04 maio 2010

Deputado Roque participa de Audiência Pública em homenagem aos 23 anos de fundação da URCA


A Universidade Regional do Cariri (Urca) foi homenageada nesta terça-feira na Assembleia Legislativa do Ceará pelos seus 23 anos de atividades. A homenagem, que partiu do deputado e ex-reitor da URCA, professor Teodoro (PSDB), foi realizada no auditório Deputado Antônio Gomes de Freitas no Complexo de Comissões. O deputado estadual Sineval Roque (PSB) participou do evento. Na ocasião, o parlamentar parabenizou a iniciativa do deputado professor Teodoro e ressaltou a importância da Universidade para o desenvolvimento da região do Cariri. “Ao longo dessas duas décadas de atividades da URCA, tenho trabalhado, aqui na Assembleia Legislativa, para que a Universidade acompanhe os avanços necessários para continuar levando ensino de qualidade para a população caririense”, destacou Roque. Dentre os projetos apresentados pelo parlamentar na área da educação e especificamente para a Universidade Regional do Cariri estão: projeto de indicação nº07/07, indica a criação do curso de Turismo na URCA; emenda parlamentar para ampliação do laboratório e reforma do campus do curso de Direito da URCA; apoio, junto ao Governo do Estado, para o projeto de construção do ginásio poliesportivo, do restaurante e da estrutura interna da URCA e uma emenda parlamentar para a construção do Campus do Curso de Agronomia da Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Ceará no Crato.

Sineval Roque é autor ainda do projeto de lei nº07/2005, que dispõe sobre a isenção da taxa de inscrição nos concursos das universidades públicas estaduais do Ceará;

Saiba mais

Sediada nos municípios de Crato, Juazeiro do Norte e Santana do Cariri, a URCA atende a uma comunidade de aproximadamente 9.000 (nove mil) estudantes de cerca de 91 municípios dos Estados do Ceará, Piauí, Pernambuco e Paraíba, distribuídos entre os cursos de graduação, programas especiais e pós-graduação lato sensu. A URCA, atualmente, conta com cursos regulares de Graduação, Programas Especiais de Formação de Professores, cursos Sequênciais, curso de Técnico em Enfermagem, Mestrados Profissionalizantes, diversos cursos de Pós-Graduação "Lato Sensu" e Unidades Descentralizadas-UD (Iguatu, Missão Velha e Campos Sales).

Fonte: Assessoria de Imprensa do Dep. Sineval Roque

8 comentários:

  1. Esqueceram de falar nas diretrizes e realizações da Administração do Prof. André Herzog, que colocou a URCA NO RUMO CERTO.

    ResponderExcluir
  2. Tudo isto que o nosso Deputado Roque está agora apresentando como inédito estava lá registrado no Plano URCA. É só conferir.

    ResponderExcluir
  3. Peço inclusive ajuda do Professor Darlan Reis, que quando Chefede Gabinete do Reitor "Das Nuvens", se le fizer a gentileza de corroborar minhas ilações.

    Cordialmente

    ResponderExcluir
  4. José Sales:
    Enquanto a homenagem acontecia lá em Fortaleza, no Crajubar alunos dos cursos de Física (localizado em Juaazeiro do Norte) e Artes Cênicas (localizados em Barbalha) davam entrevistas nas emissoras de rádio denunciando a crise que vive a URCA por falta de professores. Os alunos disseram que os mais prejudicados são eles, que perdem aula e vão esperar mais tempo para completar o curso. A falta de profissionais tem levado ao cancelamento de algumas disciplinas.

    De acordo com os alunos faltam 155 professores hoje na URCA. 60 vagas são de professores que se aposentaram ou morreram. Outras 95 foram surgindo à medida em que os cursos novos criados na gestão André Herzog avançam nos semestres seguintes. É o caso da física e das artes cênicas.

    ResponderExcluir
  5. Noutro veículo de comunicação, o presidente do Sindicato dos Docentes (Sindurca), Francisco Augusto Nobre declarava que a Universidade Regional do Cariri (URCA) corre o risco de perder o porte de Universidade para ser um mero Centro Universitário.

    Explicava Augusto que o projeto de reforma universitária, que deverá ser aprovado no Congresso Nacional até o final de 2010, só considera universidade as instituições que tenham pelo menos 20 cursos regulares com quatro de mestrado ou doutorado, o que não é o caso da Urca, que tem 16 cursos e apenas um de mestrado.

    Festa em Fortaleza! Crise no Cariri... esta a realidade nua e crua!

    ResponderExcluir
  6. Caro Armando Rafael

    O mais estranho em tudo isto é a usual ausencia de posições ou "não posição" do Gabinete do Reitor sobre estes assuntos, como também dos antigos apoiadores de sua candidatura, que no princípio da atual administração estiveram até em vistosos cargos da mesma.

    Parece que tudo girava tão somente em torno de pseudo palavras de ordem e nada mais. Quando a gestão lhe foi colocada nas mãos, nada foi apresentado como um programa da mesma.

    ResponderExcluir
  7. E note-se que o nobre deputado que hoje participa das "comemorações" flanava pelos corredores da URCA, à época.

    ResponderExcluir
  8. Caros debatedores,
    Ilustre José Sales,

    Quero entender melhor... Mas o que tem haver o Deputado Roque, representante do Cariri na Assembléia Legislativa, com o desmando, se é que existe, na Universidade???

    Pelo o que observei o Deputado apresentou vários projetos de interesse da URCA e estudantes em geral. Também diligenciou/pleiteou junto ao governo do estado verbas para construção de ginásio poliesportivo entre outras obras.

    Portanto, acredito que tais fatos são interessantes à Universidade e a região.

    Estou certo ou não??? Não entendi a insatisfação do nobre José Sales, com o deputado.

    Abraços a todos.

    Tavares

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.