28 agosto 2010

A Posição do Prefeito do Crato em relação à perda do SESI - Por: Dihelson Mendonça - Assessor de Imprensa


Nota do Editor: A nossa prezada leitora ILLANA, questionou num dos comentários escritos hoje no Blog do Crato, porque a Primeira-Dama Mônica Araripe, não vinha a público externar o posicionamento do Prefeito Samuel acerca da recente e covarde desativação do SESI Crato, veículo que há 40 anos servia aos Cratenses. Em resposta, eu escrevi o seguinte texto, que repasso para todos vocês:



PERGUNTA:


"Senhora Mônica,
Não me pediu mas eu lhe darei uma sugestão, por que ao invés da senhora só postar mensagem de auto-ajuda, de vez enquanto não fala a respeito do mandato do senhor prefeito, dê a sua opinião de mulher inteligente que está por dentro e entende da política da cidade, nos explique a questão do Sesi(pois eu ainda não vi nenhuma observação dos políticos- o pode ter sido falta de leitura minha)..." - ILLANA.

RESPOSTA:
Prezada Illana,

Na verdade, não existe "Cargo" de Primeira-Dama do município, nem há qualquer remuneração por isso. A primeira-dama não possui funções administrativas, nem pode, nem deve responder oficialmente pelo prefeito, este sim, pode e DEVE responder pelas coisas que acontecem no município. Os administradores, por sua vez, têm suas Assessorias, exatamente porque é impossível ao próprio gestor gerenciar toda a informação e o que acontece na cidade diretamente para com o público.

Por uma feliz coincidência, você está falando nesse momento, com o chefe do setor de Imprensa da Prefeitura do Crato, e Assessor direto do Prefeito Samuel Araripe. Eu posso pô-la em contato direto com o Prefeito, se assim o desejar, a fim de que ele lhe responda qualquer coisa, ou esclareça dúvidas a respeito de qualquer coisa no nosso município. O prefeito é muito sensível à opinião dos Cratenses, e sempre procura saber o que as pessoas pensam e esperam da sua administração.

Por outro lado, como eu disponho de forma PARTICULAR deste veículo de informação, que é o Blog do Crato, e que por outro lado, isso não tem nada a ver com o trabalho na Prefeitura, eu posso como repórter, levar os questionamentos aqui realizados por todos os nossos leitores para a administração municipal. Assim é que no sentido de ajudar o Crato, mesmo antes de eu conhecer o Samuel Araripe, o Blog do Crato já existia e vai continuar a existir depois que ele se for da prefeitura.

Eu falei tudo isso, a fim de que você possa entender como funcionam as coisas e tornar a nossa comunicação mais fácil.

SOBRE O SESI

Eu tenho realizado por meus próprios meios e interesse, toda a cobertura sobre a desativação do SESI. Inclusive já postei aqui no Blog do Crato a opinião do Prefeito numa longa entrevista que fiz, onde passei a noite degravando ( processo de ouvir uma entrevista e escrever no papel ), e de muitas outras autoridades do Crato. E ainda continuarei a fazer isso, porque como Cratense que ama verdadeiramente esta terra, eu faço aquilo que estiver ao meu alcance para evitar esse terrível engano, que é a desativação de uma entidade que há 40 anos tem dignificado o povo do Crato.

Esta é a minha visão particular como cidadão, e a visão também do prefeito Samuel Araripe. Lá na Prefeitura, não só o prefeito, como também diversas pessoas, inclusindo o secretário Duda Alencar, de Desenvolvimento econômico, tem feito manifestações, abaixo-assinados, notas de repúdio em nome do Sindilojas para que a FIEC reveja essa decisão da desativação do SESI.

Infelizmente, não depende apenas dos cidadãos de bem desta cidade. Se o fosse, jamais teríamos deixado isso acontecer. Há muitos meses a administração do Crato trabalha no sentido de evitar isso. Não fomos pegos de surpresa. Só não temos poder de agir sobre instâncias superiores, que trabalham contra o Crato.

Quero que saiba que posso falar acerca daquilo que vejo no dia-a-dia do meu trabalho junto ao Prefeito Samuel Araripe, no grande empenho em trazer o melhor para esta cidade. Em executar obras que nunca foram imaginadas, a exemplo do saneamento ora realizado nas ruas da cidade, da troca de 15 kilometros de canos de água que estavam completamente deteriorados, calçamento, Asfalto, e muitas outras coisas, como os grandes projetos iniciados nesta gestão, como a Encosta do Seminário, o Shopping Popular, as parcerias com o governo Estadual e Federal e BIRD ( Banco Interamericano de Desenvolvimento ) que estão resultando em inúmeros projetos em andamento para o Crato nos próximos anos.

É verdade que são coisas lentas, que demoram vários meses ou anos para que se realizem, pois passam por inúmeras esferas, mas que com certeza, haverão de passar, apesar de enfrentarmos enormes forças políticas contrárias que com certeza, não gostariam que esses projetos viessem para o Crato.

Mesmo assim, estamos confiantes de que a gestão de Samuel Araripe é sem dúvidas, a melhor dos últimos 20 anos para o Crato. Nesta gestão, a quantidade de projetos já realizados ou em tramitação é enorme, e é premissa do governo Samuel Araripe de ainda investir algo em torno de 200 milhões de reais até o fim deste mandato em obras no Crato.

O próprio prefeito nos diz que:

Img_1291

"Quando eu terminar este mandato, os Cratense irão compreender que esta foi a melhor gestão dos últimos 30 anos nesta cidade. Somente ao final eles irão poder comparar pelo nós iremos deixar realizado" - Samuel Araripe

A Única coisa que pedimos é que as forças políticas contrárias não nos atrapalhem como estão fazendo, tornando lentas, quase parando, processos que já deveriam ter sido concluídos. Mas mesmo com todas as forças contrárias, haveremos de deixar ao fim desta gestão, um Crato infinitamente melhor do que o que foi pego em 2004, quando estava semi-destruído, nem sequer havia mais por exemplo, uma Secretaria de Cultura, que justificasse o título de Capital da Cultura do Cariri, que hoje esbanja em projetos e programação artística e Cultural, elevando o nome do Crato novamente para o local de onde não deveríamos ter saído.

Se nós tivéssemos tido ao longo de 30 anos pessoas compromissadas com o Crato, não estaríamos amargando hoje os frutos daquele descaso, quando sabemos que houve até um gestor anterior que deixou a Prefeitura às escuras, porque não pagou a conta de luz. Quando sabemos que outro gestor fez uma reforma de 7 milhões no Canal do Rio Grangeiro de tijolos furados e que se hoje cair uma chuva grande poderá até destruir, e não temos mais essa verba pra fazer tudo de novo. Quando sabemos que muitos gestores anteriores teve TODAS as contas desaprovadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios - TCM por mau uso do dinheiro público, enquanto nas gestões de Samuel Araripe, as contas são TODAS aprovadas, o município detém hoje os maiores índices de crescimento e desenvolvimento humano IDH, se equiparando aos mais altos crescimentos do país. Quando sabemos que hoje, o gestor é acessível ao público, e corre atrás dos recursos em Brasília, formando alianças e trazendo recursos da ordem de 30 milhões para o Crato, como foi para este projeto da Encosta do Seminário, e de 7.5 milhões de reais para o Saneamento, conseguido a duras penas em Brasília.

Agora, se você me perguntasse porque o Crato não deslancha de vez, não solta as suas amarras, eu diria que o progresso de uma cidade não depende só da canetada do prefeito, mas de que o POVO da cidade possa eleger um conjunto de ALIADOS que trabalhem juntos em prol da mesma. Em 30 anos, o Crato não elegeu políticos compromissados com nossa cidade. Preferiu votar em candidatos de fora. Ciro Gomes teve 11.000 votos dentro do Crato. E o que foi que ele trouxe para o crato ?

Então, muitas coisas que hoje amargamos, tem a sua causa no passado político, por termos escolhido mal nossos representantes. Perdemos a Casa que pertenceu a Dona Bárbara de Alencar, e os prédios Históricos do Crato, com ajulejos ainda de Portugal, porque colocamos o Crato antes, nas mãos de quem não tinha qualquer noção de valor do que seja o Patrimônio Histórico e Imaterial.

O mundo de hoje exige pessoas que têm conhecimento, formação geral, que leia muito, que seja uma pessoa informada, que tenha transparência e honestidade. E sobretudo, muita visão de futuro, e vontade de trabalhar pelo povo.

Espero que os Cratenses, por ocasião do momento político que ora atravessamos, possam escolher candidatos que trabalhem pelo Crato, e ajudar a levantar a nossa cidade, que passou 20 anos dormindo e acordou com o pesadelo de quem não elegia um só candidato a Deputado Federal para brigar por nossos interesses em Brasília. Da nossa parte, temos a certeza de que temos feito o possível para trazer dias melhores para a nossa população, e que assim continue. E que muitos possam tomar parte nessa verdadeira guerra contra as adversidades, e juntos, construirmos o Crato que tanto sonhamos, com Desenvolvimento Sustentável, e com Qualidade de Vida para todos.

Dihelson Mendonça
Chefe do Setor de Imprensa da Prefeitura Municipal do Crato

2 comentários:

  1. Só uma correção, Dihelson. Acho que você quis dizer Ciro Gomes, e não Cid. Ciro, então candidato a deputado estadual teve essa votação em Crato. E se fez totalmente ausente e indiferente.

    ResponderExcluir
  2. O site Juanorte, do doente J.Alcides, ficou tão feliz com a desativação do SESI-Crato, que criou a coluna do SESI em seu semanário eletrônico. Podem ver. Não bastasse isso, aconselha aos funcionários da comunicação municipal de Juazeiro a dizerem "JUABC" e não "Crajubar", pois este último é um "acrônimo de arrogante impostura de Crato contra Juazeiro". É só darem uma passadinha na edição do esquisito site nessa semana. Há pessoas do lado de lá com explícita e declarada má vontade, ainda que componentes da velha geração mas que perpetuam barbaridades dessa natureza nos dia de hoje.

    Portanto, essa de que as agreesões ou rixas ridículas partem só de um lado não são verídicas. Infelizmente.

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.