21 agosto 2010

O SESI CRATO E O SEU ÚLTIMO SUSPIRO - Por: Prof. Albino Freire - Funcionário do SESI


NE - O SESI por quem trabalha no SESI

Somos sabedores deste capítulo triste que de uma forma ou de outra nos denota a uma realidade crua e nua; O SESI do Crato explana-se na sua totalidade, no seu firme teto os tópicos negativos de um último suspiro. Até quando Crato Amado iremos perder nossos focos valiosos, nossos contentamentos e nossas riquezas exemplares? Até quando??? E de quem é a culpa??? Ninguém sabe!

O SESI do Crato já deixa saudade, já repercute em lágrimas e resume-se no passado de exemplo e de glórias. Poderíamos ter um futuro de orgulho e de conquistas, mais fomos impossibilitados. Não tivemos força para modificarmos esta página manchada de descontentamento. Tudo já foi resolvido, tudo já foi impossibilitado, muitos tentaram, outros só balançavam a cabeça, talvez a coragem e iniciativa não foi tão presente, não teve pulso forte... Ficamos sentados, calados, tristonhos e suspirando com um pulso bem lento, bem suave, vivendo dos momentos de outras décadas, de outros sucessos, de vitórias, de alegrias e com certeza serão notáveis em uma história futura, para nossas proles, grandes lembranças... Que vergonha, que pena!

Uma entidade modelo, exemplar, palco de aplausos, de gargalhadas, e de superação tanto industrial como social, visando o crescimento do Cratinho de Açucar no tocante ao Ceará firme e forte; Cenário de grandes nomes, de mérito, de pessoas notáveis como: Professor Rebouças, Correinha, Professor Tomé, além de grandes colaboradores que foram ícones e deram suas parcelas de contribuição, Mestre Joãozinho, Professor Nilton, Garranchim, Dona Zuleide, Liginha, Paulo Tadeu, dentre outros. Somando para o sucesso de várias décadas de Maestrias.

Quem não lembra do Cinema do SESI, da Banda de Música força primordial em vários espaços do nosso cariri a fora, da Educação Modelo, fruto de grandes pensadores, doutores e mestres, de uma Saúde magnífica com grandes profissionais da área Médica e Odontológica, e pessoas que mostravam seu sorriso aliado ao brilho do olhar, das competições esportivas, dos diversos torneios da indústria, da Formação Esportiva de Natação que gerou grandes campeões, ótimos professores do nosso cenário atual e do Judô rígido e disciplinar, o Futsal exemplar que formou grandes atletas com brilho em nosso estado. O São Pedro do SESI com grandes apresentações, o Folclore com diversas magias, e principalmente o momento do aconchego familiar, o Domingo de Lazer que era tradicional e frequente, momento de risos, relaxamento, paquera e acolhida. Essa imagem, sim será infinita... Que Pena, só ficará como lembranças. E o SESI do Crato fornece o seu último suspiro...

No tempo atual o SESI Crato mostra seu trabalho, tem uma conceituada equipe, um Gerente Participativo e Colaboradores que vestem a camisa de verdade. Pena que muitos gestores não valorizam e não observam este talento. Tentamos fornecer um pouco do passado de qualidade neste nosso presente triste para várias indústrias cratenses que sempre nos receberam com muita dignidade e mérito.

Sabe caro leitor, reforço minha fala salientando que faltou muita coisa, principalmente um ( Pouco de Sal e um Óculos de Grau ) para os Gestores locais que dizem ser “GRANDES” visualizarem e fornecerem sabor ao importante papel desta unidade SESI em nossa Cidade.

Espero que esta mudança traga um fortalecimento melhor para indústria local, porque não dizer agora(Caririense). Pois teremos o SESI Cariri!!!
Fico na torcida para que os colaboradores do Crato tenham seu espaço no SESI Juazeiro ou em outras Instituições, espero mudanças positivas e merecedoras de aplausos como foi visto em décadas anteriores...
E que nossos políticos, empresários, gente que dizem serem firmes e fortes possam de verdade ter SANGUE NO OLHO, para que não vire rotina e que o Crato não tenha fama de ser uma cidade apenas para fechar os olhos às 22:00hs e ter que abrir às 06:00hs.
Reflitam e se culpem, vocês deixaram a desejar... e entristeceram muitas e muitas famílias do SESI e deste Crato Amado!!!

Cordialmente;
Professor Albino Freire
Analista do Lazer / SESI Crato

2 comentários:

  1. Professor Albino,

    Parabéns por sua excelente crônica.

    Quem desejar publicar uma crônica no Blog do Crato, envie para:

    blogdocrato@hotmail.com

    Abraços,

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir
  2. Muito sutil o professor Freire, principalmente no final de seu texto, especificamente na última frase. É como disse Océlio ao fato de lamentarmos leite derramado. Como, porém, entretanto e contudo, a desativação não afeta diretamente as classe médias e alta da cidade(sempre dividida em grupos por afinidades inconfessáveis e/ou vaidades pessoais), talvez não tenha havido mobilização muito antes para evitar o que se passou.

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.