01 novembro 2010

Romaria aumenta voto justificado em Juazeiro


Frade Capuchinho, Moisés Siqueira Morais, veio do Piauí para participar da Romaria de Finados na terra do Padre Cícero. A fé falou mais alto e ele justificou o voto - FOTO: ELIZÂNGELA SANTOS. No início algumas filas, mas depois tudo ficou tranquilo - FOTO: ANTÔNIO CARLOS ALVES - A obrigação de votar ficou em segundo plano para muitos romeiros em Juazeiro do Norte que justificaram o voto.

Juazeiro do Norte. O dia em que a fé venceu a cidadania. Para grande parte dos romeiros do Padre Cícero, que vieram passar a Romaria de Finados na cidade, não houve qualquer negociação. A fé em primeiro lugar. Mas o dever de cidadão de justificar o voto foi soberano. No Colégio São Francisco, no Bairro Franciscanos, área onde se concentra a maior quantidade de eleitores, mais de cinco mil, mesmo tranquila, foi representativa a movimentação de eleitores para justificar o voto, neste segundo turno das eleições presidenciais.

Grande parte dos romeiros veio de Pernambuco, Sergipe, Maranhão e até a Bahia. No fim da tarde de ontem, era maior a movimentação na cidade, com a chegada de caminhões paus-de-arara e ônibus. Muitos deixaram para votar ainda cedo, nas localidades mais próximas de Juazeiro e se deslocaram de suas cidades, para aproveitar mais a romaria.

O dia de votação esteve dentro do previsto pela Justiça Eleitoral. Poucas filas e somente o trânsito na cidade, principalmente, na área onde o material de apuração tinha que passar, até chegar ao prédio da Justiça Eleitoral, no Bairro da Matriz. Juazeiro do Norte é o Município do interior do Estado que concentra o maior número de eleitores, fora da Capital e as cidades metropolitanas de Maracanaú e Caucaia. A segurança, nos últimos dias, foi reforçada para atender à romaria e às eleições.

Segundo o juiz da 28ª zona eleitoral, José Mauro Lima Feitosa, houve uma tranquilidade bem maior em relação ao primeiro turno. Também não foram registrados problemas técnicos. Segundo ele, mesmo com a quantidade de romeiros na cidade, a perspectiva era de que viessem mais fiéis de suas localidades nesse período. Ele considerou pouca a movimentação. Poucas filas para votar. Era assim em praticamente todos os locais da cidade, mesmo os que registram maior número de eleitores. Nos Salesianos, a segunda área de concentração de votantes, também esteve tranquila durante o dia. Na seção 217, segundo um dos mesários, o número de justificativas até o meio-dia era de 40. Muitas pessoas deixaram para justificar o seu voto principalmente à tarde.

A agricultora do Estado de Sergipe, Iracema Farias, de 55 anos, justificou o seu voto pela primeira vez para não quebrar a promessa que fez para o filho, José Waldo Pedro Farias dos Santos, de 28 anos. O frade capuchinho Moisés Siqueira Morais deixou para o início da tarde a sua justificativa. Veio do Piauí para passar a Romaria de Finados no Município. "Acho que a romaria está em primeiro lugar para as pessoas. Pelo menos, vejo uma boa movimentação no santuário". Por volta das 11 horas, a primeira-dama do Estado, Maria Célia, acompanhada do governador Cid Gomes, votou na AABB, no Bairro Lagoa Seca. Eles estiveram no local, acompanhados do filho do governador, Rodrigo. Políticos e correligionários de partido também estiveram no local.

Enquete

"Essa eleição atrapalhou a romaria em Juazeiro. Muita gente deixou de vir logo, para ter que votar"

Miguel Hilário dos Santos
Agricultor

"Tenho um grande prazer de votar. Só justifiquei voto uma vez, mas sempre estou votando em Juazeiro"

Ivonete Francisca Targino
Dona-de-casa

ELIZÂNGELA SANTOS
Repórter do Diário do Nordeste

Colaboradora do Blog do Crato e Chapada do Araripe OnLine

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.