30 setembro 2010

ELEIÇÕES/2010 - Por Vicente Almeida

CARTA ABERTA AO ELEITOR

Caro eleitor:

Será que com tanta opção para votar, ainda vai ter alguém que se dará ao trabalho de gastar combustível em seu veículo, usar transporte coletivo ou mesmo ir a pé até a sua seção eleitoral, perder seu tempo na fila, brigar por candidato, e ao chegar à urna VOTAR EM BRANCO?

Considere que quanto maior o número de votos nulos e brancos, menor a necessidade de votos válidos para que um candidato seja eleito, e neste caso, sem querer, você terminará elegendo as pessoas mais incompetentes e despreparadas para o cargo. Votar em branco, não é voto de protesto é uma demonstração de incapacidade para tomar decisão. Qualquer que seja a sua tendência política, no dia três de outubro, indique alguém que você julgue com alguma capacidade, mas, não tenha tanto trabalho para fazer tudo certo, e ao chegar o grande momento se tornar um omisso das responsabilidades eleitorais. Faça a sua escolha, não anule o seu voto. Ele é a sua arma mais preciosa. Nossos governantes e nossos representantes no poder legislativo são o resultado da nossa vontade, Ninguém governa se não o elegermos.

O eleitor indeciso, que votar em branco passará quatro longos anos tentando confundir os outros e enganando a si mesmo. A uns, dirá que votou e a outros dirá que não votou em ninguém, tudo isso conforme a ocasião. Vamos deixar essa conduta para os eleitores analfabetos, eles realmente não sabem o que fazem. Da mesma forma, votar somente na legenda do partido é passar uma procuração em branco, dizendo: “Qualquer candidato que for escolhido está bom para mim”. SERÁ? È isso que você quer? Melhor protesto seria não comparecer as urnas, do que ter todo esse trabalho para votar, e votar em branco, pensando que está dando um voto de protesto, mas o voto é obrigatório. Então vamos cumprir nosso dever de cidadão.

São muitas as opções em quem votar. Só no Estado do Ceará temos 603 candidatos a Deputado Estadual, 154 candidatos a Deputado Federal, 10 candidatos a senadores – PODEREMOS ESCOLHER 02 – 07 candidatos ao Governo do Estado e 09 candidatos a Presidência da República. Em todo o Brasil a Justiça Eleitoral registrou 20.944 candidatos. Se quisermos mudanças, precisamos fazer a nossa parte – COM O VOTO – Levando em consideração que as mudanças não ocorrem segundo a nossa vontade. Tudo tem seu tempo certo.

Foram muito bons e proveitosos nossos debates sobre política e políticos neste blog, mas chegou a hora da verdade. Seu candidato ganhando será motivo de alegria, perdendo não será motivo para rasgar o verbo contra os demais. E será sempre assim, a política também é um jogo, uns ganham e outros perdem.

Abraços do Vicente Almeida

Um comentário:

  1. Parabéns, Almeida!

    Que as pessoas de bem dessa cidade, leiam o seu excelente texto e procurem raciocinar sempre pelo Bem da nossa cidade, do nosso estado e do nosso País.

    Abraço,

    DM

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.