14 outubro 2010

Incêndio destrói matas da Chapada do Araripe

Incendio na Floresta do Araripe - Blog do Crato - Foto de Raimundo Filho650-02

Há seis dias que um incêndio destrói as matas nativas das encostas do lado leste da Serra do Araripe, no município do Crato. Dadas dificuldades naturais de se lidar com incêndios em áreas íngremes, apesar dos esforços da Brigada Contra Incêndio, sediada em Crato, até 18h do dia 14 de outubro de 2010 ainda não se observam resultados positivos que demonstrem o domínio sobre a ação destruidora de um foco de fogo que se iniciou nas proximidades do Hotel Pasárgada, no Lameiro, no final de semana, e se propagou na direção do Coqueiro.

A fumaça e as chamas podem ser vistas de longe, no Cariri, visão das mais melancólicas do quanto a imperícia dos habitantes das encostas da Serra produz ao lidar com suas riquezas naturais e o que pode ocasionar em termos de destruição de um raro patrimônio de matas nativas no meio do semiárido avassalador. De tudo isso o que se conclui é a necessidade urgente para manter, em caráter permanente, junto ao Corpo de Bombeiros sediado em Crato, de um helicóptero para ser utilizado em ocasiões semelhantes, o qual, utilizando águas do Açude do Umari, por exemplo, já teria debelado desde o início a destruição que ora se verifica, isto sem qualquer possibilidade imediata para um efetivo combate da destruição das matas em largas proporções.
Emerson Monteiro – Colaborador
Foto: Raimundo Bezerra Filho ( de outro incendio recente ocorrido na Chapada )

Um comentário:

  1. Olá, Emerson, obrigado pela notícia que eu já levei agora mesmo para o CHAPADA DO ARARIPE. Nosso Jornal está muito bem lido, principalmente por pessoas de outras cidades que não o Crato. O Blog do Crato só interessa mais ao povo do Crato mesmo.

    Visitem o Chapada do Araripe:

    www.chapadadoararipe.com

    Abraços,

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.