11 agosto 2010

Cariri incentivará encenação teatral - Reportagem: Antonio Vicelmo


Segunda Guerrilha


CENA DA PEÇA "A Comédia da Maldição", de Cacá Araújo, que vai participar da programação da Guerrilha - A "2ª Guerrilha do Ato Dramático Caririense", com 43 espetáculos, acontecerá de 5 a 27 de novembro.

Crato. Em reunião realizada no Teatro Rachel de Queiroz, nesta cidade, cerca de 30 artistas, entre atores, diretores e produtores teatrais, deram a largada para a realização da "2ª Guerrilha do Ato Dramático Caririense". Ele representam 23 grupos e companhias de teatro, circo e dança de cinco municípios do Cariri. Serão 43 espetáculos de companhias de Araripe, Crato, Farias Brito, Jati e Juazeiro do Norte, cujas apresentações serão de 5 a 27 de novembro nas modalidades teatro de rua, arena, à italiana, intervenções e performances. A coordenação do evento prevê a participação de cinco mil espectadores.

De acordo com o dramaturgo Cacá Araújo, coordenador do evento, outras inscrições ainda poderão ser feitas até o dia 14 de agosto, quando se dará a reunião de programação da guerrilha, que este ano deverá incluir também oficinas de formação, seminário sobre a realidade das artes cênicas no Cariri e no Ceará, shows musicais e exibição de filmes de realizadores caririenses. As apresentações fazem parte da programação comemorativa ao centenário da escritora cearense Rachel de Queiroz, primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras, em 1977, e autora do clássico "O Quinze". A Guerrilha do Ato Dramático Caririense - Troféu Juscelino Leal lobo Júnior é uma iniciativa dos Pontos de Cultura Sociedade Cariri das Artes, Cia. Cearense de Teatro Brincante e Sociedade de Cultura Artística do Crato, realizada anualmente no Crato. Segundo Cacá, objetiva "reconhecer, incentivar, fortalecer e divulgar as artes cênicas no Cariri e contribuir para o desenvolvimento da região como destino turístico-cultural".

Ele ressalta que a cultura brasileira tem se notabilizado pela diversidade. Assim, "o Cariri se destaca como emblema cultural resultante de intenso caldeamento de influências, notadamente a ibérica, a africana e a ameríndia, iniciado nos tempos de colonização das terras brasileiras pelos portugueses".

MAIS INFORMAÇÕES:
TEATRO Rachel de Queiroz
(88) 3523.2168
Cacá Araújo
(88) 3523.7430

Antônio Vicelmo
Repórter do Jornal Diário do Nordeste
Colaborador do Blog do Crato

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.