09 junho 2010

Minha homenagem à Alexandre Lucas, um dos que exaltam a cultura do Cariri! por: Janinha


Uma forma muito modesta de homenagear um dos grandes artistas, formador de opinião, educador, pensador da nossa região é essa singela postagem.Pessoalmente sou admiradora do trabalho engajado, coerente e destemido feito pelo Alexandre, embora jovem ja comprometido com a arte no seu sentido mais puro, o de ser feito pelo amor, arte pela arte. Formado em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acarau - UVA/CE e com especialização em Língua Portuguesa e Arte-Educação pela Universidade Regional l do Cariri – URCA/CE, poeta, artesão, artista plástico (autodidata), integrante do Coletivo Camaradas. (www.coletivocamaradas.blogspot.com). Coordenador do Projeto Leituras Negras, assessor técnico cultural do Instituto Ecológico e Cultural Martins Filho – IEC ambos vinculados a URCA e membro do Programa Nacional de Inferência Ambiental PIA/Instituto CUCA.

O artista cearense, Alexandre Lucas tem um trabalho de engajamento político e de comprometimento com as causas populares na sua arte. Prova disso é a sua preocupação no seu fazer artístico e o seu desprendimento com a posse de suas obras. Recentemente Lucas doou a União Brasileira de Mulheres – UBM toda a exposição “Ousadas”. O acervo consta de 20 gravuras digitais (infogravura) no tamanho 60cm x 80cm. A exposição Ousadas tem uma proposta de interação com o público. O artista ressalta que é necessário possibilitar e criar condições para que o grande público se sinta parte do fazer artístico. O trabalho reúne ainda fragmentos de textos do movimento feminista de caráter emancipacionista e deverá circular pelos estados brasileiros, através de uma ação da entidade brasileira chamada “Caravana Ousadia”. Alexandre Lucas é um dos fundadores do Coletivo Camaradas, organização que reúne artistas, pesquisadores e pessoas ligadas a arte que tem o intuito de discutir e propor ações artísticas com e para o grande público. O Coletivo tem com base teórica os estudos marxistas sobre arte e estética. Conheça um pouco do trabalho deste artista no blog: http://culturanocariri.blogspot.com




Como admiradora de Alexandre Lucas espero que a luta dele pela arte seja ainda muito longa, o seu nome ja faz parte da história artística-cultural da cidade, pessoas assim fazem o Crato merecer o título de cidade da cultura!

fonte: http://coletivocamaradas.blogspot.com
Foto: Dihelson Mendonça

9 comentários:

  1. Janinha, uma Homenagem por sinal, muito merecida!

    Abraços,

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir
  2. fiquei meio receiosa de uma homenagem particular tomar espaço de outras postagens do blog, fico aliviada que tenha concordado, resumi bastante, mas precisava falar sobre Alexandre, que assim como vc, e tantos outros trabalham arduamente pela cultura!

    ResponderExcluir
  3. Muito merecida essa homenagem. Tenho pouco contato com o Alexandre, mas sempre tenho observado o que ele tem feito pela nossa cultura. E o mais importante, me parece, que ele faz de forma despretensiosa, sem a famosa busca de promoção pessoal. Parabéns pela postagem.

    ResponderExcluir
  4. Janinha
    Alexandre é uma pessoa especial.
    Vive cultura, trabalha cultura, e ama cultura.
    Faz um trabalho dos mais bonitos e importantes dessa nova safra de grandes batalhadores que despontaram no Cariri.

    ResponderExcluir
  5. O Alexandre é um batalhador das causas nobres dessa cidade. Ele é uma pessoa que seguramente, merece estar aqui no nosso quadro de homenagens. Seu empenho em tentar resolver o problema do espaço dos artistas na expocrato é enorme. Conseguiu até reuniões na câmara e convidou a sociedade, e a classe artística, que lhe deu as costas.

    Estive lá, filmei e fotografei tudo, há 2 anos atrás. E por seus muitos méritos, Alexandre é um cara que precisa que o Crato preze mais, que o tenha em mais alta consideração, pois apesar da pouca idade, tudo que faz é pensando na coletividade.

    Abraços,

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir
  6. Camaradas,
    Essa eu juro que não esperava...fico grato pelas palavras massageantes, é bom em tempo de combate escutar canções de ternura....o espírito sempre pede e se ergue... Nos últimos anos venho me dedicando ao estudo da arte enquanto produção humana que esteja a serviço da humanização e o Coletivo Camaradas e o PIA (Programa de Interferência Ambiental – coletivo nacional de grupos e artistas ligados a CUCA da UNE do qual participo) tem me mostrado caminhos e perspectivas fraternais de arte....talvez isso tenha transparecido na minha compreensão a estética...( Uma arte vinculada a vida, as pessoas....sem estrelismos, sem ser o cara....mas alguém que quer brincar, que quer aprender com os “desartistas”, que quer sair do muros dos artistas)...
    Valeu camaradas... agradeço pelos exagerados comentários me mostram percepções.
    Alexandre Lucas

    ResponderExcluir
  7. P A R A B É N S ao homenageado.

    Não tive, ainda, a oportunidade de conhecê-lo pessoalmente, contudo já ouvi falar muito bem do seu empenho e trabalhos desenvolvidos em prol da nossa cultura. Portanto, homenagem merecida !!!

    Tavares - Fortaleza.

    ResponderExcluir
  8. Admiro Lucas desde quando o vi pela primeira vez, agindo na sua benéfica e profícua militância cultural.

    Os "bons" não enganam, cativam.

    Lucas é, pois, um homem (e ainda um garoto) de bem.

    ResponderExcluir
  9. Estou muito feliz com todos os comentarios e entusiasmada em perceber que um bom trabalho, aquele feito com amor tem sim reflexos positivos, reconhecimentos, notoriedade! Isso é muito estimulante para todos engajados na luta de extrair do Cariri todo potencial cultural e histórico que ele tem! Parabéns Alexandre Lucas, você é só um entre tantos que felizmente estão nessa batalha!

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.