10 novembro 2010

Educação Zero - Hildeberto Jamacaru de Aquino


Chega de embustes! Reparemos que o Excelentíssimo presidente Lula, lá de Moçambique, África, reforçando seu marketing pessoal às nossas custa, assegura que o Brasil financiará com 32 milhões de dólares, em oito anos, equipamentos para um programa de educação a distância, “Universidade aberta", que permitirá a professores brasileiros formem alunos naquele país, por teleconferência. Ademais, ainda ousa dizer que o ENEM foi um “sucesso extraordinário” e que há interessados em prejudicar a imagem do programa... Por outro lado o Sr. Ministro da Educação, Fernando Haddad, descura dos nossos jovens, reincidindo em erros graves.

Criado para ser balizador da educação brasileira, o ENEM desvirtuou-se do seu foco principal. Atualmente tem servido como critério de avaliação para algumas faculdades e universidades, certificação do EJA e avaliação para as bolsas de estudo do Pró-Uni. Com tanta abrangência e por sequer ter infraestrutura para comportar todos os encargos, em nada vem contribuindo para a Educação e o resultado demonstra-se o pior possível. Esta é a verdade Sr. Presidente, Sr. Ministro! Recordemo-nos que após vazamento, deu-se a anulação do exame em 2009 e, agora, por esse “errinho nada importante”, segundo eles, mas que na verdade altamente prejudicial aos jovens que buscam ingressar na faculdade e ao próprio ENEM que já sem credibilidade, repetem-se os abusos. Enquanto o próprio INEP (órgão governamental) prova à Justiça que a gráfica vencedora da concorrência – Gráfica Plural - não tem como comprovar capacidade técnica para a impressão das provas, com sigilo e segurança, resta-nos a dúvida: por que venceu a concorrência? Os resultados estão aí e a nossa juventude paga caro sujeitando-se a toda sorte de desatenção governamental, em especial do MEC. O ENEM inchou, desvirtuou e implodiu! Há outras saídas! Chega de ENENS e PROVINHAS BRASIL (uma avaliação diagnóstica do nível de alfabetização das crianças matriculadas no segundo ano de escolarização das escolas públicas)! Resta parar e discutir, seriamente, a nossa educação, sem tantos adornos, com mais objetividade e eficiência, em especial enxugando a grade curricular repleta de inutilidades só dificultam o aprendizado. Muito bem fez a Excelentíssima Juíza Federal em não só suspender as provas como também não aceitar a divulgação do gabarito. Chega de incúria e incompetência!

J. HILDEBERTO JAMACARU DE AQUINO
Corretor e Articulista
Russas (CE)

Um comentário:

  1. Lula disse que o ENEM foi um sucesso e que há interessados em prejudicar o ENEM ? Mas é um ..... mesmo!

    O Enem foi anulado por causa de falcatruas. Milhares de jovens no Brasil prejudicados, que se prepararam bastante. 1 ano perdido. Como é que esse cara vem dizer que o ENEM foi um sucesso ?

    Oh Brasil de mentiras!
    A começar do topo!

    DM

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.