11 agosto 2010

CRATO - Notícias da URCA - Universidade Regional do Cariri - Dia 12 de Agosto de 2010


Rádio Câmara veicula programa sobre Geopark

A Rádio Câmara, da Câmara dos Deputados, com sede em Brasília, veiculou no site institucional um programa especial sobre o Geopark Araripe. Com o tema Saiba o que é um Geopark, os radialistas explicam o conceito geral de Geopark e também o que é o Geopark Araripe, onde fica localizado e sobre os Geossítios que o compõem. A matéria e a entrevista com o Geólogo do Geopark Araripe, Idalécio de Freitas podem ser conferidas no site da Câmara dos Deputados através do link: http://www.camara.gov.br/internet/radiocamara/default.asp?selecao=MAT&programa=163&Materia=106208. (fonte: assessoria do projeto).

Professor da Universidade de Paris realiza palestra na URCA

O professor Jean Pierre Peulvast, da Universidade de Paris IV - Sorbonne, França, realiza, hoje, às 19 horas, na Universidade Regional do Cariri (URCA), palestra como o tema: Planeta Frágil? Um Olhar Geográfico. A palestra será promovida por meio do Laboratório de Análise Geoambiental – LAGEO.

Alunos do Campus Cariri Oeste homenageiam professor Lourival Luciano, falecido ano passado.

Os alunos de matemática do Campus Cariri Oeste, da Universidade Regional do Cariri (URCA), que funciona no município de Campos Sales, prestaram homenagem ao Professor Lourival Luciano, profissional falecido em 2009 em pleno exercício do magistério do ensino superior e com longa ficha de trabalhos prestados a várias instituições universitárias, em especial ao Departamento de Ciências Sociais da URCA onde atuava na área de Psicologia.

Presentes a emocionante solenidade estavam o Prefeito Municipal e Secretários do Município de Campos Sales, o Dr. Plácido Cidade Nuvens – Reitor da URCA, o Prof. Dr. Roberto Siebra – Diretor do Campus Cariri Oeste, o Prof. Mota – Pró-Reitor de Graduação e Pesquisa e a Prof. Meiriane Aragão Esmeraldo – Superintendente da FUNDETEC, além de dezenas de alunos e representantes do corpo docente lotados neste unidade de ensino e especialmente os familiares do professor homenageado, que compareceram em caravana ao referido evento. Durante a homenagem, foi entregue uma placa aos familiares simbolizando todo o carinho e afeto do corpo docente e discente desta instituição com o professor Lourival Luciano.

No decorrer da homenagem foram proferidos vários discursos de exaltação ao trabalho e vida do referido homenageado. O aluno Cicefram destacou em seu discurso que: “a todos os nossos professores que compartilharam os nossos ideais, dedicamos a nossa vitória com a mais profunda gratidão e respeito, principalmente ao amigo Lourival Luciano Filho, que em um momento de angústia, nos estendeu a mão com uma palavra amiga. Todos os professores que passaram por esta turma foram importantes, contudo alguns deixaram a sua marca e é através do amigo Lourival que homenageamos todos os professores desta casa...”, disse.

O Reitor da URCA destacou a contribuição dada pelo homenageado a esta instituição de ensino superior nos seus 21 anos dedicados ao magistério, em especial a seriedade, competência e zelo que Lourival sempre demonstrou em todos os trabalhos efetuados nesta casa acadêmica. Já o professor doutor Roberto Siebra ressaltou a importância daquela homenagem e o seu significado em um mundo em que tal feito, na maioria das vezes só é reservado para as pessoas ditas importante.

O professor lembrou dos momentos em que conviveu com Lourival como aluno e, posteriormente, como seu colega no Departamento de Ciências Sociais e também como amigo, de quem aprendeu várias lições que tenta no cotidiano por em prática. Representando a família, Rogers Luciano, filho de Lourival, emocionado, agradeceu a homenagem e leu uma carta, escrita por sua mãe a Sra. Carlina Alencar Luciano, destacando as qualidades de esposo, pai e filho do homenageado.

Uma placa foi afixada no campus, em homenagem ao professor, descerrada pelos seus pais, presentes ao evento. Toda a solenidade foi ladeada pelo som da Banda de Música de Campos Sales e pela Orquestra de Flautistas da Associação Comunitária o Guarani, que empolgou e emocionou a todo com apresentações musicais e marchinhas diversas. Mas uma vez o Campus Cariri Oeste sai na frente e demonstra com esta homenagem a necessidade que temos de reconhecer os verdadeiros educadores deste país que, na prática, resgatam o passado e constroem o presente e futuro desta nação.

Assessoria de Comunicação Universidade Regional do Cariri - URCA (88) 3102-1212 ramal 2617 www.urca.br - Crato, 12 de agosto de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.