17 julho 2010

Manifestação em favor do Aeroporto Regional do Cariri - Reportagem: Elizângela Santos


Fonte: "Diário do Nordeste",17-07-2010
A passeata pelo Aeroporto aconteceu, no Centro de Juazeiro, com representantes de entidades e prefeitos do Cariri e várias entidades fizeram uma passeata em prol de melhorias no Orlando Bezerra de Menezes

Representantes de entidades e prefeitos da região do Cariri participaram, na manhã de ontem, neste Município, de manifesto pacífico em favor de melhorias no Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes. A ausência de uma melhor estrutura de funcionamento, segundo os organizadores, está comprometendo o crescimento do aeroporto e prejudicando a população do Cariri, já que a pista está com capacidade reduzida de sua resistência. Este fator restringe, no momento, o número de passageiros dos voos, reduzido em cerca de 56%, o que acaba onerando o preço das passagens aéreas para compensar.
"E quem paga isso é o consumidor", diz o vice-prefeito de Juazeiro do Norte, José Roberto Celestino, que há vários anos tem empreendido luta pelo Aeroporto de Juazeiro. Ele afirma que a sociedade do Cariri, desde 2008, já idealizava o ato nas ruas da cidade, para chamar a atenção do problema. Segundo Roberto Celestino, a passeata já cumpre o seu papel de envolver as autoridades e há uma movimentação do processo em nível da diretoria de operações da Procuradoria Geral da Infraero, para analisar a documentação encaminhada para análise.
O vice-prefeito afirma que tem acompanhado o andamento dos trabalhos e duas vezes por semana está contatando a Infraero e a Procuradoria Geral do Estado (PGE). Conforme ele, o Estado tem mostrado todo o interesse de transferir totalmente o Aeroporto para a Infraero. As entidades como a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Sindilojas, Frente Municipalista de Prefeitos do Sul do Ceará e o Cariri Shopping, além da sociedade civil, promoveram a manifestação, que contou com presença dos prefeitos de cidades como Crato, Samuel Araripe; Farias Brito, Valdevelder Francelino; e o presidente da Frente Municipalista, José Élder, prefeito de Várzea Alegre. As entidades temem interdição futura do Aeroporto Regional, caso não haja as reformas.
Os taxistas que atuam no Aeroporto aderiram à passeata, que percorreu toda a Rua São Pedro, via principal do comércio da cidade, passando pelo Centro. Faixas traziam frases que ressaltavam a importância do Aeroporto para o Cariri e o crescimento dos últimos anos. Nos panfletos se falava em luto, ressaltando o temor futuro da perda do equipamento que, ao longo dos anos, tem se tornado obsoleto. Pelo menos, é o que destaca o vice-presidente da CDL de Juazeiro do Norte, Michel Oliveira Araújo.

Precariedade

O lojista ressalta a precariedade de funcionamento atual do aeroporto e a necessidade de que sejam feitas reformas estruturais e não paliativos. "Isso não aumenta em nada a capacidade do aeroporto, que está operando cinco vezes a mais da sua capacidade". A atual estrutura está voltada para 50 mil passageiros por ano, e essa realidade já atinge cerca de 250 mil. Ele alerta que a reforma está para ser iniciada este semestre, pela Infraero, mas voltada para a realidade de funcionamento atual. "Ou seja, ficaremos na mesma situação", diz ele, ao acrescentar que, em pouco tempo, o aeroporto funcionará de forma defasada. "Temos que trabalhar dentro de uma perspectiva futura de crescimento".

O presidente da Associação Comercial de Juazeiro, Paulo Moreira, teme que, se não houver uma sensibilização das autoridades locais junto ao Governo do Estado, e ele intervir no problema, a sociedade caririense poderá até perder o aeroporto. "Acredito que vamos resolver essa situação, se depender de vontade política", diz.

O prefeito do Crato, Samuel Araripe, ressalta a importância do Aeroporto para o desenvolvimento, numa região com uma população em torno de 1 milhão de habitantes. Ele afirma que o impasse entre Governo e Infraero deve ser sanado. Ele acha que, a exemplo do que ocorreu em Fortaleza, com o Aeroporto Pinto Martins, seja construído um novo aeroporto na região e o atual seja destinado para voos domésticos.

Araripe frisa que há espaço suficiente para que seja feito esse trabalho. "Não podemos discutir turismo e desenvolvimento econômico para a região, se não tivermos uma boa estrutura, que começa com a construção do aeroporto". O presidente da Frente Municipalista de Prefeitos do Sul do Ceará, José Elder, diz que o aeroporto é de fundamental necessidade para o desenvolvimento da região. "Não é apenas de Juazeiro, mas do Cariri e da Região Sul".

Homologação

Segundo o superintendente do aeroporto, Roberto Germano Sousa Araújo, a mobilização da sociedade é um direito da população, mas toda a documentação prevista para homologação da pista já foi enviada para a Anac. Até o momento, a única resposta é que o material está sendo avaliado.Roberto ainda afirma que a pista está totalmente pronta, mas o Estado deverá reconhecer e repassar o restante da documentação, já que antes havia um convênio entre o Estado e a Aeronáutica.

Elizângela Santos
Repórter do Diário do Nordeste
Colaboradora do Blog do Crato

Um comentário:

  1. Em minha opinião, deveria ser construído um novo aeroporto que atendesse melhor a toda Região. Os nossos "representantes políticos" deveriam se unir e batalhar por um novo Aeroporto no planalto da Santa Rosa, na confluência dos municípios de Crato, Juazeiro e Barbalha, (área já desapropriada pelo governo estadual há mais de trinta anos para implantação de um Distrito Industrial que jamais vingou e é eqüidistante das três cidades). O local atual é de difícil acesso e impróprio, pois a pista é estreita e com várias construções à sua margem. Além do mais a Serra do Horto, situada na mesma linha da cabeceira da pista, dificulta as manobras de pouso. Um novo aeroporto na Santa Rosa serviria igualmente a todas as cidades da região e seria um local mais seguro para pousos e decolagem além de fácil acesso.

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.