26 setembro 2010

FENÔMENO TIRIRICA - Por Vicente Almeida


Promotor pede ao TRE para checar se Tiririca sabe ler

O promotor Maurício Antônio Ribeiro Lopes, da 1º Zona Eleitoral de São Paulo, entrou com duas representações, uma na Procuradoria Regional Eleitoral e outra na Corregedoria do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, para averiguar se o candidato a deputado federal Tiririca (PR) sabe ler e escrever, como exige a lei. Reportagem publicada na revista Época desta semana revela indícios de que Francisco Everaldo Oliveira Silva, o Tiririca, não sabe ler nem escrever.

Segundo a reportagem, a caligrafia do candidato nos autógrafos distribuídos aos eleitores é diferente da apresentada na declaração entregue ao Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) em que atesta que não é analfabeto.

O promotor utilizou a reportagem como base para suas representações. "Fiquei escandalizado com a notícia de que o candidato pode ser analfabeto, isso é inaceitável", afirma. Lopes acredita que o PR sabe da condição de Tiririca, mas esconde a situação do eleitorado.

Nas duas representações é pedido que Tiririca seja submetido, com máxima urgência, a um teste para comprovar que sabe ler e escrever. O promotor sugere que o candidato seja obrigado a ler um trecho da Constituição Federal e escrever outro, por meio de ditado.

Caso seja constatado que Tiririca é analfabeto, sua candidatura é cassada. Se isso ocorrer antes da eleição, os votos computados a ele serão anulados. Porém, se ocorrer depois da eleição, os votos dele serão computados na sua coligação.

A legislação eleitoral exige que os candidatos apresentem comprovante de escolaridade. Na ausência de um documento, pode ser apresentada uma declaração de próprio punho. A lei prevê que a exigência de alfabetização do candidato pode ser aferida por meio de uma avaliação individual e reservada, caso haja necessidade.

A assessoria de imprensa do TRE-SP confirmou o recebimento da representação e informou que o pedido será analisado na próxima segunda-feira, dia 27.

Fonte: Agencia Estado de 25/09/2010 - 21:12
Publicado originalmente no Blog do Sanharol

8 comentários:

  1. Tiririca se elegeria PRESIDENTE DO BRASIL, e não precisaria nem do apoio de Lula, bastaria que ele fosse Candidato.

    Vocês acham que ele não teria mais "popularidade" e simpatia popular do que Dilma e e Serra ?

    Agora, isso é um absurdo ?
    Lembram do Macaco Tião do zoológico ?

    Abraços,

    DM

    ResponderExcluir
  2. 1 -- Se aplicarem o teste de escolaridade em Tiririca ele sai reprovado. Tiririca é analfabeto funcional.

    2 -- Alguém lembra o que é grama tiririca? Trata-se de uma erva daninha, famosa por invadir velozmente terrenos cultivados, rizoma tuberculoso com pequenos bolbos, dificil de erradicar a não ser com herbicidas químicos.

    3 --Se Tiririca tiver 1 milhão de votos, levará com ele vários candidatos a deputado pela coligação ‘Juntos por São Paulo’, que inclui o PR, PT, PTdoB, PCdoB e PRB.
    Tiririca ajudará a reeleger, por exemplo, o deputado federal Valdemar Costa Neto, um dos protagonistas do escândalo do mensalão – o maior esquema de corrupção da história política republicana.
    A coligação conta ainda com outros três mensaleiros, José Genoíno, João Paulo Cunha e José Mentor.

    4 -- LULA ELOGIA TIRIRICA
    Fonte: Portal Terra

    "Segundo Lula, o humorista Tiririca representa parcela da sociedade. Para o presidente, o "Congresso está melhor representado" atualmente com políticos de diferentes profissões do que antes, quando só havia advogado, empresário, funcionário público e professor".
    É o besta!

    ResponderExcluir
  3. Lula elogia o Tiririca porque vê nele o espelho da escolaridade que ele mesmo possui.

    Quando elogia a posição do Tiricia em não ser um advogado, um Bacharel, e que irá ocupar uma vaga no poder legislativo, Lula está enaltecendo como sempre fez, aqueles que não foram para os bancos de escola estudar, ralar como todo mundo, que não adquiriram um grau de escolaridade NECESSÁRIA para assumir um posto de comando.

    Lula na verdade, é um grande elogiador da ignorância, sempre gosta de ressaltar que ele próprio não tem estudos, mas virou Presidente do Brasil, passando por muita gente escolarizada.

    É o exemplo de vida que ele dá. O exemplo do "jeitinho Brasileiro" em que as pessoas furam filas, e fazem gambiarras e se dão bem.

    Agora, imagine se nas forças armadas, alguém pudesse ir de soldado a general num passe de mágica sem ter qualquer mérito para isso ? Só conheço uma pessoa que conseguiu essa façanha, de Cabo a chefe dos Generais, e foi o maior embuste da história:

    Chama-se: Adolf Hitler.

    Abraços,

    DM

    ResponderExcluir
  4. Eu coloco na balança dois aspectos:

    Considero louvável a atuação do Tiririca por ser um palhaço e toda a sua história de vida e, mesmo sem querer talvez, joga na nossa cara a palhaçada que é a eleição, o que não deixa de ser uma postura subversiva que, sinceramente, gosto muito, impacta, causa alguma discussão. Um candidado "normal" que investe em músicas de forró pra gravar a força o seu número na cabeça do povo, sem discutir e propor nada, é um palhaço nojento pior que o Tiririca. E se o povo VOTA no Tiririca, é algo a se discutir também. Mostra a ignorancia do povo e ao mesmo tempo a descrença e a revolta. Muita gente vai votar no Tiririca "só pra ver a putaria".

    Agora outro aspecto é a forma como o Tiririca é manipulado. O uso dos "famosos" das eleições é uma grande mutreta e o mesmo ocorreu com Clodovil, que arrastou com ele uma cambada de gente que, de outra forma, nunca seriam eleitos. Essa coisa de legenda, partido, pra mim tá tudo errado, e de fato nao representam mais nada. Convenhamos, existe algum partido com ideologia clara e definida?

    Quanto ao suposto analfabetismo do Tiririca, o ensino no Brasil é uma merda e tem gente que termina o segundo grau e mal sabe ler e escrever.

    ResponderExcluir
  5. Concordo contigo, Valdir,

    Não existe mais partidos políticos, ou pelo menos não há mais diferenciação neles. Todos iguais sem ideologia definida.

    Por incrível que pareça, os que ainda têm algo que seguraram no tempo, são os retrógrados, como o PSTU por exemplo, que ainda falam em ditadura do Proletariado, e em tomar á força. Meu Deus! quanta besteira!

    Mas enfim, democracia é isso. Cada um defende as suas idéias, e eles têm o direito de defender as deles também.

    Muita gente vota no Tiririca pela "putaria" mesmo, só que se esquecem que Eleição é uma coisa séria. Tiririca vai ser eleito, e aí ? O Abacaxi, como é que fica ?

    Lembram-se do Agnaldo Timóteo quando foi eleito ? a primeira coisa no Congresso foi pegar um telefone com um fio imenso e arrastou lá para o púlpito e diante de todos, ligou para sua mãe, dizendo:

    "Consegui, mamãe! Cheguei aqui..."

    Foi um alvoroço. Imagine o que diabos Tiririca pode fazer com uma coisa tão séria.

    Abraços,

    DM

    ResponderExcluir
  6. Magnolia Fiuza Menezes

    Aqui em São Paulo são os adolescentes que vão votar pela primeira vez que estão jogando fora seu voto, pois ainda não sabe o peso de um voto.

    Eles fazem até campanha nas escolas onde estudam.

    Magnolia (São Paulo)

    ResponderExcluir
  7. recomendo a leitura desse post:

    http://papodehomem.com.br/tiririca-subcelebridades-e-as-eleicoes-uma-ratoeira-chamada-voto-de-protesto/

    ResponderExcluir
  8. Com certeza deveria existir critérios sérios ( seleção) para que uma pessoa fosse candidato. É pura hiprocrisia culpar o Tiririca. Como ele mesmo diz, a grande maioria dos políticos eleitos a deputado, se quer sabem fazer um projeto. Não sabem se quer qual a verdadeira função da Assembléia Legislativa. Por outro lado não vamos muito longe. Aqui em Crato, assitir a uma reunião de vereadores também não é diferente, do que ouvimos de muitos políticos analfabetos letrados ou sem nenhuma competência técnica.
    Vamos propor a criação de leis que regulamentem critérios para a seleção dos candidatos. E que os partidos sejam obrigados a cumprir.

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.