23 junho 2010

Encontro de História no Cariri - Reportagem: Elizângela Santos


ENCONTRO ESTADUAL de História está acontecendo em várias cidades da região, com visitas aos museus - ELIZÂNGELA SANTOS.

Juazeiro do Norte. O XII Encontro Estadual de História do Ceará foi aberto, no Círculo Operário São José, nesta cidade, com conferência do presidente da Associação Nacional de História (Anpuh), professor Durval Muniz. Uma das principais bandeiras de luta dos historiadores de todo o País, que é a regulamentação do profissional de História, foi debatida na abertura, além dos novos desafios da Associação no País. Cerca de 700 pessoas se inscreveram para participar do encontro.

O evento tem como temática central "História: Políticas Públicas e Práticas Culturais". Debates, por meio de mesas redondas, sobre "Museus e historiadores: Espaços possíveis e necessários no Ceará", e "Arquivos Públicos e Privados no Ceará e no Nordeste: Experiências e Necessidades" foram realizadas na Universidade Regional do Cariri (Urca). Os participantes de seis cursos de História do Estado também estiveram presentes nos museus da região, vivenciando a prática e a teoria da realidade desses equipamentos. O presidente da Anpuh, no Ceará, professor Altemar Muniz, afirma que a intenção desse trabalho é reunir além dos arquivistas, arqueólogos, professores ligados ao ensino de História, livro didático, para que possam falar sobre a presença do historiador nessas áreas mais especializados. "A ideia é fazer com que o encontro possa debater e propor política pública para favorecer à profissionalização", diz. Sobre isso, destaca a importância da articulação da categoria.

O XII Encontro Estadual de História do Ceará será encerrado no próximo dia 25, com Simpósio temático, às 8 horas, fechando com conferência do Professor Iranilson Buriti e apresentação artística dos irmãos Aniceto. A finalidade foi abrir espaço para o debate acerca das temáticas pertinentes ao exercício profissional do historiador, bem como propiciar espaços para o intercâmbio e a interação de ideias, estudos e pesquisas.

MAIS INFORMAÇÕES: Associação Nacional de História (Anpuh) Site: www.ce.anpuh.org (85) 9624.3835

Elizângela Santos
Repórter do Diário do Nordeste

Colaboradora do Blog do Crato

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.