09 julho 2010

A fotografia Cariri, de luto!

Exatamente no dia da Fotografia, nos deixa uma saudade imensa e um legado sem igual, o Fotógrafo e amigo Sr. Diomedes, um dos pioneiros da Fotografia no Cairiri. O Zoomcariri Lamenta profunda perda!



Diomedes, trabalhou inicialmente como assistente do Estúdio Targino. Depois, abriu o seu próprio ramo na rua: Jose Carvalho, antiga ruas das Laranjeiras. Daí então, passou a ser um conceituado fotógrafo desta cidade.
Contou que na época, os registros fotográficos eram voltados para os eventos sociais e cenas corriqueiras da cidade.

Uma explosão, um clarão provocado por um curto circuito no flash, e lá estava um registro familiar, um registro de primeira comunhão, onde num jogo de ilusão de ótica, uma criança poderia aparecer como que recebendo a hóstia pelas mãos de Jesus.
Tradicional também eram os registros de pessoas falecidas, ainda em suas urnas funerárias ou, simplesmente um 3 x 4, que sobrevive aos tempos!

Com tudo isso, não pode deixar de citar as dificuldades de aquisição dos produtos como os sais de prata, filmes, etc., que alimentavam as suas tradicionais AGFAS com lentes Call Zaiss, de fabricação Alemã.

Para se ter idéia, obter estes produtos em plena 2ª guerra mundial custavam-lhes viajarem aos portos marítimos de Natal ou de João Pessoa, pois é!!!
Bom, para finalizar esta matéria que daria resmas e mais resmas de estórias...

Nas palavras do nosso homenageado, o que mais o impressiona, foi à rapidez com que evoluiu o processo fotográfico sob todos os aspectos, "disse", ao ser fotografado e ver o resultado na hora do seu sorriso no visor de LCD!

Pachelly Jamacaru

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.