30 agosto 2010

Coluna Armando Rafael -- Notícias do Cariri

"Canyon" do sítio Fundão
A acomodada, muda e surda sociedade cratense precisa descruzar os braços e promover manifestações para defender o Sitio Fundão (foto acima), agora que ele é um patrimônio público. Com uma área de área de 97 hectares, localizado na área urbana de Crato, o sítio Fundão foi tombado como parque ecológico, em junho de 2009, pelo Governo do Ceará. Naquela ocasião anunciaram que o parque estaria pronto em 180 dias. Já se passaram 425 dias e até agora nada...

Nova indústria
Que “componente político” que nada! Quando a iniciativa privada quer fazer não é obrigado a pedir autorização à classe política. Os empresários cratenses Francisco Lopes Parente (atua no comércio de produtos da informática e distribuição de combustíveis) e Geraldo Pinheiro (tem loja de material de construção e é o atual presidente da CDL-Crato) se uniram e, sem alarde, inauguram agora em setembro a indústria de tintas Hidromais, localizada em Crato. A Hidromais produzirá tintas feitas a partir da cal e no catálogo das cores constará inicialmente um leque de doze matizes. Melhor ainda: proporcionará 50 empregos diretos.

Organizando as romarias
Durante as grandes romarias em Juazeiro do Norte a Praça Padre Cícero (foto acima ) – o coração da cidade – vira uma “Torre de Babel”. Além dos comerciantes ambulantes berrando para vender suas quinquilharias, membros de seitas evangélicas fazem proselitismo, cantando e gritando, para arrebanhar novos fiéis. Já não há espaço para o autêntico e tradicional romeiro nordestino. Felizmente, na próxima romaria de setembro, durante três dias, a coisa começa a mudar. Pelo menos no horário das 14 às 23 horas será garantido espaço, naquela praça, para criar um clima de oração, onde os romeiros possam sentar, rezar e contemplar a paisagem, conservando a atmosfera das romarias que acontecem há mais de cem anos. E antes que alguém venha com o surrado grito de ordem de que “O Estado é laico”, a Paróquia de Nossa Senhora das Dores lembra que dos 365 dias do ano, os romeiros utilizarão a praça apenas 9 dias, e nesses poucos dias, apenas por nove horas diárias.

Memória arquitetônica de Crato
A pequenina capela da Casa de Caridade de Crato – construída pelo Servo de Deus padre José Antônio Maria Ibiapina (foto à esquerda) e consagrada em 7 de março de 1869 – é um desses templos onde podemos experimentar o contato entre o divino e o humano. Para quem não sabe, “Servo de Deus” é o título que a Igreja Católica dá a uma pessoa cujo processo de canonização foi oficialmente aberto.
Voltando à capelinha: tendo como orago o Sagrado Coração de Jesus, além da estátua do padroeiro mais duas belas imagens pontificam no pequeno altar: a de Nossa Senhora das Graças e a de São José ( foto à direita ). Por aquele espaço passaram e rezaram muitas pessoas virtuosas. Como monsenhor Vicente Sother de Alencar, que foi capelão por longos anos e lá celebrava diariamente, às cinco horas da manhã. Foi naquela capela onde a Beata Maria de Araújo sofreu do vigário de Crato os “bolos” de palmatória nas mãos a fim de negar o “milagre” da hóstia ensanguentada, fato acontecido em Juazeiro do Norte.

Pense num cenário...
Faltam 37 dias para as eleições do próximo 3 de outubro. Nunca antes na história do Cariri se tinha visto uma campanha política tão insossa e um eleitorado tão desmotivado, como ocorre neste ano. É visível a indiferença da população em relação às eleições de 2010. Nas campanhas políticas passadas, o povo, quando nada, ainda ouvia promessas de melhorias na segurança, educação e saúde públicas. Todas continuam falidas. Nas eleições passadas os candidatos ainda discutiam os problemas nacionais, a exemplo das estradas federais destruídas; da falta de saneamento em nossas cidades; da corrupção nos vários escalões dos três poderes da República; da impunidade reinante no Brasil, etc. O cenário só piorou. Mas os candidatos evitam falar nesses problemas. O que vem rolando são mais promessas de assistencialismo, ampliação do bolsa-família, refeições a R$ 1 real etc. Pão e circo, como nos tempos do Império Romano... Como diz o slogan do candidato a deputado federal, Tiririca: “Pior do que está não fica”!

Preferência por Crato
O Centro de Expansão Dom Vicente Matos, propriedade da diocese de Crato – localizado no bairro Grangeiro – ganha preferência como local para retiro espiritual de religiosos. O clero de dez dioceses nordestinas já se reuniu ali. Esta semana o Centro de Expansão recebeu trinta padres da diocese de Afogados da Ingazeira (PE), tendo à frente o seu bispo dom Egídio Bisol. Todos participaram de retiro espiritual pregado por dom Fernando Panico. Dom Egídio Bisol (foto ao lado) é bispo há apenas sete meses. Italiano, ele deixou a terra natal em 1976, aos 28 anos, para trabalhar na Diocese de Afogados da Ingazeira. Foi pároco de São José do Egito e Serra Talhada, ambas em Pernambuco. Em 2008 foi enviado como missionário para o estado de Roraima, de onde retornou, em janeiro deste ano, com a nomeação para bispo de Afogados da Ingazeira.

Curtas

*** A agência Unicred Cariri e o Normatel Home Center são presenças certas no futuro Shopping Center Juazeiro Open Mall. (maquete na foto ao lado) Para quem não sabe, a expressão "open mall" significa Shopping aberto, uma nova tendência, já presente em muitas cidades do mundo.


*** Proprietário de duas lojas concessionárias da Volkswagen no Cariri (Juazeiro do Norte e Brejo Santo) o grupo empresarial paraibano Tyrone implanta até o fim do ano uma empresa atacadista no setor de alimentos na cidade de Barbalha.
*** Monsenhor João Bosco Cartaxo Esmeraldo, reitor do Santuário Eucarístico Diocesano – instalado na igreja-matriz da extinta Paróquia de São Vicente Ferrer de Crato – viaja na próxima segunda-feira, dia 30, para Castanhal, no estado do Pará. Vai conhecer a experiência de funcionamento do santuário eucarístico daquela diocese, para adaptar as boas experiências de Castanhal no similar de Crato.
*** A Prefeitura de Várzea Alegre mandou instalar no Parque Cívico São Raimundo Nonato (localizado na área urbanizada da Lagoa de São Raimundo, foto ao lado) um mastro com 21 metros de altura. Lá, está hasteada uma bandeira de Várzea Alegre medindo 8 metros de largura por 4 de altura, que é visível à distância.
*** O escritor juazeirense Raimundo Araújo concluiu mais um livro: Questionário Histórico, no qual, de forma simples ­– utilizando o sistema de perguntas/respostas ­– discorre sobre doze personalidades que contribuíram para a história de Juazeiro do Norte. Dessas doze pessoas, metade nasceu em Crato: Brigadeiro Leandro Bezerra Monteiro, Padre Pedro Ribeiro, José Marrocos, Padre Cícero, Padre Alencar Peixoto e Monsenhor Pedro Esmeraldo.
*** A Secretaria de Meio Ambiente do Crato precisa providenciar um carro pipa para aguar as palmeiras adultas que foram plantadas em diversos locais da cidade. Nas avenidas José Alves de Figueiredo e Maildes de Siqueira algumas árvores já apresentam folhagens secas e correm o risco de morrer se não receberem água.

7 comentários:

  1. Parabéns, Armando,

    Já estou vendo daqui que muita gente está lendo a sua coluna. Eu gostaria que as pessoas que visitam o site participassem mais, marcando nas opiniões logo abaixo das postagens, e escrevendo comentários aqui.

    E vamos à discussão da semana...

    Abraços,

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir
  2. O ambientalista Ed Alencar, neto de Seu Jefferson da Franca Alencar, antigo proprietário do sítio Fundão é um batalhador incansável da causa desse Parque Estadual. Ed realizou recentemente um documentáro em vídeo denunciando o descaso para com o Sítio. O governo do estado comprou o sítio, mas não investiu o recurso necessário para a sua preservação. Mas, ainda é tempo de salvar aquele belíssimo patrimonial natural, apesar dos estragos, alguns irreversíveis. Esperamos que o governo não demore mais para cumprir o compromisso assumido de construir no local os equipamentos já projetados.

    ResponderExcluir
  3. Querido Armando Rafael:eu sou uma pessoa que gosta da honestidade,dignidade,liberdade e ser cidadão,você acaba de adquerir uma pena na sua asa, para sonhar, voar, e tornar o Fundão em realidade,conte comigo,abraços,entre em contato.

    ResponderExcluir
  4. Querido Armando Rafael:eu sou uma pessoa que gosta da honestidade,dignidade,liberdade e ser cidadão,você acaba de adquerir uma pena na sua asa, para sonhar, voar, e tornar o Fundão em realidade,conte comigo,abraços,entre em contato.

    ResponderExcluir
  5. Caros amigos: Armando,Carlos e Dihelsom,conte comigo nessa luta,abraços.

    ResponderExcluir
  6. Prezado Armando

    É com muito orgulho, que venho me solidarizar com a nobre figura humana Jaques, é dessas pessoas que o Crato, tem carência. Quanto ao nosso secretário ambiental, o mesmo me deve uma explicação, por que retirou minhas 1200 mudas doadas, por mim ao municícipio , para avenida perimetral, substituindo-as por plantas não adaptadas ao nosso meio ambiente?

    Heladio

    ResponderExcluir
  7. Foi mesmo, Heládio ?

    Amanhã mesmo eu vou telefonar pra o Dr. Nivaldo Soares, o Secretário de Meio Ambiente e tirar a limpo essa história, se houve alguma razão para que essas 1200 mudas não houvessem sido plantadas.

    Eu não quero dizer nada além, até saber o que houve por lá.

    Um abração, meu amigão. A minha lembrança de ti é VERDE. Nunca mais vou me esquecer. Falando nisso, você leu a descrição que eu fiz do dia de ontem lá na casa do Valdemir ?

    Abraços,

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.