07 maio 2010

A maior lição que o Blog do Crato me ensinou em 5 anos...


"Onde há inveja, não há amizade"


Camões

A experiência é uma coisa fantástica na vida do ser humano, e muitas vezes, só nos chega, quando é tarde. Seria tão bom se pudéssemos já ter experiência ao tentar algum empreendimento na vida!

Se tem algo que aprendi nos 5 anos do Blog do Crato e que quero aqui repassar a alguém que queira realizar qualquer empreendimento de cunho social, é que ao elaborar algo em conjunto, algo feito a várias mãos, sigam os passos que quase todos os livros de auto-ajuda e do bom-senso pregam: Forme uma aliança inteligente. E o que é isso? Uma aliança inteligente é um conjunto de pessoas trabalhando em prol de uma mesma finalidade, de um mesmo ideal. Quando se trabalha dessa maneira, todos querem o mesmo fim, todos procuram trabalhar por uma causa, e se esforçam para isso. Chegam a dar tudo de si pelo bem do todo. Ora, quando comecei com o Blog do Crato, pensei tolamente que trazendo indivíduos de pensamento completamente oposto ao meu, pessoas inclusive que mantinham ódio e intolerãncia à minha pessoa e aquilo que eu representava, eu estaria fazendo algo assim no sentido da democracia. Pensei que colocando dentro de uma sala pessoas de pensamentos contrários, eu pudesse estar dando um passo no sentido de uma grande realização.

Esse foi meu maior Erro !

Na verdade, você nunca vai conseguir convencer teus inimigos de que algo que você faz é bom, éé belo, é justo e edifica. Somente os seus verdadeiros amigos irão te incentivar nas horas difíceis e te elogiar em algum acerto. Porque aqueles que te detestam, sempre irão te detestar, não importa o bem que você faça por eles e não importa a maior realização da tua vida. Se for algo mesmo extraordinário que não se consiga mais calar, no máximo você conseguirá ouvir algo do tipo "Sim, esse cara conseguiu, e Daí ?" . Não importa se o ideal maior é construir algo superior às cabeças de cada participante. Então, ao pensar num projeto comunitário, forme uma aliança inteligente, de pessoas que sobretudo, te admiram e te respeitam, pois essas nunca irão puxar teu tapete. É muito ruim trabalhar em ambientes onde os colegas estão a todo tempo como a fábula do Sapo e do Escorpião, sempre prontos para atacar com seu veneno. Um projeto assim, não pode ir pra frente! No máximo o que se vai conseguir é confusões, brigas, e para cada decisão, terá que enfrentar uma oposição totalmente desnecessária, improfícua e que só pensa em se opor porque tradicionalmente é contrário às tuas idéias.

Cristo disse que toda casa dividida entre si, chegou ao fim. E é a mais pura verdade. Portanto, se alguém quiser formar uma comunidade que compartilhe de AMIZADE, RESPEITO, SOLIDARIEDADE, Trabalhar pelo Bem-Comum, jamais convide indivíduos que vivem carcomidos pela INVEJA, pelo ORGULHO e pelas AMBIÇÕES. Isso representa a falência de qualquer projeto bom. Todo empreendedor deve saber o mínimo possível, para entender que a palavra DEMOCRACIA só existe na Imaginação das pessoas. Democracia é uma coisa que não existe nem no Céu, onde há um que comanda e há os comandados. Até no Inferno ela não funciona também. Porque haveria de funcionar em meio aos projetos humanos ? No máximo chega-se a uma baderna e a Anarquia, em que para se decidir que rumo tomar, é necessário consultar A, B ou C e perde-se muito tempo exatamente porque as pessoas contrárias ao sucesso do projeto irão apontar sempre o caminho mais difícil ou impossível para todo o grupo seguir.

Portanto, recapitulando uma lição muito simples da vida diária: Ao fazer um projeto coletivo, chame somente os seus iguais. Os seus companheiros. Aqueles que vêm para somar forças, não pra puxar o carro pra trás, quando todo o grupo quer ir pra frente. Chame os amigos, chame metade da cidade até, mas somente de pessoas que não tenham qualquer inveja contra sua pessoa, e que antes de tudo, queiram ajudar. Elimine toda e qualquer possibilidade de infiltração de pessoas negativas, pessimistas e que queiram puxar teu tapete. Essas devem mesmo serem deixadas de lado, e não se importe com as críticas destrutivas daqueles que olhando o projeto seguir, ficam a tecer difamações, Calúnias e palavras negativas contra seus companheiros de luta. Só assim, e somente com a união de todos num mesmo propósito, com a eliminação das forças que querem levar a coisa pra baixo, seu projeto será vitorioso e alcançará o pleno Êxito. Depois de traçadas as metas, o próximo passo, portanto, é a escolha das pessoas certas para os desafios. Traçar o perfil dos indivíduos que farão o projeto crescer, eliminando todos aqueles que trabalham contra os ideais do grupo. A História tem demonstrado os caminhos corretos e vitoriosos, bem como o tipo de aliança que levou grandes projetos ao fracasso e à derrota.

Avante! Fiéis escudeiros. Nossa causa é nobre, justa e Verdadeira!

Por: Dihelson Mendonça

10 comentários:

  1. Amado amigo Dihelson,
    desde o começo que acompanho o Blog, esse foi em minha modesta opinião, um dos mais belos textos escritos por vc!

    Sim estamos para somar, multiplicar, mas não se prender a picuinhas ou vaidades.
    Uma das lições mais belas que aprendi com vc e de não dar ouvido as fofocas e a pessoas invejosas que querem por todo tempo fazer o mal.

    To contigo mestre, canso de repetir isso e sempre direi a vc, estou contigo sempre, para o que precisar.
    Eu disse no show de Pachelly e hj repito, a familia blog do Crato, pois é isso somos uma familia, e por mais que vc tenha criado o Blog ele tambem e responsabilidade nossa, saber usar, cuidar e respeitar, e nosso dever.

    Amigo contigo , sempre!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Ale,

    Que ninguém entenda que aqui Eu estaria choramingando num dia tão belo...nada disso! Estou é muito FELIZ, por ter aprendido no início deste ano que certas coisas não compensam. Desgaste não compensa. Ficar brigando com quem não tem o menor respeito à nossa pessoa não compensa...se matar de trabalhar não compensa... ficar dando ouvidos a gente idiota, que nunca chegou junto nas horas em que mais precisamos não compensa...

    Porque que eu iria atender e perder tempo debatendo com quem não vem pra somar e sim para semear apenas a discórdia entre os Bons? Então, me chamem do que quiserem: Totalitário, Ditador, podem dizer que eu sou mandão, etc. Isso em nada me atinge. To aprendendo com Wilson Bernardo. Sou Ditatorial MESMO. Tem que ser! É preciso ser. Depois que investirmos em pessoas absolutamente desinteressantes, vi que só temos a dar satisfação aos nossos. À nossa consciência que precisa ser moldada novamente, refeita, porque estamos aprendendo, e a nós mesmos. O nosso limite. A nossa capacidade.

    Qualquer pessoa que nos tira do nosso foco de luta, deve ser eliminada da nossa vida. A vida é curta para perdermos tempo com certas pessoas e pensamentos, respondendo a hostilidades. O que importa é a marca que deixamos no mundo. Atender aos contrários, apenas nos desvia da nossa rota.

    O mais correto a se fazer, é clicar no X e mandar pra aquele lugar, ou simplesmente ignorar. Enquanto 10 ou 50 querem nos puxar o tapete, tem 300 querendo somar e ajudar. E são estes os essenciais.

    Lembro-me daquela oração da Rádio Educadora: "Os maus não nos compreenderão, mas convertei-os Senhor. E os bons nos Ajudarão...o que pedimos é a vossa graça, para levar a todos a Paz, a esperança, a alegria e a fraternidade" - Todo o resto, é supérfluo, e o supérfluo, como todo ele, deve ser eliminado das nossas vidas para sempre.

    Abraços,
    Paz no seu coração, como Eu estou profundamente em Paz comigo mesmo.

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir
  3. O meu amado que bom te ver assim!!
    Olha ao meu ver vc tem todo direito de ser o que quiser, pois vc se doa a esse blog, e vc quem o sustenta e vc quem o alimenta, e ja que não temos essa responsabilidade que ao menos saibamos valorizar seu trabalho com carinho e respeito, fico feliz de saber que vc esta bem , pois vc merece, eu sei o tanto que vc procura sempre nos brindar com o que ha de melhor e não é justo algumas pessoas não reconhecerem isso, não terem nem se quer respeito a vc e aos que assim como eu torcemos para que o Blog cresça cada vez mais, e quem estiver incomodado, faça um blog, afinal a internet e livre, mas vir ate aqui para semear discórdia e falta de respeito mesmo!
    Atitude de gente mesquinha e covarde!
    To contigo sempre amigo, sempre mesmo pois respeito, admiro e amo seu trabalho, e considero o Blog um pedaço de todos aqueles homens de boa vontade!

    Tudo de bom amigo!!

    Ah e faça uso do que me ensinou para fofoqueiros e pessoas que gostam de semear discórdia nossa total indiferença, os cães ladram e nossa caravana passa!!

    Força e isso ai não deixa o astral cair!!

    ResponderExcluir
  4. Dí,
    "Não te irrites, por mais que te fizerem...
    Estuda, a frio, o coração alheio.
    Farás, assim, do mal que eles te querem,
    Teu mais amável e sutil recreio...""

    Mário Quintana

    Meu amigo nunca desista de nada por conta disso, não vale apena garanto a vc, é muito bom ser bom, é muito bom ficar feliz com a felicidade do outro, é muito bom ser leve, é muito bom ter amigos, é muito bom amar e ser amado, é muito não ter Inveja!
    bjo no coração.
    Monkynha

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Dí,
    corrigindo: É muito bom não ter inveja. E aproveito para dizer que Alê e WBernardo sabe o que to dizendo e vou repetir, não vale apena, bom mesmo é ter amigo feito vc.
    Bjo no coração.
    Monkynha

    ResponderExcluir
  7. Monica vc disse tudo!! apoiada!

    ResponderExcluir
  8. A Inveja Passeia pelas Ruas

    O homem que não tiver virtude própria sempre invejará a virtude dos outros. A razão disso é que a alma humana nutre-se do bem próprio ou do mal alheio, e aquela que carece de um, aspira a obter o outro, e aquele que está longe de esperar obter méritos de outrem, procurará nivelar-se com ele, destruindo-lhe a fortuna.
    As pessoas que são curiosas e indiscretas são geralmente invejosas; porque conhecer muito a respeito da vida alheia não pode resultar do que concerne os próprios negócios. Isso deve provir, portanto, de tomar uma espécie de prazer teatral a admirar a fortuna dos outros. Aliás, quem não se ocupa senão dos próprios negócios não encontra matéria para invejas. Porque a inveja é uma paixão calaceira, isto é, passeia pelas ruas e não fica em casa.

    Francis Bacon, in 'Ensaios - Da Inveja'

    ResponderExcluir
  9. Obrigado Alessandra, Monkynha e Océlio. Trabalhar com vocês é uma bênção. Vocês, juntamente com alguns mais, são pessoas que vieram pra SOMAR, para construir algo, e independente de mim, o trabalho de cada um aqui no Blog fala por si. O Océlio por exemplo, tem uma trajetória de textos cuidadosamente selecionados que mostra uma pessoa que pensa como nós: Em levar a boa imagem do Crato e do Cariri para o mundo. Ele se preocupa com o CONTEÚDO das postagens. Pegando as postagens do Océlio, não há uma só tolice, algo desnecessário. Ou ele posta algo útil, uma reportagem ( inclusive fotográfica ), ou ele não escreve. É como o Wilson Bernardo, que sempre traz reportagens interessantes sobre a cidade. É como o Armando Rafael, que sempre tem ido a locais fazer reportagens sobre a nossa história. É como a Mônica Araripe, Alessandra e a minha amiga Magali, que nos tem trazido textos belíssimos que levantam o astral de todos. Mônica é o retrato da alegria e da solidariedade.

    É como também as postagens ótimas de um Zé Flávio Vieira, de um Zé do Vale Feitosa, de um Arimatéia, de José Sales, de Amiltom Silva... e a lista vai longe. Todos trazendo o melhor de si para publicar. Pessoas que sabemos inclusive que sacrificam suas melhores horas, que deixam até a família um pouco de lado depois de um dia de trabalho imenso, como o Amilton Silva, para nos trazer algo de útil.

    E o apoio incondicional de pessoas como Carlos Eduardo Esmeraldo, jair Rolim, Mônica Araripe, Amilson Som, Valdemir Correia ( que aqui eu mando um abraço ), meu grande amigo José Milton Arraes e a Camila Arraes, Rosemary Xavier ( que é nossa mais recente entusiasta ), e a muitos outros.

    Esses são os verdadeiros Cratenses! Essas são as pessoas maravilhosas, juntamente aí com os comentaristas como o Hermano, o Luiz Domingos de Luna, e tantos comentaristas bons que temos, que querem mesmo o desenvolvimento do Crato sem se ater a picuinhas.

    Um grande abraço para todos vocês.

    AVANTE!
    Temos inúmeros projetos que precisam ser realizados, ( PARA O DESESPERO DOS QUE NÃO GOSTAM DE NÓS, mas para o bem da nossa cidade ).

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir
  10. E sim Dihelson,

    para que gastar vela com defunto ruim?

    Vamos avante!!

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.