16 novembro 2010

China impede que família de Nobel da Paz preso receba prêmio


Advogado de Liu Xiaobo diz que também está proibido de deixar o país

Advogado do dissidente chinês Liu Xiaobo (foto) diz que autoridades impedem família de viajar à Noruega para receber o Prêmio Nobel da Paz. As autoridades chinesas proibiram os dois irmãos do Prêmio Nobel da Paz Liu Xiaobo de viajar ao exterior para receber a homenagem em nome do dissidente preso, informou nesta terça-feira à agência de notícias Efe o advogado da família, Shang Baojun.

- Os dois irmãos de Liu pediram para viajar, mas as autoridades lhes negaram a permissão.

Shang acrescentou que as autoridades também impedem que ele e outros advogados do escritório saiam do país. Ambos os irmãos de Liu expressaram no final de outubro a disposição de viajar a Oslo, na Noruega, para receber o prêmio no dia 10 de dezembro, já que a mulher do dissidente, a poetisa e fotógrafa Liu Xia, está sob prisão domiciliar desde 8 de outubro, quando se soube que seu marido havia conquistado o prêmio, e não pode sair do país.

No único encontro que teve com Xia após saber da decisão da Academia Nobel, Liu expressou o desejo de que ela seja sua representante na premiação. Nesta terça-feira (16), o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Hong Lei, voltou a dizer que o Prêmio Nobel da Paz é um delinquente e se recusou a comentar sobre a libertação da dissidente mianmarense e também Nobel da Paz Aung San Suu Kyi. O advogado da família revelou que as autoridades o impediram de viajar para Hong Kong no último dia 2 para assistir a uma conferência e que, no dia 9, aconteceu o mesmo com o advogado que lidera seu escritório, Mo Shaoping.

- Não sei quem irá assistir à cerimônia em Oslo, mas sei que há muita gente que não poderá ir. Eu mesmo e o restante dos advogados do escritório não podemos sair do país, apesar de eu ainda não ter perdido a liberdade para me movimentar dentro da China e de me permitirem falar com a imprensa por telefone.

"Copyright Efe - Todos os direitos de reprodução e representação são reservados para a Agência Efe."

Fonte: R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.