29 agosto 2010

Blog do Crato - Estatísticas parciais do mês de Agosto - 100.000 Acessos ?


A
lgumas pessoas têm se manifestado curiosas acerca dos números divulgados nas estatísticas, e alguns até céticos. Queremos mostrar que esses números não são aleatórios nem invenção da nossa cabeça, uma vez que existem meios de se medir a quantidade de acessos a um site, colocando um marcador de acessos. Um dos mais confiáveis e usados em todo o mundo é o HiStats, que se encontra do lado direito do Blog do Crato, medindo cada acesso à informação aqui oferecida. Uma coisa que muito nos importa é a Credibilidade daquilo que anunciamos.

Em Agosto, Atingiremos 100.000 visitas ?

Temos atingido entre 70.000 a 80.000 acessos por mês. Trabalhamos com projeções baseados nos dados dos meses anteriores. O Blog do Crato tem atingido níveis crescentes de acesso desde a sua criação. Antigamente, tínhamos 3.000, 20.000 acessos ao mês. Somente nesse ano de 2010 é que a coisa toda explodiu de forma geométrica pelas inúmeras pessoas que acessam o site de vários locais do mundo, e estamos sempre recebendo e-mails e mensagens de de pessoas da Europa, Estados Unidos e até da Ásia que dizem estar lendo o Blog do Crato.

Para se ter uma idéia do volume de acessos, aqui está a parcial recolhida do HiStats do mês de agosto até o dia de hoje, 29. Como podem ver, estamos com número de acessos de 92.910, com 129.553 páginas visitadas no mês. É bom que se diga, que isso é o somatório de todos os acessos feitos durante o mês. Algumas pessoas confundem as coisas, e acham que se refere ao número de pessoas OnLine. Não tem nada a ver número de acessos ao dia com número de usuários OnLine. Alguém pode acessar por exemplo, uma página brevemente, ler e sair. Esse acesso fica registrado, mas o marcador Online possivelmente não registrará. O número de OnLine somente indica quantos usuários permanecem ligados durante um certo tempo ( como o próprio nome indica, ONLINE ).

Parcial do mês de Agosto:

estatisticas do mes de agosto

No gráfico abaixo um exemplo, o Dia 25 de Agosto, quando tivemos 5.157 visitas a páginas internas do Site. O número de acessos por Dia, é a soma de todos os acessos a páginas durante o dia, e não a quantidade de usuários OnLine. O marcador fecha sempre às 00:00 de cada dia e inicia uma nova contagem. Como podem ver, as piores horas são de 00:00 até às 05:00 da manhã, quando a maioria está dormindo. A partir de 5 horas começa a aumentar o número de acessos de forma gradativa, até que temos um pico de visitas em torno de 13:00 ou às 19 ou 20:00, para depois começar a cair novamente. Às 21 horas, o acesso já é metade do acesso às 18:00, conforme pode ver no gráfico abaixo:


estatistica do dia 25 de agosto

E aqui, temos detalhadamente como se dá a medição de um dia do Blog do Crato. Reparem a contagem hora por hora de acessos. Uma vez que um usuário ficou online, ele deixa a sua marca, sendo contado aquela visita como Acesso registrado. Visitou o site, mesmo que seja por 1 segundo, fica registrado aquele acesso:

estatistica do dia 25 - por hora

Então, espero que as pessoas possam entender que quando se fala na Internet em quantidade de acessos a um site, não se fala em número de pessoas OnLine, e sim no volume total DIÁRIO, MENSAL e ANUAL. A quantidade de pessoas OnLine varia incrivelmente a cada minuto, mas o que importa é o valor totalizado ao longo do dia, somando todas as horas e todos os acessos. E a melhor hora para ver a totalização do dia, é próximo à virada do marcador, que seria meia-noite, mas por causa do acerto de fuso horário, isso pode acontecer à 01 da manhã ou mesmo 02:00.

Espero que desta forma os que questionaram sobre a quantidade de acessos possam ter finalmente compreendido como se mede os acessos em qualquer website do mundo, pois o HiStats é um dos melhores e mais confiáveis sistemas que existem. E pode até ser que em Agosto não atinjamos as 100.000 visitas previstas para este mês, mas chegaremos muito perto. Já estamos com 92.910 e ainda faltam 2 dias para o final do mês. Sendo que temos tido uns 4.500 visitas por dia, PODE SER que ultrapassemos a marca dos 100.000, mas isso eu não posso adivinhar. Somente o povo vai poder contribuir, acessando nos próximos dias.

Por: Dihelson Mendonça

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.