29 setembro 2010

Homenagem a Emerson Monteiro !


Nós Cratenses somos pessoas muito abençoadas, porque temos escritores do nível de um Emerson Monteiro, Zé Flávio Vieira, Carlos Eduardo Esmeraldo, e tantos outros. E eu não preciso ficar fazendo aqui missa de corpo presente para eles. Cada um sabe do seu potencial, mas é sempre bom que a gente pare um pouco a correria do dia-a-dia para enaltecer as obras que nossos contemporâneos criam a olhos vistos. Não tenho medo de errar quando afirmo que o Emerson Monteiro é um dos maiores cronistas do Brasil. Tenho prazer em ler cada crônica dele, como muita gente também deve ter ( embora, muitas vezes, nao comente ), pois ele só escreve coisas ÚTEIS. Existe uma filosofia que aceita como princípio de verdade aquilo que for ÚTIL. O que é útil, DEVE ser verdadeiro.

O Emerson é o Escritor do Momento, o homem que sempre está na crista da onda, escolhendo conscientemente qual artigo, tema é mais útil à sociedade, evitando falar do sexo dos anjos. Diferentemente de alguns cronistas egocêntricos, que parecem buscar uma espécie de orgasmo ao escrever uma crônica, o Emerson não tem preocupação se o artigo vai ser poético e intelectual, se vai agradar, ou para se mostrar a outros cronistas, mas se ele é útil, na medida em que vem para fazer deste mundo um lugar melhor. Eu tenho prazer em ser seu seguidor. Há muito tempo, deixei de acreditar em fábulas cuidadosas planejadas para serem obras-de-arte Ôcas.

O momento é hoje, Agora!
A vida é um meteoro.
Como diz o Domingos:
Certezas? nenhuma

Parabéns, Emerson Monteiro, por você EXISTIR. Se hoje é aniversário do Emerson ? É claro que não!

Dihelson Mendonça

3 comentários:

  1. Uma vez, sugeri a uma pessoa que votasse em nosso amigo Emerson. Minha interlocutora desfiou um colar das pérolas dos belos feitos de Émerson quando fora vereador e "que fez isso, e aquilo, e etc..." ao que comentei em tom de pergunta: então você vota nele? e recebi a seguinte resposta: "Ele é um homem muito bom... mas o povo só gosta de quem não presta..."
    Enfim, um homem vale por seus feitos, sua história...
    Émersom é um homem de valor!

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.