28 junho 2010

Caririenses ajudam vítimas das chuvas em Alagoas

Fonte: jornal O POVO, 28-06-2010

Um exemplo de solidariedade – por Rita Célia Faheina, repórter
A região do Cariri está se mobilizando para ajudar as vítimas das chuvas em Alagoas e Pernambuco. Em Fortaleza, também há postos de doações de roupas, água e alimentos não-perecíveis. O bispo diocesano do Crato, dom Fernando Panico (foto ao lado) e o padre Paulo Lemos Pereira viajaram, semana passada, para Alagoas e levaram donativos às vítimas das enchentes. Foram a União dos Palmares, uma cidade polo da região da zona da mata alagoana, banhada pelo Rio Mundaú. A cheia do rio causou estragos e deixou muitos dos 62.727 habitantes (Censo de 2009) desabrigados
A Romaria do Cariri pela fé em busca de socorro pelos desabrigados. É a campanha que está sendo realizada até amanhã, 29, pela Diocese do Crato, instituições civis, prefeituras do Cariri e pelo povo da região para ajudar às vítimas das enchentes ocorridas em Alagoas e em Pernambuco, na semana passada. Só em Alagoas, já são mais de 180 mil pessoas desalojadas ou desabrigadas em virtude das chuvas torrenciais que caíram no estado. Mais de 50 pessoas morreram. Entre os romeiros que vão a Juazeiro do Norte todos os anos, para as três principais romarias - em 2 de fevereiro, 15 de setembro e 2 de novembro - são os alagoanos que sempre estão em maior quantidade. Por isso, igreja católica, empresários, instituições governamentais e não governamentais resolveram se solidarizar com as vítimas.

Os donativos estão sendo recebidos, em Juazeiro do Norte, na sede do Círculo Operário São José e na sede do Corpo de Bombeiros Militar. “As doações também pode ser recolhidas em casa se as pessoas não têm como transportar”, informa Vivina Fernandes, da secretaria da Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores. Segundo ela, a campanha está sendo divulgada em todas as missas das paróquias da cidade. As pessoas podem doar principalmente alimentos não-perecíveis, roupas, água mineral. As doações continuam hoje nas paróquias e capelas de Juazeiro do Norte e Crato. Os padres estão encarregados de fazer a convocação aos fiéis durante as celebrações.
Afinal, os alagoanos estão anualmente em Juazeiro do Norte. A primeira romaria deste ano, a de Nossa Senhora das Candeias, do final de janeiro até 2 de fevereiro passado, reuniu mais de 260 mil pessoas e a maioria era de alagoanos. (Colaborou Amaury Alencar).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.