14 dezembro 2010

Aterro Sanitário da Região Metropolitana do Cariri

O vice-prefeito de Crato, Raimundo Bezerra Filho, iniciou ontem – por Curitiba, capital do Paraná – juntamente com técnicos da Secretaria das Cidades do Ceará e prefeitos da Região Metropolitana do Cariri–RMC, a Missão Técnica para conhecer os aterros sanitários, naquele estado. Ele viaja representando o prefeito Samuel Araripe, a convite do Governo do Estado que vai construir o aterro sanitário da RMC. Em Curitiba, a comitiva esteve na Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná) onde recebeu uma explanação sobre a gestão de lixo urbano (foto acima). Hoje a comitiva segue para a cidade de Cianorte para conhecer in loco o aterro sanitário daquele município, que serve de exemplo como solução para o problema do lixo em todo o Brasil.

2 comentários:

  1. Os aterros sanitários consorciados representam hoje o que há de mais moderno em reciclagem do lixo no mundo, porque o lixo é completamente decomposto a nível de elementos não poluentes ao meio-ambiente, através de camadas profundas e controladas de material, e todo envolto em densas camadas de concreto. No final do processo, resulta em material inerte e gases que podem ser lançados na atmosfera sem qualquer problema.

    Seria muito importante se ainda nessa gestão, fosse possível a criação do aterro sanitário consorciado ente as diversas cidades do Cariri. O projeto já foi feito e analisado. Acho que essa viagem aí do nosso vice-prefeito Raimundo Filho é exatamente para se inteirar mais dos procedimentos a serem aplicados aqui em Crato.

    Parabéns ao Raimundo Filho e equipe. Que firmem acordos para que esse projeto venha logo se instalar aqui, gerando divisas ao município.

    E obrigado ao Armando Rafael pela publicação e redação da matéria.

    Abraços,

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir
  2. Caro Dihelson:

    Excelente complementação.

    Resolvi postar esta notícia quando mantive contato por e-mail com o vice-prefeito, Raimundo Filho e ele informou que da reunião mencionada participaram,além dele, s prefeitos de Nova Olinda, Afonso Domingos Sampaio, e de Caririaçu, José Edmilson Leite Barbosa, os representantes da Secretaria das Cidades, Eng. Fernando Sérgio Studart Leitão, a gerente de Fortalecimento Institucional do Projeto Cidades do Ceará (Cariri Central), Liliana Costa de Oliveira Alencar e o Eng. Jansen de Almeida Magalhães, técnico de Qualificação Territorial do Projeto Cidades do Ceará (Cariri Central).

    Outros prefeitos do Cariri se incorporarão hoje à comitiva.

    Na Sanepar eles ouviram a exposição do Gerente de Novos Negócios daquela instituição, Eng. Nuno Alves Pereira, e o Administrador João Pedroso da Rocha, foram trocadas experiências na área de gestão de resíduos sólidos e administração de aterros sanitários, obtendo-se inúmeras informações técnicas, administrativas e institucionais que serão de grande valia ao Consórcio Público formado para a destinação final de resíduos sólidos na Região Metropolitana do Cariri. Este empreendimento será construído pelo Governo do Estado, através do Projeto Cidades do Ceará (Cariri Central), financiado com recursos do Banco Mundial. Destina-se a resolver de vez o problema de resíduos sólidos dos municípios consorciados do Cariri.

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.