08 julho 2010

CRATO - Notícias da URCA - Universidade Regional do Cariri - Dia 08 de Julho de 2010


Geopark promove blitz ambiental levando educação ao público

A Universidade Regional do Cariri (URCA), por meio do projeto Geropark Araripe, realiza durante toda a manhã de hoje, 08/07, de frente a Instituição, no Campus do Pimenta, em Crato, uma "Blitz Ambiental", com o intuito de conscientizar a população e visitantes durante a ExpoCrato. O objetivo é levar à sociedade um trabalho educativo, voltado à preservação do meio ambiente e também orientar quanto ao comportamento dos condutores de veículos, principalmente respeitando o espaço destinado aos pedestres, como as faixas voltadas a esse público. Durante a blitz serão distribuídos sacos de lixo para serem levados nos automóveis, com a marca Geopark Araripe. A blitz acontece das 8 horas até às 11 horas.

Parceria do Geopark beneficia setor da gastronomia no Cariri

Uma parceria entre o Geopark Araripe e proprietários de restaurantes do Cariri irá beneficiar o turismo e gastronomia da região. Serão distribuídos nesta sexta-feira, durante reunião na sede do Geopark Araripe, em Crato, materiais para serem usados nos restaurantes e afins, com a marca do projeto e dos estabelecimentos. Aventais, jogos americanos e os cardápios terão a marca do Geopark. No material serão usados dois idiomas para facilitar o acesso da informação a todos os consumidores. A forma de divulgar o meio ambiente e a paleontologia da região, além da cultura local, por meio desse trabalho, é bem acolhida pelos proprietários dos estabelecimentos. São 21 deles envolvidos com o projeto, que ganhará fôlego, atuando junto aos principais restaurantes do Cariri, que além do material, estarão integrados a partir de agora no processo de qualificação, promovido pelo projeto, com cursos de capacitação e melhoria dos serviços, através da orientação de profissionais da área, nas seis cidades que compõem o Geopark.

URCA presente em Encontro de Pró-reitores de Extensão

Aconteceu em Fortaleza entre os dias 30/06 e 02/07, o XXVII Encontro de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras. O evento faz parte do Fórum de Pró-Reitores de Extensão - FORPROEX e reúne Pró-Reitores das Universidades Federais, Estaduais e Municipais. Na ocasião, a Pró-Reitoria de Extensão da URCA esteve representada pela Pró-Reitora Adjunta, Profa. Maria Isa Pinheiro Cardoso Gonçalves.

Museu de Paleontologia será reaberto amanhã, dia 09

Será reaberto, amanhã, às 17 horas, em Santana do Cariri, o Museu de Paleontologia da Universidade Regional do Cariri (URCA), com a presença do Secretário de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado, René Barreira. O evento será às 17 horas. O Museu é atualmente um dos maiores do gênero no Brasil. São cerca de 10 mil fósseis, incluindo os não catalogados. Foi criado pelo então prefeito de Santana do Cariri, o sociólogo Plácido Cidade Nuvens, atual Reitor da URCA, em meados dos anos 80 e atualmente sob a tutela da Universidade.

A reforma do Museu de Paleontologia praticamente duplicou o espaço de exposição do museu, que teve toda sua rede elétrica e hidráulica renovada, além da ampliação, reforma e melhoria de toda a parte de segurança, além da modernização do seu espaço de exposições, com um trabalho de planejamento por meio de museólogos.

O Museu conta com um importante acervo de vegetais, invertebrados e vertebrados e a melhor coleção de fósseis do período Cretáceo, com destaque para peixes e pterossauros, inclusive com fósseis que preservam tecidos moles, fato raro na Paleontologia Mundial. Possui um acervo de mais de cinco mil peças. Portanto é um importante suporte para o estudo da vida no planeta.

URCA entrega Restaurante Universitário próxima sexta

Serão servidas mil refeições diárias para os estudantes de várias cidades da região do Cariri

Será entregue nesta sexta-feira, às 19h30, no campus do Pimenta II, o Restaurante Universitário da Universidade Regional do Cariri (URCA). O Restaurante Universitário é uma bandeira de luta histórica dos estudantes e representa investimento da atual Administração Superior da URCA na melhoria das condições de estudo dos alunos. Serão servidas diariamente mil refeições, inclusive à noite quando o afluxo de estudantes é maior. Com essa realização, a administração demonstra sensibilidade às necessidades do acadêmico. A abertura do Restaurante não ocorreu antes pela demora do processo licitatório. Foi necessário cancelar a primeira licitação. As refeições começam a ser distribuídas aos estudantes que portarem carteira, na semana após a Excpocrato, de segunda à sexta-feira. Durante a semana de Exposição, a Universidade entrará em recesso de suas atividades.

Assessoria de Comunicação Universidade Regional do Cariri - URCA (88) 3102-1212 ramal 2617 www.urca.br - Crato, 08 de julho de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.