08 junho 2010

Carta enviada ao deputado Sineval Roque - por Armando Lopes Rafael



Crato (CE), 8 de junho de 2010.

Exmo.Sr.
Deputado Sineval Roque
Assembléia Legislativa do Ceará
Fortaleza (CE)

Senhor Deputado:

Desde há muito, a sociedade cratense – pelo que ela tem de mais representativo – vem pedindo ao Poder Público para prestar uma homenagem ao 3º Bispo Diocesano de Crato, Dom Vicente de Paulo Araújo Matos. Virou rotina lermos – na mídia escrita – e ouvirmos – na mídia falada e televisada – apelos para que tal lacuna seja preenchida.
Com efeito, não se justifica que a cidade de Crato ainda não tenha prestado uma homenagem pública de agradecimento pela folha de serviço prestada por Dom Vicente de Paulo Araújo Matos – por todos reconhecido como O maior benfeitor de Crato – ao longo de 37 anos quando foi o Pastor Diocesano do sul-cearense.
Nenhuma rua desta cidade recebeu a denominação do 3º Bispo Diocesano de Crato, falecido em 06 de dezembro de 1998.
Surge agora uma oportunidade de corrigirmos esta gritante injustiça. E V.Excia. poderá ser o instrumento de Deus e da comunidade cratense para prestar uma significativa homenagem póstuma a Dom Vicente de Paulo Araújo Matos.
Como é do seu conhecimento, o Governo do Ceará – atendendo ao pedido de V.Excia – iniciou a construção da Escola Estadual de Educação Profissionalizante de Crato, localizada na Avenida Teodorico Teles, no local onde estão erguidos os galpões de antiga indústria de beneficiamento de algodão.
Não consta que foi dada nenhuma denominação oficial a este educandário que representará um grande benefício para a juventude cratense. Assim sendo, poderia V.Excia apresentar projeto na Assembléia Legislativa denominando de Dom Vicente de Paulo Araújo Matos a esta Escola Estadual de Educação Profissionalizante de Crato.

Justificativa

Dom Vicente de Paulo Araújo Matos nasceu na cidade de Itapagé (CE) aos onze de junho de 1918. Foi ordenado sacerdote, em Fortaleza, no dia 29 de novembro de 1942. Foi vigário da cidade de Capistrano (CE) entre 1944 a 1947. Diretor do Colégio Arquidiocesano em Fortaleza de 1947 a 1955.
Em 26 de abril de 1955 foi nomeado, pelo Papa Pio XII, como bispo titular de Antioquia em Meandro para exercer a função de bispo auxiliar da Diocese de Crato. Chegou a Crato em 15 de agosto de 1955 e aqui permaneceu até 1º de junho de 1992, atuando como bispo auxiliar até 1961 e deste ano até 1992 como 3º bispo titular da Diocese de Crato.
Pela extensa folha de serviço prestada ao Cariri e especialmente à cidade de Crato, Dom Vicente de Paulo Araújo Matos é justamente reconhecido como O maior benfeitor de Crato.
Com efeito, no seu profícuo episcopado realizou Dom Vicente de Paulo Araújo Matos um trabalho hercúleo, sintetizado pelos frutos abaixo alinhados:
– Criação de 18 Paróquias;
– Ordenação de 37 sacerdotes;
– Fundação do Instituto de Ensino Superior do Cariri, entidade que criou e manteve a Faculdade de Filosofia de Crato, que proporcionou condições para a criação da Universidade Regional do Cariri – URCA;
– Criação da Rádio Sociedade Educadora Cariri Ltda. que leva ao ar programas de natureza sócio-educacional-evangelizadora;
– Criação da Organização Diocesana de Escolas Radiofônicas, responsável pela extinção do analfabetismo na zona rural do Sul do Ceará na década 60 do século passado;
– Criação da Empresa Gráfica Ltda. (Tipografia) que imprimia o jornal semanal “A Ação”, órgão oficial da Diocese de Crato;
– Criação e construção do Colégio Madre Ana Couto, na cidade de Crato, destinado à educação de jovens pobres;
– Criação da Organização Diocesana de Escolas Profissionais que proporcionou formação de segundo grau à população carente da região do Cariri;
– Criação da Escola de Líderes Rurais, responsável pelo surgimento dos primeiros sindicatos de trabalhadores rurais no Sul do Ceará;
– Criação da Fundação Padre Ibiapina, ainda hoje a mais importante entidade sócio-educacional que desenvolve um amplo trabalho de Evangelização, Ação Comunitária, Opinião Pública, Cursos e Treinamentos, Pastoral de Saúde, Pastoral da Criança e Educação;
– Construção do Centro de Expansão Educacional que concentra todas as atividades da pastoral diocesana.

Ao lado de todas essas realizações chamava a atenção na personalidade de Dom Vicente de Paulo Araújo Matos uma inteligência prática, um espírito empreendedor e, acima de tudo, os dotes de um Pastor zeloso, prudente, firme e compreensivo.

Por tudo isso, Senhor Deputado, acreditamos que denominando a futura Escola Estadual de Educação Profissionalizante de Crato de Dom Vicente de Paulo Araújo Matos, o governo do Dr.Cid Gomes estará realizando o anseio da expressiva população católica da cidade de Crato, que recorda aquele Bom Pastor como uma bênção de Deus na promoção social de todo o sul-cearense.
Confiando na sensibilidade e espírito público de V. Excia, sempre sintonizados com os desejos da população caririense, aproveito a oportunidade para apresentar-lhe os nossos elevados protestos de respeito e consideração.

Cordialmente,
Armando Lopes Rafael

12 comentários:

  1. Aos que concordarem com esta solicitação pedimos enviar uma mensagem ao deputado Sineval Roque manifestando apoio à idéia.

    A mensagem pode ser enviada para o e-mail abaixo:

    sroque@al.ce.gov.br

    ResponderExcluir
  2. O conhecido “espírito de porco” está de volta!
    Ou seria melhor dizer o “espírito de cururu”, aquele que sempre volta mesmo depois de levar uma paulada com o cabo da vassoura?

    Mas, enfim, ele reapareceu para cravar o DISCORDO mesta matéria.
    Ótimo.
    O “espírito de porco” é um divisor de águas.
    Os caminhos dele não são os nossos caminhos.

    E por que se manifesta se a matéria em tela não foi postada para ele?.
    Ora, cumprindo o enunciado Bíblia: “Não devemos atirar nossas pérolas aos porcos, porque estes só sabem pisar a lama”.

    A propósito, alguém conhece a origem da expressão “espírito de porco”?
    Ela vem dá má fama do porco e é atribuída à pessoa que não tem escrúpulos. Que é imunda (mais por dentro do que por fora). Bom lembrar que o porco come as próprias fezes.
    Há ainda quem atribua esta expressão à impureza, ao pecado, à ação demoníaca, conforme alusões encontradas em textos bíblicos do Antigo e Novo Testamento.
    Cruz credo. Se isso for verdade vamos repetir o exorcismo de São Bento:

    Vade Retro Satana!
    (Vai de Retro Satanás!)
    Sunt Mala Quae Libas!
    (Aquilo Que Me Mostras é Malvado!)
    Ipse Venea Bibas!
    (Bebe Tu Mesmo os Teus Venenos! )

    ResponderExcluir
  3. Senhor Armando.

    Sua solicitação é valida e será levada ao conhecimento do Deputado Roque. Dom Vicente fez um importante trabalho quando Pastor da Diocese de Crato. Outrossim, o Deputado Roque já apresentou o Projeto de Lei Nº 106/10 que denomina Maria Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau a Escola de Educação de Educação Profissional do Crato, que se encontra tramitando na Assembleia Legislativa.

    Com atenção,

    Sangiorgy Ribeiro
    Assessor Gabinete Deputado Roque
    Maiores Informações:
    88 3523 2438/3277 2562
    www.sinevalroque.com.br

    ResponderExcluir
  4. Caro Armando
    Justa e merecida a homenagem a Dom Vicente, a quem o Crato deveria dar nome a uma de suas ruas.
    É a maior ingratidão que o povo cratense tem demonstrado. Dom Vicente somente fez o bem para o Crato e foi mais atuante e realizador que muitos dos seus prefeitos juntos.
    Faço a minha adesão à sua proposta e enviarei e-mail ao Dep. Roque

    Armando
    Veja e-mail que lhe remeti hoje.

    ResponderExcluir
  5. Caro amigo Carlos:

    Li o e-mail. Passarei no endereço indicado para receber a encomenda.
    Desde já obrigado.
    Armando

    ResponderExcluir
  6. Amigo Armando, não só passarei um e-mail ao Deputado Roque, como também, transportarei a matéria para o blog da Ponta da Serra. Parabenizo o amigo pela postagem, por acreditar ser uma justa homenagem ao saudoso Dom Vicente.
    Há muitos anos atrás estive em São Paulo trabalhando de caixa um grande supermercado. no Shooping Center Ibirapuera, quando certo dia, ao me virar ao caixa ao lado, imagine quem eu vejo na minha frente! Sim, Dom Vicente. Mas emoção e a timidez não me permitiram de me dirigir a ele e dizer: DOM VICENTE EU SOU DO CRATO. Limitei-me a olhar nos seus olhos e calar-me.
    Depois tomei conhecimento de que seus familiares residiam naquele mesmo bairro.
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Muito Bem, Armando, tem meu total e irrestrito apoio. O Deputado Sineval é bastante sensível ao clamor da população, e espero ver aqui estampada a resposta dele sobre essa questão.

    Abraço,

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir
  8. Concordo com o pedido da justa e merecida homenagem.

    Entretanto, pelas informações do Assessor do Deputado Roque, já tramita na Assembléia o Projeto de Lei 106/2010, que denomina de Violeta Arrais à referida escola profissional.

    Contudo, acredito que o Deputado Roque, depois desse alerta, buscará outro meio de homenagear, merecidamente, o Bispo Dom Vicente Matos, pelos seus relevantes serviços prestados ao nosso município. Adianto que vou conversar, pessoalmente, com o amigo Roque a respeito da idéia.

    Um forte abraço a todos.

    Tavares

    ResponderExcluir
  9. Caro Armando, paz e bem.

    Bom, quem colocou o discordo fui eu. Não pq eu discorde do texto ou da homenagem a Dom Vicente que com certeza fez muito pela nossa bela cidade. Só discordo do endereçamento da postagem. Não vejo o referido deputado compromissado com o Crato e com suas nobres reivindicações. Apenas isso. Agora, pode ter certeza que espirito de porco eu não tenho, muito menos de cururu. Hehehehehehe... sei que vc não direcionou a mim. Abç fraterno meu amigo.

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pelo texto, Armando.

    D. Vicente é uma figura histórica que não pode ficar esquecida da memória do povo cratense.

    Abraço,

    Claude

    ResponderExcluir
  11. Eita Armando danado, a se eu tivesse um assessor como vc.
    Quem seria outro deputado ligado ao Crato( Roque ou Ely) para esse projeto?
    Sera que era para o dep. da região metropolitana de juazeiro ( Vasques)? Ocelio, Ocelio, te cuida.rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsr.

    ResponderExcluir
  12. Caro Amigo LW, com certeza tem gente mais capacitada e com maior sensibilidade do que o referido deputado. E veja não nada contra ele. Nem o conheço pessoalmente, apenas faço uma análise a partir do que observo. Aí eu pergunto: pq não via o nosso representante maior, o prefeito Samuel? Ah... e tem o deputado Zé Arnon que muita coisa já conseguiu para o Crato. Abçs meu irmão.

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.