30 agosto 2010

A vez do Aeroporto - Por Emerson Monteiro

O progresso irreversível do Cariri hoje impõe novos investimentos dos inúmeros setores da administração pública. Com a expansão dos meios de produção para o interior do País, o que ocorre já um tanto fora de hora, as cidades de porte médio aos poucos enxugam a saturação dos grandes centros. Isso, no entanto, exige atitudes a fim de superar os desafios imediatos. Daí, o estrangulamento verificado na urgência dos investimentos no Aeroporto do Cariri, o que bem demonstra a demanda de providências da parte dos órgãos oficiais.
O desenvolvimento caririense rasga as vistas ampliando horizontes de movimentações inesperadas, premências e liderança.

A preocupação de maiores cuidados para com as instalações dos equipamentos da principal estação de passageiros em volta de 300 kg, caso respondida à altura, facilitará a vida de quatro estados do Nordeste nas suas comunas sertanejas, tornando-se, portanto, imposição de ordem emergencial. As empresas da aviação civil que operam com pouso e decolagem no Cariri cresceram o porte de suas aeronaves. Elas agora são dotadas de aviões de maior porte, que reclamam infraestrutura melhor aparelhada, inclusive demonstrando recentes possibilidades de uso, como a adoção do transporte das cargas aéreas. Diante disto, há mais clamor de providências. Nestas ocasiões cabem ações políticas efetivas, negociações, movimentação comunitária objetiva. Normas de ordem prática impõem definição para que nada se perca do aproveitamento das oportunidades. Em horas assim a união das forças vivas da sociedade caririense demonstra o valor de um compromisso coletivo de todos, livres das colorações partidárias ou apenas municipalistas, mentalidade que favoreça para os resultados importantes e inteligentes.

O bom sendo orienta, pois, que a bandeira de um aeroporto internacional para o Cariri representa a grande conquista dos tempos atuais. Unamos nossas forças e os frutos obtidos irão demonstrar o quanto vale o benefício das boas orientações.

Por: Emerson Monteiro

2 comentários:

  1. Prezado Emerson,

    Vi sua postagem lá no Chapada do Araripe. PARABÉNS ! - Você foi a primeira pessoa a postar lá, e fez de uma maneira muito correta.

    Agora mesmo estou redigindo um texto que será enviado por E-mail a todos os convidados para esse projeto, explicando o máximo possível, e respondendo possíveis perguntas.

    De antemão, quero explicar aqui para os outros autores que porventura lerem esse comentário, que no novo Jornal Chapada do Araripe, uma das coisas mais importantes é a classificação dos assuntos, as EDITORIAS.

    A fim de que alguém que escreva uma crônica Política não caia acidentalmente na área de Culinária por exemplo, é que existe o Editor-Chefe e diagramador, que sou eu mesmo, que cuidarei para que os artigos de vocês tenham o destino certo e possam ser apresentados da melhor forma e diagramação possível no Jornal.

    Se alguém tiver alguma dúvida quanto a qual editoria o seu artigo pertence, basta fazer como o Emerson fez, poste sem marcar a Editoria ( que lá chamamos de Categoria ). A postagem irá cair na categoria DIVERSOS automaticamente, daí o Editor vai pegar o artigo e classifica-lo na editoria correta.

    Um Artigo só é publicado na Primeira Página se estiver na Categoria Correta. As categorias que aparecem na Página frontal são: Notícias Regionais, Crônicas, Nacionais, Internacionais, Reportagens, Ciência e Tecnologia, Literatura, Entrevistas, Atualidade e o Editorial. Estou providenciando um espaço somente para os Colunistas.

    Se o artigo já vier com fotos, o Editor "poderá" respeitar a foto do autor, mas poderá também substituí-la por outra mais apropriada que ilustre melhor o artigo.

    CRONISTAS E COLUNISTAS

    Existe uma diferença no sentido do Jornal Chapada do Araripe para essas duas palavras. Cronista pode ser qualquer pessoa que tenha uma crônica publicada na Editoria de Crônicas.

    Já os COLUNISTAS, esses serão num número Limitado no início, podendo ser expandido com convite para outras pessoas terem a sua própria Coluna.

    Inicialmente, temos os seguintes Colunistas:

    Coluna Armando Rafael - As Notícias do Cariri

    Coluna Emerson Monteiro

    Coluna J. Lopes - O Plantão Policial

    Coluna Amilton Silva - Futebol

    Estou definindo ainda quem seria indicado para ficar com uma coluna na área de Arte e Cultura, seria uma pessoa que escrevesse muito bem, sem erros, e entendesse profundamente do que escreve.

    Eu posso escrever sobre Música e outros assuntos, mas não desejo coluna nessas áreas. Posso ficar como cronista e colaborador ou ainda dar uma força em outras áreas. Já estarei com o Editorial, e o trabalho de coordenar tudo é muito exaustivo.

    Mas enfim, algumas coisas estão sendo definidas ainda. Nada impede que todos nós sejamos Cronistas, Eu, Magali, Carlos Eduardo Esmeraldo, Carlos Rafael, Pedrinho Esmeraldo, etc...

    A questão do Colunista é a firmeza que ele tem em manter a sua coluna. O Armando e o Emerson por exemplo, são tradicionais colunistas em outros veículos de comunicação, eles têm uma constância na escrita de artigos que abrangem os mais variados assuntos do Cariri.

    Então, por enquanto é somente isso que eu queria ressaltar: Que as pessoas convidadas, fiquem livres para postarem os assuntos na Categoria DIVERSOS, NÃO ESQUEÇAM, e no Caso dos Colunistas, podem postar na Categoria dos Colunistas ( estou providenciando isso ) ou na categoria Diversos que eu levo para a página principal.

    Estão desde já autorizados a postar diretamente na categoria Crônicas, o Carlos Eduardo Esmeraldo, Magali, Pedrinho Esmeraldo, Arimatéa dos Santos, José Flávio Vieira, Arquimedes Marques, Maria Otília, Leopoldo Martins, Ulisses Germano, João Nicodemos, Antonio Morais, Vicente Almeida, José Sales, e algumas pessoas que no momento me falha a memória.

    Continua...

    ResponderExcluir
  2. Continuando...

    Estão autorizados a postar DIRETAMENTE na Editoria Notícias Regionais ( sem precisar passar pela categoria diversos ), as seguintes pessoas:

    Antonio Vicelmo, Elizângela Santos

    Estão autorizados a postarem diretamente na Editoria Literatura as seguintes pessoas:

    Edilma Saraiva, Claude Bloc, Ulisses Germano, João Nicodemos, Socorro Moreira, Wilson Bernardo e mais alguns

    Estão autorizados a postarem REPORTAGENS Diretamente:

    Antonio Vicelmo, Elizângela Santos, Dihelson Mendonça. Outras pessoas poderão postar reportagens, mas primeiro deverá passar pela categoria diversos, quando serão apreciadas e diagramadas as fotos, a fim de que apareçam na primeira Página. Reportagem é uma coisa que exige um cuidado muito especial.

    Estão Autorizados a Postarem Artigos de outros veículos de Comunicação, como notícias Regionais, Nacionais e Internacionais, Agenda Cultural, Artigos sobre Arte e Cultura, Notícias em Geral:

    Pratricamente TODOS, mas em especial, Armando Rafael, Emerson Monteiro, Carlos E. Esmeraldo, José Sales, Amilton Silva, Carlos Rafael...

    Estão Autorizados a escreverem comentários diretamente:

    01 - Todos os comentaristas já cadastrados no Blog do Crato ou costumeiros.

    02 - Qualquer pessoa que se identifique, e use da boa educação e de conhecimento acerca daquilo que escreve.

    Temos inúmeros Colaboradores de grande valia, como Jacques Bloc Boris, Luiz Wellington, João Paulo Fernandes, Dedé Cariri, Darlan Reis, João Ludgero, e muitos outros.

    Acima de tudo, queremos que o Jornal CHAPADA DO ARARIPE seja um veículo Organizado, um Portal não só de notícias, mas de tudo que se relaciona com o Cariri, dando ênfase nas Artes, na Cultura, nas Tradições, Costumes, nas Fotos, Reportagens e Vídeos, tudo feito com EXTREMA QUALIDADE, e CREDIBILIDADE. Não iremos competir com o Diário do Nordeste, nem Imitar ninguém. Mas vamos fazer nosso trabalho que sempre soubemos fazer de forma ótima. E com isso estaremos fazendo um bem ao Cariri.

    Nosso objetivo é o Engrandecimento do Cariri e mostrá-lo ao mundo com a linguagem com que sempre soubemos escrever, com que sempre escrevemos para o Blog do Crato, so que agora, com uma visão maior, afinal de contas, não estamos mais apenas no Crato, mas pensando nas diversas cidades próximas da Chapada do Araripe. É interessante observar essa diferença do Blog do Crato para o Chapada do Araripe, que embora diversos artigos possam aparecer num e noutro veículo, existem outros que de forma alguma devem ser postados no Blog do Crato, e outros que de forma alguma devem ser postados no Chapada do Araripe. É preciso que compreendamos essa diferença, que é a razão de termos dois veículos com quase as mesmas pessoas escrevendo, senão não teria o menor sentido manter os dois.

    SENHAS E LOGINS

    Eu provi uma senha provisória para cada um dos que foram convidados. Se alguém quiser trocar essa senha por algo mais pessoal, entre em contato via e-mail e forneça a nova senha que deseja.

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.