18 outubro 2010

Crato:Grande Final e Ganhadores do Festival da Canção Estudantil-Por Wilson Bernardo.

A noite simplesmente nos revelou,um resultado justo e por mi,já esperado,por conta do ecletismo dos concorrentes.Os vencedores,pois todos saíram ganhadores,pela oportunidade de se tornarem visíveis,ao universo magico da cultura cariri.E os vencedores seguiu a lógica dos trabalhos mais elaborados melodicamente e estéticos na feitura das tendências musicais peculiares,aos seus estilos,diferenciados e por conta disso,saímos todos vencedores.

Primeiro Lugar:Recado a uma Flor-Autor Esdra Paiva e interprete,Nara Fidelis

Ele sobrinho de Cleivan Paiva,e ela do Compositor Fidelis o que com certeza o sanguíneo falou bem mais alto.
Segundo Lugar:Baluarte Brasil-Autor e interprete Ana Paula Nogueira
Música bem brasileira,que teve a participação do congado do ponto de cultura do carrapato
Terceiro Lugar:Eu e Você-Autor Welton e Elania Alencar,interprete Elania Alencar
Melhor Interprete:Elania Alencar
Quarto Lugar:Não Foi Por Mal-Autor Pedro Sostene e interprete,Rangel Gomes
Uma bela surpresa vindo de Caririaçu,e que lotaram o Teatro,como se diz no litoral,invadiram a praia literalmente.
Quinto Lugar:Você Não Vai Voltar:Autor e interprete Thyálita Florentino
é esperar as próximas edições do festival que desde já,se consolida como um verdadeiro encontro de novos talentos,adormecidos em gavetas e fundo de garagens.
Wilson Bernardo(Texto & Fotografia)

4 comentários:

  1. Parabéns aos vencedores do Festival da Canção Estudantil da canção. É muito bom estar entre os vencedores, mas acima de tudo, o que é bom mesmo é poder participar. Evidentemente, cada um que participa, acha a sua música a melhor, e aos perdedores, nao fiquem tristes. Festival é como loteria, e depende muito da votação do Juri, que num dia está pra carne e outro para peixe.

    Outro dia eu participei como compositor e músicos de um Festival na Serra da Ibiapaba, e levei uma música minha, com letra de uma amiga, que modéstia à parte, é muito elogiada pelos músicos e pessoas de gosto refinado em vários estados brasileiros, por ser no modelo das músicas do Tom Jobim. Eu tinha grandes esperanças de que a música ficasse pelo menos entre as 3 primeiras.

    O problema é que eu não sabia o nível do festival da Ibiapaba, e a música vencedora era um desses Forrós Eletrônicos horríveis, e nós, os autores depois ficamos pensando: Que diabos nós viemos fazer aqui neste festival? Quando eu vi o Juri, e um dos principais que iria julgar as músicas com um chapéu de vaqueiro falando errado, desses da banda Aviões do Forró, eu pensei: Que é que eu estou fazendo aqui tocando Tom Jobim pra um monte de idiotas ? E foi isso que aconteceu. Nossa música não se classificou nem entre as finalistas, o que causou uma revolta entre as pessoas que verdadeiramente entendiam de música no evento. Teve gente querendo anular o festival porque não concordava com os 3 que venceram, cada qual pior.

    Mas quero dizer que diferentemente disso, o Festival do Crato é de alta seriedade, e aqui, os organizadores fazem tudo para que esse tipo de distorção não aconteça. A turma que julga é sempre de bom nível, e há boa vontade em fazer as coisas de maneira justa, de modo que eu parabenizo todos os participantes, bem como a nossa querida Secretária Danielle Esmeraldo, que tanto batalhou para a realização dele.

    O Crato ganhou e muito com isso!

    Abraços,
    PARABÉNS!

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, Danielle Esmeraldo!

    Vamos Divulgar. O Crato vive uma nova era de Cultura e Arte como há décadas não se via. E aqueles inimigos do crato que têm interesses contrariados, que faziam pouco caso da nossa cidade, devem estar engoilindo em sêco, porque o Crato está finalmente se tornando um grande Pólo de Arte e Cultura na região do Cariri novamente!

    O Renascimento das Artes e da Cultura.

    Abraços,

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir
  3. Dihelson, muito obrigada pelo apoio que o blog do Crato sempre deu ao Festival, divulgando para todo o Brasil, esse evento da música, que hoje não abrange só a região do Cariri e sim todo o país!
    Aproveito para agradecer todos que direta e indiretamente, contribuíram para o sucesso do Festival.Como também aos jovens talentos do Estudantil, eles deram um show de profissionalismo!
    Banda Base, equipe, patrocinadores,Parceiros,NUPROC,Samuel Araripe, muito,muito obrigado!

    ResponderExcluir
  4. Danielle,

    Muito obrigado pelos agradecimentos. Fazemos o possível, mas eu queria lhe pedir encarecidamente pelo nosso fotógrafo Wilson Bernardo, que foi fazer a cobertura em todos os dias.

    Os apresentadores, como sempre, descuidados, agradeceram a deus e ao mundo pelo festival, mas não lembraram de quem o ETERNIZOU em Imagens, que foi o Wilson Bernardo. Ele me falou isso meio chateado, porque a lista de agradecimentos era grande, esperou ver pelo menos o nome dele lá e não foi lembrado. Sei que você não tem culpa disso, mas vamos sempre ficar atentos às coisas mais óbvias. O pessoal da inmprensa, que faz as coberturas e dá visibilidade a essas coisas, sempre gosta de ser lembrados, e com razão, porque eles é quem fazem a coisa se projetar no mundo.

    Sei que agora não tem mais jeito de agradecer ao Wilson, e aos fotógrafos, mas que se faça isso nos próximos.

    Abraços,

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.