29 agosto 2010

Qual a melhor riqueza? Por Magali de Figueiredo Esmeraldo


No mundo de hoje, as pessoas se preocupam em acumular riquezas. Às vezes até exploram o ser humano contanto que obtenham lucro. O capitalismo é o responsável pela acumulação exagerada de bens que gera a pobreza e a exclusão social. São graves as conseqüências que a riqueza pode produzir. A fortuna de uns a custa da miséria da maioria, gera fome e violência, causando morte e até o caos social. A sociedade em que vivemos é, portanto uma sociedade individualista, onde o Ter, o Poder e o Prazer são idolatrados. Engana-se aquele que pensa que dinheiro em excesso traz felicidade. Observamos que pessoas muito ricas, às vezes não são felizes.

As palavras de Jesus proferidas há mais de dois mil anos, estão atualizadas ainda hoje: “Não ajuntem riquezas aqui na terra, onde a traça e a ferrugem corroem, e onde os ladrões assaltam e roubam. Ajuntem riquezas no céu, onde nem a traça nem a ferrugem corroem, e onde os ladrões não assaltam nem roubam. De fato, onde está o seu tesouro, aí estará também o seu coração” (Mt 6, 19-21). Já pensamos qual desses valores gostaríamos de seguir? O ser humano de modo consciente ou inconsciente tem na vida um valor fundamental, uma meta para orientar sua ação no mundo. O homem necessita ter fé, acreditar em Deus e, só vai se sentir bem buscando a proteção e a confiança Nele, para solucionar os seus problemas. O que é mais importante? Deus ou as riquezas? Deus é o tesouro que as pessoas buscam, a fim de se entregar completamente a Ele. É Deus que leva o homem à liberdade e à vida. Essa liberdade é conseqüência da justiça que gera a partilha e a fraternidade. Havendo justiça conseqüentemente teremos a paz. Se cada pessoa conhecesse a mensagem de Jesus e aplicasse na sua vida, o mundo poderia se transformar. Imaginem vivermos numa sociedade justa e fraterna, onde todos tivessem direitos iguais. Jesus com a sua mensagem veio implantar o Reino de Deus que é um reino de paz, justiça e amor.

Como podemos ajudar na construção de um mundo melhor? Fazendo a nossa pequena parte começando na nossa família, transmitindo aos nossos filhos os valores “que nem a traça nem a ferrugem corroem”. Essa é a melhor herança que os pais devem deixar para os filhos. E os filhos tomando posse desses bens, transformariam o mundo através do amor, implantando a justiça, a paz e a fraternidade e assim estariam colaborando com o projeto de Deus. Será utopia? Não, se cada pessoa no mundo tivesse oportunidade de conhecer a mensagem de Jesus Cristo que é transformadora. Mas teríamos que deixar o nosso coração aberto para absorver tudo o que Deus quer de nós. E a vontade de Dele é que “Amemo-nos uns aos outros”. Se Deus nos amou ao ponto de enviar o seu Filho para nos libertar, devemos fazer a Sua vontade .(1 Jo 4,9-11).

Por Magali de Figueiredo Esmeraldo

4 comentários:

  1. É tão lindo e verdadeiro que emociona, mas muito poucos da humanidade conseguem se fortalecer destes principios que um tempo atrás eram atingíveis e hoje é um desafio inalcansável por algums.
    Abraços,
    Gabí

    ResponderExcluir
  2. Oh povo difícil de escrever comentários, Magali...

    Eles gostam muito de marcar o X nos quadrinhos aí. Ainda bem. De que qualquer forma, eu acho que é por isso mesmo é que se justifica que precisamos de mais textos sobre a PAZ, que nos provoque e desperte sentimentos bons, porque o mundo lá fora, está caótico demais. Eu não tenho nem idéia do que anda nas cabeças, anda nas bocas, que andam acendendo velas nos becos. Que estão falando alto pelos botecos, e gritam nos mercados que com certeza está na natureza.

    Será, que será, minha amiga Magali ?

    Que será desse mundo ?

    Abraços,

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir
  3. Pois é Gabi, esses valores estão afastado da sociedade de hoje. Mas não devemos perder a esperança no ser humano. Vamos aguardar que o amor triunfe. Enquanto isso vamos promovendo o amor e a solidariedade.

    Abraços.

    Magali

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Dihelson, o seu comentário serviu para complementar o meu texto. A reflexão sobre os problemas do mundo pode ajudar a nunca desistirmos de fazer o bem, pelo menos a nossa pequena parte.

    Um abraço.

    Magali

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.