14 novembro 2010

Infra-estrutura para apresentações culturais no Cariri - Por Yuri Lacerda

Estamos durante um dos principais eventos culturais do Cariri: a XII Mostra SESC Cariri de Cultura, onde toda a região é banhada com excelentes shows musicais, artes cênicas, entre diversos outros tipos de apresentações.

Este evento trás anualmente visitantes de várias partes do Brasil e também de outros países, tais como: Espanha, Estados Unidos e Colômbia. A Mostra Sesc Cariri é considerada por muitos como sendo o melhor evento da nossa região.

É uma alegria para muitos caririenses poder ter acesso a apresentações nacionais e internacionais, muitas delas de altíssima qualidade, sendo oferecido o acesso gratuitamente ou através de doação de alimentos. Com certeza, é um grande serviço que o SESC presta para o Cariri na organização deste evento.

Porém, infelizmente vários dos locais em que estão sendo realizados os espetáculos não possuem uma infra-estutura adequada isso. Na grande maioria são lugares pequenos para o porte do evento e alguns com um sistema de refrigeração que não consegue suprir as necessidades, principalmente neste período em que o clima está tão quente. Isso se deve a uma infra-estrutura ainda precária que temos em nossa região para eventos desta natureza.

Já é hora das autoridades proverem uma forma de aperfeiçoar esta infra-estrutura para que eventos do tipo possa ser realizado em nossa região. Será que não já era hora de termos espaços mais adequados para eventos deste tipo? Não éramos conhecidos outrora como sendo a capital da cultura, então que tal lutarmos para conseguirmos este título de volta?

Por Yuri Lacerda

4 comentários:

  1. Yuri, o Crato já possui o Centro Cultural do Araripe, criado nessa gestão, talvez uma das grandes realizações do município, que transformou toda a antiga estação da Rede Ferroviária RFFSA em Espaços culturais destinados à apresentações.

    São diversos espaços que incluem Pinacoteca, Biblioteca, Anfiteatro, Auditório, area de espaço público. É todo um complexo de prédios e outros virão, com a agregação do Museu de Arte moderna que se pretende construir ao lado dos já existentes.

    Portanto, o Crato já possui um Centro Cultural. Não do tamanho do Dragão do Mar em Fortaleza, até porque NENHUMA cidade do Nordeste do interior possui um Centro Cultural do tamanho do Centro Cultural Dragão do Mar.

    Outro detalhe: O Banco do Nordeste quando criou o Centro Cultural banco do Nordeste, não foi destinado somente a Juazeiro do Norte, mas para suprir toda a região do Cariri. Me disse na época o Henilton Menezes, que haviam 4 andares vagos no prédio do BNB em juazeiro, e que era intenção do Banco transformar aquele espaço em Centro Cultural. Na Agência do Crato, há um andar vago, e predende-se usar também.

    De modo que também o CCBNB se espalha pelo Cariri, nas cidades de Crato, Juazeiro do Norte e Nova Olinda, através de vários auditórios e teatros espalhados nessas cidades. O mais importante é que essas entidades fomentem a cultura e as Artes, é bancar os shows, é ter VERBAS, $$$$ para pagar os Artistas.

    No último mês tivemos a maior demonstração de que o Crato se firmou definitivamente como a capital da cultura, através dos seus vários Festivais, Estudantil, Festival Instrumental, Festival Nacional, Salão de Outubro, a Guerrilha teatral, e agora vem a Mostra SESC Cariri de Cultura. É a prova definitiva de que o Crato está no rumo certo, de uma cidade que investe nos seus artistas e na cultura.

    Abraço,

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir
  2. Oi Dihelson,

    fiz aquele questionamento por que ontem assisti a apresentação do MadCat lá no teatro municipal do Crato e várias pessoas ficaram sem poder presenciar o evento por que não houve espaço suficiente e além disso o calor estava tanto que muita gente saiu antes de terminar o espetáculo (eu mesmo sai por que estava sufocante). Pelo que pude comprovar o teatro municipal tem um sistema de refrigeração que não dá de conta. E já era algo que tinham me alertado.

    No dia anterior no espaço do "galpão das artes", que acredito que nem seja público, também não coube as pessoas que haviam comprado o ingressos.

    Fico feliz em saber que temos essa estrutura do Centro Cultural do Crato funcionando na RFFSA. Antes, quando eu via aquela estação abandonada me dava uma tristeza enorme. Mas será que não podíamos ter mais? Veja que pela própria estrutura que você apresentou, não há um espaço adequado para apresentações teatrais, um palco, acredito que não seja o espaço correto para muitos tipos de apresentações.

    Claro que fica difícil termos um "Dragão do Mar" no Cariri. Foi excelente a iniciativa do governo municipal nos últimos anos, inclusivo parabenizo todos pelo empenho. Mas acredito que possa melhorar essa estrutura ainda mais.

    Que bom que a minha provocação está rendendo frutos! Acho que temos realmente que discutir como avançar nisso. :)

    Espero que os outros prédios que venham, tenham um espaço amplo e com um bom sistema de refrigeração, que possa dar conforto para os que presenciam os espetáculos.

    Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  3. Yuri, creio que os problemas serão resolvidos quando for inaugurado ( o que já está quase pronto ), o Centro de Convenções do Cariri ( em Crato ) um local IMENSO, que servirá para muitas coisas. Agora, já que você falou aí no Teatro Municipal, esse precisa de uma solução imediata. Todos nós concordamos. A prefeitura não dispõe de recursos para a sua conclusão agora ( mais Ar-condicionados, Iluminação, acabamento, etc ), isso está em falta mesmo.

    Agora, aquele Deputado, Muniz prometeu a conclusão do teatro Municipal do Crato, desta parte que falta. Seria interessante que nós Cratenses começássemos a COBRAR do Nobre Deputado se ele vai mesmo terminar o nosso teatro, porque muitos projetos podem deixar de vir ao MUNICIPAL do Crato por falta de uma estrutura condizente. O poder municipal não possui mais verbas atualmente para essa conclusão, que segundo estimativas, ainda precisaria de uns 50 a 100.000 reais.

    Abraços,
    Sua colocação é muito pertinente.

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir
  4. Dihelson,

    quando estava escrevendo o texto imaginei justamente que o Centro de Convenções pudesse ser utilizado para ajudar a resolver o problema tal finalidade e possívelmente conseguiríamos minimizar os problemas que citei na matéria que escrevi.

    Inclusive fui mal em sugerir um centro cultural para o crato, já que o mesmo já existia, na verdade minha maior intenção era justamente no apelo de um lugar que pudéssemos assistir o show com um mínimo de conforto aqui no crato! :S Fiz as devidas correções no texto e no título para evitar más interpretações! =)

    Espero que a verba que o deputado prometeu para a reforma realmente apareça e consigamos aqui no Crato tenhamos um teatro com o mínimo de conforto necessário. É uma verba considerável, talvez parcerias com o governo federal ou até mesmo com doações de empresas privadas se consiga fazer um levantamento e se termine a reforma do local.

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.