
Durante a reunião, os representantes pontuaram aspectos como a recuperação da Casa Sede, Casa do Engenho, segurança, a área que está em processo de tombamento através da Secretaria de Cultura (Secult), trabalho com a comunidade local, atividades de educação e interpretação ambiental. Na oportunidade, os visitantes realizaram um diagnóstico da unidade de conservação (UC). O evento também foi acompanhado pela imprensa local.
Segundo o gerente do parque, Mardineuson Sena, esta é a quarta reunião com parcerias que estão se consolidando em torno do local. Ele explica que o encontro surgiu da necessidade de conhecer e diagnosticar a área in loco a partir de reuniões com entidades governamentais e não governamentais, representantes da sociedade civil que se estabelecessem e que vem sendo formadas em torno das estratégias de uso e preservação da UC.
Para próximo mês, a gerência do parque, juntamente com entidades envolvidas, realizará um seminário de planejamento participativo para a gestão do lugar. O objetivo é formatar e consolidar um conselho gestor para a reserva ecológica. De acordo com a lei do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (Snuc), nº 9.985 de 18 de julho de 2000, todas as unidades de conservação necessitam de um conselho gestor e da aplicação de um plano de manejo.
Criado em 2008 pelo Governo do Estado do Ceará, o Parque Estadual do Sítio Fundão é uma UC, de proteção integral. O parque possui uma extensão de 93,5 hectares, com flora diversificada, vegetação nativa, além de espécies de cerrado e resquício de mata atlântica. Atualmente ele encontra-se fechado, com acesso permitido mediante autorização da gerência para a realização de pesquisas científicas, estudos de campo e educação ambiental com acompanhamento dos responsáveis pelo local.
Serviço
Para agendar visita ao Parque Estadual do Sítio Fundão: (88) 3102-1288, falar com a gerência na Semace Cariri.
Ana Luzia Brito - Enviada ao Crato
Assessoria de Comunicação da Semace
Engraçado receber essa notícia sobre o Sítio Fundão exatamente no dia em que cai verdadeira bomba através do Jornal Diário do Nordeste mostrando o DESCASO que existe lá.
ResponderExcluirSe a SEMACE tem prioridade para com o Sítio Fundão, porque até agora não fez NADA pelo local ? Porque desde que o governo de estado encampou o sítio fundão, a coisa lá vai de mal a pior, como nos traz sempre as reportagens, fotografias e videos que não nos deixa mentir.
Porque essa publicidade logo agora ?
Se fosse Prioridade MESMO, a SEMACE já teria feito algo a respeito há muito tempo.
Dihelson Mendonça
Eleição, Dihelson, eleição...
ResponderExcluirEstive no Sítio Fundão ontem, acompanhado do Ed Alencar, e não vi nenhum resquício de segurança. O descaso e a depredação imperam. O acesso não tem qualquer controle, pois o policiamento ambiental é ausente. O único "benefício" que o governo fez foi uma cerca de arame fechando um dos lados e desta somente restam pontas de estaca. O Fundão está entregue aos vândalos. Todo aquele patrimônio está abandonado. Os proprietários somos nós e o "gerente geral" é eleito a cada quatro anos. Por que será que esse "funcionário" não cuida dos bens pertencentes a todos os cidadãos? A resposta está nos altos índices de aceitação popular forjados por ações midiáticas profissionais. A cartinha da SEMACE é mais uma engabelação para ganhar tempo. Depois das eleições, em sendo favoráveis os resultados, a tendência é que a morosidade continue. Por que mais encontros para avaliar o que já está avaliado? Ações!!! Precisa-se de ações!!! A tal licitação foi feita e a empresa vencedora nada fez. A responsabilidade é do Estado. O maior criminoso é o principal gestor do Estado.
ResponderExcluir