, fino, amante da música Classica e dos livros de Literatura, que gosta do que é bom e não anda frequentando High Society cratense porque não tem saco pra ficar bajulando as famílias tradicionais do Crato que se acham muita coisa porque tem um sobrenome A ou B.

    Procópio é uma das pessoas mais íntegras que já conheci. Se essa estória fosse de qualquer outra pessoa, eu acreditaria imediatamente, mas logo dele, para mim que o conheço, é difícil acreditar.

    Por outro lado, temos a D. Almina, uma mulher de conduta ilibada, discretíssima, octagenária, que nunca se valeu de parentescos com o ex-governador Miguel Arraes para conseguir nada na vida. Uma senhora fina, educada, que já tive o prazer de tocar diversas vezes em sua residência, e me trata com uma finesse, uma educação incomparáveis.

    O que eu posso fazer ? uma entrevista em vídeo com os dois ?

    Então, um diz uma coisa. Outro diz outra coisa. Em quem acreditar, logo eu que conheço os dois ?

    Sinceramente, eu não sei em quem acreditar.

    De uma coisa eu sei. A conta dela desse mês veio em torno de somente 270 reais, ao invés daqueles 1200 propagados ao reclamar. Ouvi dizer que cavaram um poço. Não sei. Porque deu uma conta tão alta ? Não teria sido bom investigar o porque que deu tão alta, por causa do Hidrômetro que foi colocado e aferido pelo INMETRO ?

    Como eu não estava naquela sala durante a fatídica reunião, eu prefiro não me posicionar, porque para qualquer lado que eu torcer, posso estar cometendo uma grande injustiça, e eu odeio injustiças. Tenho dois grupos distintos, inúmeras pessoas atestando veracidade para os dois lados.

    Então, eu prefiro não discutir esse assunto. Só digo uma coisa, se isso tiver mesmo acontecido, é lamentável. Muito lamentável. E para mim, inacreditável.

    Abraços,
    FELIZ ANO NOVO

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir
  7. Dihelson, a rua Carolino Sucupira é outra que sofre com a alta velocidade que motoqueiros e motoristas de carro descem a ladeira que dá acesso do bairro Ossean Araripe ao Pimenta.

    Sugiro que o demutran cuide em botar um redutor de velocidade nas proximidades da ladeira, é a única forma de contornar isso, pq quebra-molas não resolve, os motoqueiros não respeitam, se enfiam em qualquer burado (como você disse).

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.