
O Datafolha realizou 10.905 entrevistas com eleitores de 16 anos ou mais, dos dias 20 a 23, em 379 municípios. O levantamento foi encomendado pelo jornal “Folha de S.Paulo” e pela TV Globo e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral com o número 19890/2010. A candidata Marina Silva (PV) aparece em terceiro lugar na pesquisa, com 10% das intenções de voto. Nos dois levantamentos anteriores, ela tinha 10% e 9%. Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) e Zé Maria (PSTU) têm 1% das intenções de voto cada um, segundo a pesquisa. Nenhum dos demais presidenciáveis (Rui Costa Pimenta, PCO, Ivan Pinheiro, PCB, Levy Fidelix, PRTB, e Eymael, PSDC) chega a 1%. Dentre os entrevistados, 10% se dizem indecisos e 4% pretendem votar em branco ou anular o voto.
Resposta espontânea
Na intenção de voto espontânea (quando o pesquisador não exibe para o entrevistado o cartão com os nomes dos candidatos), 46% disseram não saber em quem votar. Dilma aparece com 21% (tinha 22% na pesquisa anterior) e Serra com 16% (tinha 19%). Embora não seja candidato, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve 4% das citações, mesmo percentual de Marina Silva.
Segundo turno
A simulação de segundo turno efetuada pelo Datafolha aponta Dilma com 46% e Serra com 45%. Os indecisos são 5%, e outros 5% votariam em branco ou anulariam o voto. De acordo com o levantamento, em um eventual segundo turno, 41% dos eleitores de Marina Silva optariam por Serra, e 39%, por Dilma. Dentre os eleitores de Marina, 15% votariam em branco ou anulariam o voto em um segundo turno entre Serra e Dilma.
Rejeição
A pesquisa mostra que não votariam em José Serra em hipótese alguma 26% dos entrevistados (eram 24% no levantamento anterior). A taxa de rejeição de Dilma Rousseff é de 19% (era 20%) e a de Marina Silva, de 13% (era 14%).
Fonte: G1
Lamentavelmente, há uma forte suspeita de que alguns institutos de opinião estejam manipulando os resultados das pesquisas sobre as eleições deste ano.
ResponderExcluirOntem foi divulgada pesquisa feita pela Vox Populi que colocava a
candidata do PT com 8 pontos à frente do candidato tucano.
Pensei comigo: vou ficar aguardando a pesquisa do Datafolha – o único instituto que não trabalha para partido político – para saber a verdade.
Não deu outra, os candidatos continuam tecnicamente empatados.
É bom que se diga que os donos da Vox Populi já escreveram artigos aventando a possibilidade de Dilma vencer no primeiro turno, o que as pesquisas não têm demonstrado. Outro dado: a Vox Populi foi a empresa que fez a campanha de Collor, em 1989. O mesmo Collor que hoje apóia Dilma.
Quando comparamos o resultado de pesquisas feita pelo Ibope, Vox Populi e Datafolha vemos que as divergências são gritantes... algo que margens de erro não explicam.
Afinal vivemos no Brasil
Caro Armando
ResponderExcluirPara mim não há suspeita, mas a certeza de que o Data Folha manipula as pesquisas. Veja que ele apresenta a verdade na pesquisa espontânea, onde o entrevistado diz em quem vai votar sem que lhe seja apresentada a lista de candidatos, como também no índice de rejeição,bem diferentes do resultado global da pesquisa. À Folha de São Paulo e ao O Globo não interessam a verdade, posto que são órgãos "demo-tucanos".
A manipulação que o DATAFOLHA fez está escancarada. É só visualizar a metodologia apresentada ao tribunal eleitoral. A amostragem está com sério problema de viés. Viés de amostragem. E "curiosamente" com enviesamento que favorece ao candidato J.Serra.
ResponderExcluirHá ainda os que não acordaram pra esta manipulação. Acordem.