24 julho 2010

Datafolha mostra empate técnico entre Serra e Dilma

NE - Muita água vai rolar embaixo da ponte...

Tucano aparece com 37% das intenções de voto; petista, com 36%. Pesquisa tem margem de erro de dois pontos percentuais. Pesquisa Datafolha para presidente da República divulgada neste sábado (24) mostra uma situação de empate técnico entre os candidatos José Serra (PSDB), com 37% das intenções de voto, e Dilma Rousseff (PT), com 36%. Como a margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, Serra pode ter entre 35% e 39% e Dilma, entre 34% e 38%. Esta é primeira pesquisa Datafolha após a oficialização das candidaturas a presidente e a terceira consecutiva do instituto que aponta empate entre os dois candidatos – na de maio, ambos tinham 36% e na do início deste mês, Serra aparecia com 39% e Dilma, com 37%.

O Datafolha realizou 10.905 entrevistas com eleitores de 16 anos ou mais, dos dias 20 a 23, em 379 municípios. O levantamento foi encomendado pelo jornal “Folha de S.Paulo” e pela TV Globo e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral com o número 19890/2010. A candidata Marina Silva (PV) aparece em terceiro lugar na pesquisa, com 10% das intenções de voto. Nos dois levantamentos anteriores, ela tinha 10% e 9%. Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) e Zé Maria (PSTU) têm 1% das intenções de voto cada um, segundo a pesquisa. Nenhum dos demais presidenciáveis (Rui Costa Pimenta, PCO, Ivan Pinheiro, PCB, Levy Fidelix, PRTB, e Eymael, PSDC) chega a 1%. Dentre os entrevistados, 10% se dizem indecisos e 4% pretendem votar em branco ou anular o voto.

Resposta espontânea

Na intenção de voto espontânea (quando o pesquisador não exibe para o entrevistado o cartão com os nomes dos candidatos), 46% disseram não saber em quem votar. Dilma aparece com 21% (tinha 22% na pesquisa anterior) e Serra com 16% (tinha 19%). Embora não seja candidato, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve 4% das citações, mesmo percentual de Marina Silva.

Segundo turno

A simulação de segundo turno efetuada pelo Datafolha aponta Dilma com 46% e Serra com 45%. Os indecisos são 5%, e outros 5% votariam em branco ou anulariam o voto. De acordo com o levantamento, em um eventual segundo turno, 41% dos eleitores de Marina Silva optariam por Serra, e 39%, por Dilma. Dentre os eleitores de Marina, 15% votariam em branco ou anulariam o voto em um segundo turno entre Serra e Dilma.

Rejeição

A pesquisa mostra que não votariam em José Serra em hipótese alguma 26% dos entrevistados (eram 24% no levantamento anterior). A taxa de rejeição de Dilma Rousseff é de 19% (era 20%) e a de Marina Silva, de 13% (era 14%).

Fonte: G1

3 comentários:

  1. Lamentavelmente, há uma forte suspeita de que alguns institutos de opinião estejam manipulando os resultados das pesquisas sobre as eleições deste ano.

    Ontem foi divulgada pesquisa feita pela Vox Populi que colocava a
    candidata do PT com 8 pontos à frente do candidato tucano.
    Pensei comigo: vou ficar aguardando a pesquisa do Datafolha – o único instituto que não trabalha para partido político – para saber a verdade.

    Não deu outra, os candidatos continuam tecnicamente empatados.

    É bom que se diga que os donos da Vox Populi já escreveram artigos aventando a possibilidade de Dilma vencer no primeiro turno, o que as pesquisas não têm demonstrado. Outro dado: a Vox Populi foi a empresa que fez a campanha de Collor, em 1989. O mesmo Collor que hoje apóia Dilma.

    Quando comparamos o resultado de pesquisas feita pelo Ibope, Vox Populi e Datafolha vemos que as divergências são gritantes... algo que margens de erro não explicam.
    Afinal vivemos no Brasil

    ResponderExcluir
  2. Caro Armando

    Para mim não há suspeita, mas a certeza de que o Data Folha manipula as pesquisas. Veja que ele apresenta a verdade na pesquisa espontânea, onde o entrevistado diz em quem vai votar sem que lhe seja apresentada a lista de candidatos, como também no índice de rejeição,bem diferentes do resultado global da pesquisa. À Folha de São Paulo e ao O Globo não interessam a verdade, posto que são órgãos "demo-tucanos".

    ResponderExcluir
  3. A manipulação que o DATAFOLHA fez está escancarada. É só visualizar a metodologia apresentada ao tribunal eleitoral. A amostragem está com sério problema de viés. Viés de amostragem. E "curiosamente" com enviesamento que favorece ao candidato J.Serra.
    Há ainda os que não acordaram pra esta manipulação. Acordem.

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.