16 junho 2010

A inveja e o Ciúme - Por: Gabriella Federico


Existe diferença entre inveja e ciúme?De acordo com psicanalistas,os sentimentos de inveja e ciúme são semelhantes.A diferença é que o ciúme é relacionado a sentimentos como zelo, amor e posse.Já a inveja é uma relação a dois.Ocorre quando a pessoa tem como objetivo ser tão boa quanto a outra pessoa,ficando no lugar dela. ‘‘No ciúme,eu quero ser tão bom quanto a outra pessoa,entretanto,sem prejudicar ninguém.Na inveja,eu quero ter o que o outro tem,não deixar que o outro tenha o que eu tenho.’’Os dois sentimentos (inveja e ciúme)são sentimentos comuns a todas as pessoas.Acontecem de forma natural e espontânea e são motivadas pela necessidade de sempre ter mais que o outro.Além disso,manifesta -se em qualquer idade,desde a infância , até a terceira idade.O que muda com o passar dos anos é o objetivo a ser disputado.‘‘Na infância o motivo da inveja pode ser um brinquedo,enquanto que,na fase adulta pode ser a pessoa amada,um cargo de trabalho,etc.’’Porém,o maior problema não é sentir inveja,mas sim cultiva-lá. ‘‘É uma fraqueza do homem.A inveja é um pesar,é um desgosto pelo bem,pela felicidade do outro.’’É muito comum ocorrer situações de inveja e ciúme,dentro de grupos. Dependendo do grupo,estes sentimentos podem ocorrer isoladamente por uma ou várias pessoas.Em um outro campo de pesquisa ,encontramos o seguinte conteúdo:*Que a inveja é desejo por atributos, posses, status,habilidades de outras pessoas gerando um sentimento tão grande de egocentrismo que renegue as virtudes alheias somente acentuando os defeitos.

Não é necessariamente associada a um objeto:sua característica mais típica é a comparação desfavorável do status de uma pessoa em relação à outra.A inveja é um dos ‘‘7 Pecados Capitais’’na religião católica.É considerada pecado porque uma pessoa invejosa ignora suas próprias bênçãos e prioriza status de outra pessoa no lugar do próprio crescimento espiritual.A inveja é freqüentemente confundida com o pecado capital da cobiça, um desejo por riqueza material,o qual pode ou não pertencer a outros. A inveja na forma de ciúme é proibida nos dez mandamentos da Bíblia.a inveja não é uma característica intrínseca do gênero humano ela é fruto do egoísmo, em uma sociedade concorrencional. A inveja é um produto social e histórico, sentimentos arrigado ao capitalismo, no darwinismo social, na auto-preservação e auto-afirmação, a inveja seria a arma dos ‘‘inconpetentes’’.O ciúme está intimamente relacionado a inveja. A diferença é que a inveja não envolve o sentimento de perda presente no ciúme. Mas ambos sentimentos são um misto de desconforto e raiva e atormento aquele que cobiça algo que outra pessoa tem. Quanto mais baixa for a auto-estima, mais propensa está a pessoa de sofrer com um dos dois sentimentos.Outra diferença entre ambos reside no fato de o ciúme, quando ultrapassa certo limite, se transforma em patologia, coisa que não acontece com a inveja.A origem latina da palavra inveja é "invidere" que significa "não ver". Com o tempo essa definição foi perdendo o sentido e começado a ser usado ao lado da palavra cobiça, que culminou, então, no sentido que temos hoje.

Lúcia Cassiane Tessalle da Silva.
Tairine Silvano Rodrigues.
Projeto de Aprendizagem T: 21 e 22

2 comentários:

  1. Parabéns, Gabi, pela sua ótima participação aqui no Blog do Crato trazendo um tema bastante interessante, que trata da diferenciação entre INMVEJA e CIÚME. É uma leitura muito instrutiva e deliciosa.

    Eu fiz algumas modificações na diagramação, para se adequar ao padrão do Blog, sem mudar o seu conteúdo.

    Abraços,

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir
  2. Obrigada diretor,modifique a vontade.

    Abraços,

    Maria Gabriella Federico

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.