13 julho 2010

Coluna Armando Rafael -- As Notícias do Cariri


Cariri pujante

Além de ser o principal ramo do desenvolvimento industrial da conurbação Crajubar, a cadeia produtiva calçadista do Cariri tornou-se hoje o maior pólo produtor de sandálias de verão do Brasil. São cerca de 250 micros e pequenas indústrias que respondem por cerca de 45% das fábricas de calçados do Ceará e oferecem –no Cariri – mais de dez mil empregos. Mas tem novidades na área. Ainda este ano será feita uma ampliação da unidade da Grendene, localizada em Crato, que proporcionará um aumento de mais 1.500 vagas naquela indústria. Quando completar sua ampliação, a Grendene poderá ofertar cerca de seis mil empregos consolidando sua posição como a mais importante unidade fabril da Região Metropolitana do Cariri.

Em brancas nuvens

Passou no esquecimento – sem bolo e sem vela – o primeiro aniversário da Lei Complementar Estadual nº 68, sancionada em 29 de junho de 2009, que criou a Região Metropolitana do Cariri–RMC. Se houve esquecimento da data, algumas cobranças continuam sendo lembradas. Tipo assim: quando serão iniciados os prometidos investimentos para a RMC? Onde anda as verbas para início do Projeto da Fé destinado a revitalizar o centro de Juazeiro do Norte a partir do itinerário feito pelos romeiros do Padre Cícero? Onde está o dinheiro do Banco Mundial destinado à proteção das encostas do Morro do Seminário, construção de uma avenida e recuperação das praças centrais de Crato? Quando começará as obras de restauração do Engenho Tupinambá e implantação do Museu da Rapadura em Barbalha? Ora, se na conurbação Crajubar (a parte mais visível da RMC) a coisa anda nesse ritmo, imagine os melhoramentos previstos para as demais cidades acrescidas à Região Metropolitana do Cariri: Caririaçu, Farias Brito, Jardim, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri...



Chapada em berço esplêndido...

Continua sendo cobrado um mapeamento completo para a exploração do imenso potencial turístico-ecológico da Chapada do Araripe. Com 165 km de extensão, estendendo-se entre as divisas do Ceará, Pernambuco e Piauí, a Chapada do Araripe possui uma rica biodiversidade. Ela é, historicamente, o berço da Paleontologia no Brasil, já que foi graças a Chapada do Araripe que saiu a primeira publicação com relato e desenho de um fóssil brasileiro, publicado no livro Viagem ao Brasil (Reise in Brasilien) editado entre 1823 e 1831, no início do Império Brasileiro.


Abertura do Centenário de Juazeiro

Que “Governo da Revolução Democrática” que nada! Caberá à Igreja Católica abrir o ano do centenário de Juazeiro do Norte, no próximo sábado, dia 17. Para tanto, chegará naquela data, vinda diretamente de Aparecida do Norte a imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, (foto ao lado) Rainha e Padroeira do Brasil. A sagrada imagem será festivamente recebida no Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, pelo povo e autoridades e percorrerá – durante quatro dias – algumas paróquias, igrejas e bairros da Terra do Padre Cícero. Todos sabem que é relativamente recente a proclamação de Nossa Senhora da Conceição Aparecida como Rainha do Brasil e sua Padroeira Oficial. Isso ocorreu há oitenta anos – em 16 de julho de 1930 – por decreto do Papa Pio XI, atendendo ao pedido do episcopado brasileiro. Já pela Lei nº 6.802 de 30 de junho de 1980, a República Federativa do Brasil também reconheceu oficialmente Nossa Senhora Aparecida como nossa Padroeira Oficial e decretou que a festa dela – 12 de outubro – passasse a ser feriado nacional.

O Brasil tem ainda outro padroeiro...
Agora o que poucos sabem é que o Brasil tem dois padroeiros, uma vez que São Pedro de Alcântara foi oficializado – pelo Papa Leão XIII – como padroeiro da nossa pátria em 31 de maio de 1826 atendendo a um pedido feito pelo Imperador Dom Pedro I, logo após a independência do Brasil. É lastimável, pois, que a festa do Padroeiro do Brasil, tenha caído, propositadamente, no esquecimento com o advento do golpe militar que implantou a República. Essa festa de São Pedro de Alcântara era solenemente comemorada durante os tempos imperiais. Já hoje...


Sonho realizado

Quando assumiu a diocese de Crato, em 2001, dom Fernando Panico afirmou que esperava um dia enviar missionários do Cariri para ajudar na evangelização de outras regiões brasileiras. Está próximo o dia de o bispo ver realizado o antigo desejo. No próximo dia 4 de agosto, dom Fernando ordenará três novos padres. E um deles – Francisco das Chagas Alves – será cedido à diocese de Lábrea, no estado do Amazonas, onde a carência de padres é extrema. A diocese de Lábrea tem 230.240 Km2 (do tamanho dos estados do Ceará e de Pernambuco juntos), tem 90 mil habitantes e apenas 12 padres. Dom Fernando regressou na tarde desta sexta-feira, dia 9, de Quixadá, onde se encontrava desde a última terça-feira, participando do retiro espiritual do clero da diocese de Crato.

Curtas

– Circula na próxima segunda-feira, dia 12, a nova edição – de número 28 – da revista A Província editada pela teimosia e idealismo do jornalista Jurandy Temóteo. O novo número vem farto e substancial, com interessantes matérias relacionadas ao Cariri, escritas por conhecidos intelectuais da região.
– Tirando uma folga dos seus estudos de doutorado em Roma, padre Rocildo Alves Lima Filho passa o mês de julho em Crato, sua terra natal. Trata-se de um dos mais cultos e preparados sacerdotes desta diocese. Até o final de 2011 ele deverá continuar residindo em Roma.
– Diferente de Crato, a Câmara de Vereadores de Barbalha nunca mudou o nome das ruas daquela cidade. Há zelo na preservação dos nomes tradicionais, como a Rua do Vídeo, que vem dos tempos imperiais. Na administração municipal passada (leia-se Rommel Feijó) foram colocadas placas com pequena biografia dos patronos das ruas da Terra dos Verdes Canaviais.

Por: Armando Lopes Rafael

3 comentários:

  1. A mídia fala em Bruno
    Eliza e gravidez
    Flamengo, orgia e fumo
    -esta é a bola da vez!-
    Tem muito 'especialista'
    Em busca de alguma pista
    Pra ser o herói do mês

    E a história se repetindo
    Mudando apenas o nome
    Outra mulher sucumbindo
    Sob ameaça dum homem
    Uma vida abreviada
    Cuja morte anunciada
    A estatística consome
    (...)
    Leia mais em www.cordelirando.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Padre Rocildo é um amigo de longas datas, desde os tempos auspiciosos do MOJUCRA. Espero reencontrá-lo nessa sua merecida férias.

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.