NE - Se você está com insônia, ou simplesmente gostaria de um texto "legal", uma curiosidade das mentes mais imaginativas, aconselho essa leitura que me chegou agora via e-mail como se fosse um texto sério. Sério aliás, como toda corrente que vem via e-mail...

O Tsunami no Ceará seria provocado por um deslizamento de terra nas Ilhas Canárias, na Espanha. Segundo o chefe de Geociências Marinhas da Universidade de Barcelona, Miguel Canal, a campainha de alerta será quando o vulcão em La Palma entrar em erupção. A última vez foi em 1972. O especialista explica que o Tsunami seria formado pela passagem de detritos do deslizamento que progressivamente escavaria e soterraria o fundo do mar. O trajeto das ondas ganharia maior altura à medida que se aproximasse dos mares oceânicos mais rasos. As ondas se propagam de forma circular. Dessa forma, o fenômeno atingiria, com poucos minutos de diferença, outras regiões, como a Flórida, nos Estados Unidos.
Só que para o Tsunami ocorrer de fato, a velocidade crítica deve ser de aproximadamente 25 metros por segundo e volume efetivo de 17 a 27 quilômetros cúbicos. “Este panorama representa o pior cenário possível ocasionado pelo deslizamento. Afinal, nem todo deslizamento gera uma Tsunami”, avalia. E completa que nada pode ser feito para evitar ou reduzir o fenômeno, já que os deslizamentos de terra tem sido um processo fundamental de evolução da parte oeste das Ilhas Canárias.
Aquecimento global
O aquecimento global pode ser um dos impulsores desse cenário, já que o aquecimento de águas profundas podem gerar deslizamentos subterrâneos e liberação de gases. Atualmente, os Estados Unidos são os únicos a possuírem um sistema de vigilância sobre possíveis Tsunamis. A boia de identificação está instalada no meio do Oceano Atlântico e emite sinais à medida que ocorre o aumento do nível do mar.
O sistema é privado e não está disponível para o Brasil. Caso o Tsunami se confirme no Estado, o coordenador acadêmico do Laboratório do mar (Labomar), Luis Parente, acredita que as barracas de praia e a orla da Beira Mar seriam completamente destruídas em poucos minutos, por exemplo.
PREOCUPAÇÃO PELO MUNDO
As Ilhas Canárias formam uma região autônoma espanhola - desde 1982 - que fica nas proximidades do Marrocos, no Oceano Atlântico. A população é de aproximadamente dois milhões de habitantes. As ilhas mais jovens e com maior atividade vulcânica são El Hierro, La Palma e Tenerife. Essas regiões espanholas possuem evidências claras de deslizamento de terra de idade recente – levando em consideração o tempo geológico. As provas da atividade incluem cicatrizes de deslizamentos nos flancos da ilha, depósitos de detritos nas encostas mais baixas da ilha e turbiditos vulcanoclástica no fundo das bacias oceânicas adjacentes. O último grande deslizamento de terra registrado naquela região ocorreu há aproximadamente 15 mil anos.
A possibilidade de um Tsunami atingir o litoral nordestino brasileiro proveniente das Ilhas Canárias foi objeto de estudo e artigo científico publicado na revista especializada Geophys, com o título “Cumbre Vieja Volcano: Potential collapse and tsunami at La Palma, Canary Island”,elaborado pelos pesquisadores Steven N. Ward e Simon Day.
Texto recebido por E-mail
O problema do aquecimento global, é de interesse de todos os países do mundo reunirem-se para estudarem um meio de pelos menos amenizar este fenômeno que vem aumentando dia a dia. Mas na verdade, a ambição de todos pelas riquezas naturais, cria a destruição do planeta. Todos os componentes que formam a terra estão sendo afetados pela a teimosia do homem, que mesmo entendendo que está destruindo o meio ambiente, só visam lucros e mais lucros.
ResponderExcluirO Brasil por ser dono da maior floresta do mundo, já era para ter criado leis que combatessem o desmatamento. Como poderia ser combatido o desmatamento? As prefeituras, os Estados e o Governo Federal, ao construírem casas populares, deveriam cobri-las com placa de concreto. Todos os elementos de uma laje, não têm vida, e não seria mais necessário morrerem tantas árvores para coberturas de casas. Se o governo criar esta lei para os municípios, Estados e ele mesmo, com certeza, com o tempo, a nação iria copiar o modelo, e cobririam as suas casas com placas de concreto. Fazendo assim, muitas árvores milenares deixariam de morrer. Se o pulmão do mundo que é a nossa floresta deixar de existir, nós humanos também morreremos, por falta de ar, quando o ar é fabricado pelas árvores.O desmatamento florestal é um dos principais que com certeza afeta o planeta, não havendo uma recuperação urgente.
José Mendes Pereira
MossoróRn.