06 julho 2010

Taxímetros devem chegar a Juazeiro - Reportagem: Elizângela Santos


Motoristas de táxi de Juazeiro já vêm discutindo a implantação dos taxímetros. Projeto de lei nesse sentido será elaborado e encaminhado à Câmara Municipal - ELIZÂNGELA SANTOS. Ter um preço uniformizado nas corridas de táxis é uma demanda necessária em Juazeiro do Norte.

Juazeiro do Norte. Poderão ser instalados nos próximos meses, neste Município, taxímetros nos veículos de aluguel. Na próxima quinta-feira será realizada reunião no Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), para elaboração de um projeto de lei a ser enviado à Câmara Municipal para aprovação. Os profissionais do setor se organizam para receber a novidade. Há uma mobilização na cidade para aprovação do texto legislativo. Para a maioria dos taxistas, o porte da cidade já pede que esse serviço seja implantado. Por atrair turistas diariamente, essa tem sido uma solicitação do próprio visitante, que estranha a cobrança aleatória do pagamento do serviço. Além da instalação dos equipamentos, os veículos também serão padronizados na cor branca. Outra novidade, será a implantação dos veículos adaptados para os portadores de deficiência, que deve corresponder a 5% do total das vagas disponíveis. Duas reuniões já foram realizadas com os profissionais no intuito de debater as mudanças. Em primeiro momento, a ideia tem sido bem acatada pela categoria, que aguarda ansiosa pela aprovação da lei. Segundo o taxista Jaime Brito, responsável pelo Posto Vitória, na Praça Padre Cícero, as reuniões têm ocorrido para debater principalmente questões relacionadas à aquisição dos equipamentos. Ele afirma que a maioria dos motoristas ainda não sabe como esse serviço deve proceder. Para isso, no fim da tarde de ontem, mais uma vez os profissionais da categoria se reuniram na praça para serem esclarecidos, por meio de um técnico do Inmetro, como deve ser a utilização dos equipamentos. O secretário de Segurança da cidade, Cláudio Luz, compareceu à ocasião. De acordo com Jaime, é importante que os taxistas saibam que para adquirir o produto é necessária uma concessão de compra e oficina autorizada para instalação e possíveis reparos. O Inmetro fará a aferição dessas máquinas. O taxista afirma que cada máquina sairá em torno de R$ 200,00.

As determinações foram o resultado de uma reunião entre 50 profissionais da área e representantes da Secretaria de Segurança Pública e do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran). Os taxistas mostram-se otimistas com a implantação dos equipamentos. As permissões serão dadas aos motoristas cadastrados e terão o prazo de 10 anos. Com a necessidade de haver um veículo para cada mil habitantes, 249 taxistas poderão ser cadastrados (hoje há 210 no Município). Antes de chegar na Câmara Municipal, o projeto de lei será examinado pela Procuradoria do Município e, em seguida, passa pelo Legislativo, para depois ser sancionado pelo prefeito Manoel Santana. O diretor geral do Demutran, Péricles Cardoso, diz que uma comissão técnica estará responsável pala elaboração do projeto. O diretor afirma que o serviço também deve ser implantado no Crato. A Associação dos Taxistas daquele Município tem se manifestado nesse sentido e atuado junto aos profissionais de Juazeiro do Norte, no sentido de promover uma organização maior da categoria.

ENQUETE O que o senhor acha da nova medida?

Pedro Tomé
Taxista
A padronização dos preços vem melhorar muito a atuação do taxista. O consumidor não tem que discutir preço com motorista

Antônio Cosmo Tenório
Taxista
O serviço deveria ter sido implantado há muitos anos. Juazeiro tem que acompanhar o seu próprio desenvolvimento

MAIS INFORMAÇÕES:
Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), Rua do Seminário, S/N, Juazeiro do Norte (CE)
(88) 3587.3902 / 3587.3343

Elizângela Santos
Repórter do Jornal Diário do Nordeste
Colaboradora do Blog do Crato

3 comentários:

  1. Será que uma corrida do Aeroporto do Juazeiro ao Crato vai continuar custando R$ 50,00?

    ResponderExcluir
  2. o endereço e o telefone do demutran de juazeiro do norte estão desatualizados.

    o Endereço é R. Beata Maria de Araújo s/n. tel. 35715826

    "Juazeiro tem que acompanhar o seu próprio desenvolvimento"

    o Crato deveria seguir este bom exemplo e regularizar também seus transportes complementares(moto-táxi,táxi e vans.)

    ResponderExcluir
  3. Carlos, eu acho um verdadeiro ROUBO, uma corrida de Taxi custar mesmo 50 reais entre o Aeroporto de Juazeiro e o Crato. Já paguei esse valor inúmeras vezes, quando algum parente ou amigo não pode ir me pegar lá.

    Espero que com os taxímetros isso melhore. Em Fortaleza, não daria tanto.

    Ora, esse valor custa até próximo de uma passagem de Ônibus para Fortaleza, é quase pagando outra passagem. Que absurdo!

    Abraços,

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.