10 setembro 2010

Municípios recebem 30 mil livros - Reportagem: Elizângela Santos


Clique para Ampliar


Carga de Livros: no total, 30 mil livros, pesando 13 toneladas, serão distribuídos para bibliotecas comunitárias de Juazeiro do Norte e municípios vizinhos
FOTO: ELIZÂNGELA SANTOS

10/9/2010

Livros doados irão compor acervo de 20 bibliotecas comunitárias, como ação do Projeto Padarias Espirituais

Juazeiro do Norte. Bibliotecas comunitárias deste Município e de cidades da região serão beneficiadas com livros e revistas doados pela Fundação Enoch Rodrigues. Serão mais de 30 mil títulos, em um carregamento que chegou na última terça-feira, com mais de 13 toneladas. O presidente da Fundação, Elmano Rodrigues Pinheiro, virá ao Cariri, em breve, iniciar o trabalho de encaminhamento dos livros para o Projeto Padarias Espirituais, que vem sendo implementado. O trabalho vem fortalecer também o processo de implantação do Projeto uma Biblioteca em Cada Comunidade, na região.

A Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte recebeu cerca de 80% dos livros doados, aumentando o acervo da biblioteca pública do Município e outras espalhadas pela cidade. O material veio diretamente de Brasília. O gerente de Literatura da Biblioteca Pública de Juazeiro, Franco Barbosa, esteve por vários dias na Capital Federal. Ele fez a junção deste material em diversos locais.

O acervo contém além dos livros e revistas, álbuns, material para quase todos os concursos federais e pré-vestibulares. "São assuntos bem diversificados que vão desde saúde pública até agricultura", diz. Franco destaca um farto repertório destinado aos cursos técnicos. Com os livros, haverá possibilidade de instalar na cidade 20 bibliotecas comunitárias até o Centenário de Juazeiro.

Os livros foram obtidos em mais de 50 editoras de Brasília, por Elmano Rodrigues, que já faz este trabalho para todo Brasil. O gerente de Literatura, Franco Barbosa, da Secretaria de Cultura, fez a seleção do material juntamente com o doador Elmano Rodrigues.

Acesso

O Projeto Uma Biblioteca em Cada Comunidade, de Franco Barbosa, vem sendo realizado desde o ano passado, com o cadastramento das bibliotecas. O objetivo é oferecer aos estudantes dos bairros mais distantes da cidade e da zona rural de Juazeiro do Norte o acesso ao livro e à leitura.

Para Franco Barbosa, o conhecimento é a herança mais valiosa que um gestor público pode deixar para o seu povo. O secretário de Cultura, Romildo Bringel, está oferecendo todo o apoio logístico para que as bibliotecas sejam implantadas até julho de 2011.

No primeiro momento serão inauguradas seis bibliotecas nos bairros: Frei Damião, João Cabral, Antônio Vieira, Vila Nova, Aeroporto e no São Gonçalo, na zona rural de Juazeiro do Norte. Uma porcentagem de 20% será destinada a bibliotecas em Barbalha, Antonina do Norte, Mauriti, Assaré, Tarrafas e nos assentamentos do Sítio Malhada e Assentamento 10 de Abril, em Crato.

Campanha

A coordenação da Biblioteca Pública Municipal de Juazeiro do Norte, está realizando a campanha do livro, para que cada biblioteca comunitária tenha livros diversificados, didáticos e paradidáticos.

Para cada biblioteca serão destinados entre dois a três mil títulos. Basta ligar para a biblioteca municipal, deixar endereço e telefone que os livros serão recolhidos, especialmente quando for de uma caixa em diante. A previsão é de que as primeiras Padarias Espirituais sejam inauguradas já no próximo mês de outubro na cidade de Juazeiro do Norte, nos bairros João Cabral e Aeroporto.

Objetivo

"O projeto tem a finalidade de implementar as bibliotecas comunitárias"

Franco Barbosa
Gerente de Literatura

MAIS INFORMAÇÕES:

Biblioteca Pública de Juazeiro - Rua Santo Agostinho, S/N - Centro - Juazeiro do Norte (CE)
Tel.: (88) 3511. 1999


Elizângela Santos
Repórter do Jornal Diário do Nordeste

Colaboradora do Blog do Crato e Chapada do Araripe OnLine

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.