28 junho 2010

Bom Dia, Crato ! - Dia 28 de Junho de 2010


Bom dia para todos os escritores, colaboradores, comentaristas e leitores do Blog do Crato. Hoje é Segunda-Feira, dia 28 de Junho de 2010. Noite da Fumaça, e eu explico: Em Crato, assim como na maioria das cidades do nordeste, o São João e o São Pedro são comemorados na véspera. Nas cidades pequenas ainda do tamanho ou menores que o Crato, essa comemoração é feita com fogueiras em plenas ruas da cidade. Na verdade, um costume RUIM que ainda não conseguimos eliminar. Nas chamadas noites de Sao João e de São Pedro, a partir das 18:00, é quase impossível RESPIRAR no Crato, porque muita gente faz fogueira de lenha verde, e a fumaça é de tal forma espessa, que é quase impossível se ver o resto da cidade, ou um bairro ver o outro. A fumaça é tão insuportável, que muita gente que sofre de problemas alérgicos, ou que não está disposto a inspirar monóxido e dióxido de carbono, resolve sair da cidade, e deixá-la semi abandonada.A coisa só começa a melhorar depois da meia-noite, e algumas vezes, apenas depois das 3 da manhã.

Seria tão bom se a Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano do Crato começasse uma campanha proibindo fogueiras dentro do perímetro da cidade, e reservando isso apenas aos lugarejos, creio que todos teríamos mais paz no Crato. Não é bom que por conta de alguns, a cidade tenha de pagar um preço tão grande, com gente dando entrada em hospitais ou se refugiando com alergia da fumaça produzida por aqueles que apesar de terem boa vontade, não têm consciência, pois prejudicam a maior parte da população.

A nossa sorte na noite de São João, foi que uma pequena chuva atrapalhou os planos de quem pretendia fazer fogueira dentro da cidade, e por isso mesmo, a "lenha" está acumulada. E hoje, sendo a "noite de São Pedro", presumo que irão juntar a madeira de São João e São Pedro para queimá-la de uma só vez. Haja Pulmão. Santa Ignorância!

Previsão do Tempo

Sol com algumas nuvens. Não chove. Como diria o Chapolim Colorado: "Suspeitei desde o princípio..."

Abraços,
Bom Dia!

Dihelson Mendonça

Um comentário:

  1. Quero aqui parabenizar o escritor Armando Rafael. Antes de viajar para Fortaleza, eu pedi a todas as pessoas que aumentassem a quantidade de postagens no Blog, e cuidassem de tudo, afinal de contas, o "zelador" precisa de vez em quando tirar uma folga.

    Como a maioria dos leitores sempre me diz: "Dihelson, sem você, o Blog do Crato não existe". Posso ver que isso é verdadeiro, pois não fosse pelo valoroso Armando Rafael, o Blog só teria 1 ou 2 ou Zero postagens por dia. Eu na verdade, não consegui descansar. Todos os dias continuei a fazer o trabalho de coleta das notícias que sempre fiz, garimpando pela madrugada.

    Um grande abraço Armando Rafael. Obrigado por atender ao meu chamado. Em breve, estarei no Crato.

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.