29 setembro 2010

Hoje é aniversário de Ossian de Alencar Araripe


Hoje é aniversário de nascimento de um dos grandes homens públicos do Crato, Dr. Ossian de Alencar Araripe, que estaria completando 87 anos nesta data, não houvesse perdido a vida quando o seu apartamento localizado em Fortaleza, incendiou-se tragicamente no dia 26 de março de 2007.

Ossian Araripe nasceu em Crato em 1923, fez curso científico no Liceu do Ceará e se formou em Direito pela Universidade Federal do Ceará, em 08 de setembro de 1948. Foi prefeito do Crato de 1955 a 1959 pela UDN. Exerceu seis mandatos de deputado federal (1973-87) e ainda presidiu a Arena (Aliança Renovadora Nacional ). Troxe inúmeros benefícios para o Crato. Em 2006, um ano antes da sua morte, Ossian Araripe foi homenageado pela Prefeitura com o troféu da Corrida de São Sebastião por suas realizações pelo esporte Cratense e com o troféu Excelência 2005 pela criação da antiga Guarda Municipal. Na ocasião, o homenageado registrou o exemplo de trabalho e de família, e que ficava feliz em ter ao seu lado seus pais, seus maiores exemplos de vida, e fez um chamamento a que o povo do Crato busque a consolidação do Crato como uma cidade em desenvolvimento, em busca de seu espaço na política cearense.

Ossian Araripe é também pai de Samuel Vilar de Alencar Araripe, que percorre os caminhos políticos trilhados pelo pai, sendo hoje prefeito do Crato. Pela história da sua vida, Dr. Ossian pertence à linhagem dos grandes pioneiros que construíram a história viva da cidade e da região do Cariri, ao lado de Alexandre Arraes, Pedro Felício Cavalcante, J. de Figueiredo Filho e tantos outros que com sua luta e força de vontade, souberam escrever o nome do Crato nos quadros do futuro, deixando a semente para que as gerações posteriores pudessem colher os frutos do seu trabalho, na certeza do rumo ao desenvolvimento.

Por: Dihelson Mendonça
Blog do Crato - www.blogdocrato.com

Um comentário:

  1. Dí,
    obridaga por essa homenagem, assim como eu, Samuel e todos da família fica feliz porque sabe o homem que foi e que ainda é, por ter deixado tantos exemplos bons para todos nós.
    Beijo,
    Mônica Araripe

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.