18 novembro 2010

A Arte é do Tamanho do Coração Por:Manoel Severo

O Crato é uma grande paixão. Aqui fui acolhido há quinze anos atras e aqui conheci a mulher que amo. Ganhei mais duas filhas, uma infinidade de queridos e respeitosos amigos e aqui comecei a construir um sonho chamado Cariri Cangaço. Na verdade; comecei a falar de Crato para chegar a um desses personagens que fazem a diferença: Wilson Bernardo

Aquele desajeitado homemzarrão; sempre sorridente em meio ao tumulto do mundo, sempre com seu par de óculos escuros; seja de dia, seja de noite; sempre com sua companheira inseparável e amiga de muitas jornadas e aventuras: Sua máquina fotográfica. Quando o conheci logo nos primeiros momentos compartilhados, me deliciava em tentar decifrar qual a natureza daquela alma incondicionalmente contestadora e invariavelmente talentosa; tão cheia de sinceridade e amor por nossa cidade, por sua gente, por sua cultura e história.
O grande poeta, desenhista e fotógrafo cratense, Wilson Bernardo, começou a consquistar meu respeito e admiração. Com certeza toda a família Cariri Cangaço tem gratas lembranças desse grande artista de nosso Crato. Nas edições de nosso seminário, todos nos acostumamos a vê-lo: Correndo, se curvando, abaixando, passando por cima e por baixo, de cabeça pra cima e pra baixo... sempre sorrindo e captando a melhor luz para as melhores imagens. E com seu talento tivemos sim, as melhores imagens.
Hoje te trago a nossa gratidão grande menino Wilson, tenho certeza que és um verdadeiro artista, e tua arte só pode ser comparada ao tamanho de teu coração.

Por: Manoel Severo


8 comentários:

  1. Manoel Severo, não o conheço pessoalmente, mas não morrei antes que o faça e com todo orgulho.
    estou a dizer isto por que em todo o tempo que conheço ( virtualmente)o WB, é exatamente como sempre falo pra ele mesmo o que acho dele. É algo assim emocionante o que descreves dele. então finalmente alguém veio a confirmar o que penso deste meninão
    Um abraço para os dois.
    Íris Pereira

    ResponderExcluir
  2. Amigo e fraterno Severo,no sul do Paquistão a amizade é fruto da sabedoria ambigua oas interesses do coração na busca do supremo.Temos defeitos e acertos,ao qual prefiro crescer com os defeitos para superar o estigma da consolidação do homem como estrumnto do que lhe é mais humano,a benevolencia do espirito encarnado a alma do ser pequeno que somos diante da grandeza dos insetos,o que nunca foi desmerecimento,quando comparam o homem aos mesmos insetos.Já te falei certa vez da grandeza do seu organismo que ele só ele determina o seu coração,e vc é prontificado a formar conceitos e a reter na fonte os bons saberes de uma amizade sem se importar com as atitudes.Por tanto rendo-me a sua solidariedade pos sei das verdads que nutrem suas razões ramificadas pela razão do enorme coração supremo de ervilhas paquistanesas.Amigo abraços verdadeiros de quem muita solidifica sua amizade.

    ResponderExcluir
  3. Amigo e fraterno Severo,no sul do Paquistão a amizade é fruto da sabedoria ambigua oas interesses do coração na busca do supremo.Temos defeitos e acertos,ao qual prefiro crescer com os defeitos para superar o estigma da consolidação do homem como estrumnto do que lhe é mais humano,a benevolencia do espirito encarnado a alma do ser pequeno que somos diante da grandeza dos insetos,o que nunca foi desmerecimento,quando comparam o homem aos mesmos insetos.Já te falei certa vez da grandeza do seu organismo que ele só ele determina o seu coração,e vc é prontificado a formar conceitos e a reter na fonte os bons saberes de uma amizade sem se importar com as atitudes.Por tanto rendo-me a sua solidariedade pos sei das verdads que nutrem suas razões ramificadas pela razão do enorme coração supremo de ervilhas paquistanesas.Amigo abraços verdadeiros de quem muita solidifica sua amizade.

    ResponderExcluir
  4. O que voltar a dizer? O que é necessário falar? Grande poeta WB, obrigado por ser WB.

    Iris, obrigado por tuas palavras leves e gentis. Bom dia.

    Manoel Severo

    ResponderExcluir
  5. Grande Severo, vc como sempre dando uma aula de gentileza e amabilidade,um gentliman, mas não nos surpreende, esse é vc. Parabens pelo grande carater que o é e gostaria de dizer ao Wilson Bernardo, que Severo tem razão, vi muitas de suas fotos e realmente vc é um grande artista.Continue amigo , a arte e a poesia precisam de almas nobres como a sua.

    SDS

    Calvin

    ResponderExcluir
  6. Severo,
    Você falou tudo o que todos que conhece WB sabe, só que você faz com uma suavidade tão linda que até comove. Amigo tenho certeza que WB deve estar muito feliz, assim como todos os amigos que ele vem conquistando.
    Abraços,
    Mônica Araripe

    ResponderExcluir
  7. O WB, ou Wilson Bernardo, é uma das pessoas mais amadas e ao mesmo tempo odiadas do Crato ( Assim como toda pessoa importante ). Só qeum não é odiado é quem é um ZERO à esquerda, que seria tão fraco que não tem invejosos de plantão.

    Wilson tem muitos invejosos, e por isso mesmo ele vai pra frente. Aliás, todos nós estamos cheios de invejosos por perto.

    Vocês não imaginam a quantidade de palavrões que eu recebo todo dia porque sou amigo de "certas" pessoas do Crato. Mas aí, fazer o quê ? Eu trocaria minha amizade com elas por um bando de babacas anônimos que nunca tiveram consideração para comigo ?

    Vai em frente, WB! Você tem amigos. É idolatrado pela turma do calçadão. E ter amigos de verdade, é tudo de bom nesta vida. É só isso que se leva. O resto fica aqui neste mundo.

    Abraços,

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir
  8. Dí,
    Comm certeza, uma dessas pessoas sou eu, liga não é tão importânte ter uma amizade sincera que independe de raça, cor, religião, partido político. Vale sim o respeito que se tem com o proxímo.
    Te digo uma coisa Anônimos no meu conceito não existe.
    Bjo grande.
    Mônica Araripe

    Obs: Olha falo isso não porque sou eu Mônica mais sim ,mulher do Prefeito.
    Coisas de anônimos, não sabe eles como somos pessoas boas e que temos muitos amigos.

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.