13 julho 2010

Exposição do Crato atinge cerca de 50 mil visitantes por dia - Reportagem: Antonio Vicelmo


MOVIMENTAÇÃO DE PESSOAS na Expocrato. Além do sucesso de visitantes, os bons negócios também estão presentes. Cerca 13 mil animais deram entrada no Parque - ANTÔNIO VICELMO. Grupo Gestor da Expocrato comemora sucesso de público e de negócios da feira agropecuária

Crato. A Exposição Agropecuária do Crato (Expocrato) prossegue hoje, no seu segundo dia, com uma movimentação de negócios, frequência de público e presença de animais acima da expectativa. São mais de 50 mil pessoas por dia e cerca de 13 mil animais, um recorde, comemora o presidente do Grupo Gestor, Francisco Leitão de Moura, destacando que todas as baias, argolas e espaços para instalação de barracas, estandes industriais e, também, comerciais foram vendidos. Este ano estão sendo realizadas cinco exposições nacionais com caprinos, ovinos e duas de cães, julgadas por árbitros estrangeiros, que participam das maiores feiras dos País. Ao fornecer estas informações, o Grupo Gestor destaca que a Expocrato é também a vitrine para a agricultura familiar. Ao todo, 300 pequenos produtores comercializam seus produtos no parque. O secretário de Desenvolvimento Agrário, Antônio Amorim, destacou o crescimento da Expocrato e a abertura de espaços para os pequenos produtores. Os dois primeiros dias do evento foram marcados por congestionamentos de veículos e falta de espaço para estacionamentos. Estas falhas, de acordo com os expositores, denunciaram a necessidade de ampliação, ou construção de um novo parque para a realização do evento no Crato.

O prefeito do Município do Crato, Samuel Araripe, defende o projeto feito pelo arquiteto José Sales de ampliação do atual parque, enquanto o Governo do Estado sugeriu um debate das lideranças cratenses em torno da construção de um novo parque, no valor de R$ 25 milhões, numa área mais apropriada que não estrangule o crescimento da cidade.

Área atual

O parque atual possui uma área de 36 hectares, com três pistas de ovinos e caprinos e um picadeiro com mais de 1500 m² para o julgamento e desfile dos bovinos. O prefeito afirma que apenas 30% da área estão sendo ocupados. Ele argumento que há espaço suficiente para ampliação. O projeto, segundo o chefe do executivo, prevê a abertura de avenidas e ruas que facilitarão a chegada de veículos no parque de exposições. Durante o certame serão promovidos leilões de bovinos, ovinos, caprinos e equinos, concurso leito de bovinos, bubalinos e caprinos, desfile de animais, a já tradicional Feira da Agricultura Familiar, com exposição de produtos regionais, além de diversas apresentações culturais da região e grandes shows com artistas e bandas nacionais.

Antonio Vicelmo
Repórter do Jornal Diário do Nordeste

Colaborador do Blog do Crato

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.