23 maio 2010

CRATO HOJE - Tempo Nublado, mas sem chuvas...


Sem as chuvas, o perigo dos incêndios na Floresta do Araripe !




Bom Domingo, Gente!

Após uma semana estafante, finalmente chegamos nesse dia de domingo abençoado de descanso semanal. Mas o Blog do Crato não pára. Trazemos 11 matérias apenas nessa manhã. E a previsão do tempo? Até que choveu em torno de 06 horas da manhã. O dia amanheceu nublado, com rajadas de sol. Ontem, dia quente, atípico para esta época: 29 graus na Vilalta. Nem parece com outros anos, em que nos meses de Maio, Junho e Julho tínhamos aquele friozinho característico do Crato. Minha grande preocupação é que sem as chuvas, praticamente não tivemos mudança nas estações do ano. E sem as chuvas, o perigo de incêndios na Floresta do Araripe nos meses de Setembro, Outubro e Novembro aumenta bastante. Apelemos aos Céus !

Por: Dihelson Mendonça
Fotos: Incêndio de 2007 - Pachelly Jamacaru

8 comentários:

  1. Dihelson, uma sugestão: vc pode colocar Ótima Matéria e, como outra opçao, Ótima Noticia, pois nem sempre uma ótima matéria traz uma ótima notícia.

    ResponderExcluir
  2. Neste caso específico a matéria é otima, mas a notícia não é boa, pois as chuvas não caem e o sertão continua seco.

    ResponderExcluir
  3. Poxa Di ai não tem brigada contra incêndio? Se há este risco é bom que fiquem em alerta.

    Abraços, bom dia

    Rosemary

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pela sugestão, Océlio. Você sempre trabalha pelo bem do Blog e quer o melhor. Estou coletando a opinião de vocês, e vendo de outros sites. Olha, nem a avaliação do O Globo é interessante o sistema, pois eles estão no mesmo problema nosso.

    Fica aquela coisa dúbia, Boa Matéria, mas notícia ruim...

    Por exemplo, uma reportagem bem-feita, com fotos, conteúdo sobre a Morte do Papa: É uma ótima matéria, mas a notícia é ruim.

    Abraços,

    DM

    ResponderExcluir
  5. Rose,

    Brigada contra incêndio existe, mas se até na Califórnia existem aqueles incêndios monumentais, que quase ninguém consegue apagar, quanto mais no Cariri...

    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Aliás, aqui tem sido melhor que na Califórnia nesse sentido

    ResponderExcluir
  7. É Dihelson com a escassez das chuvas infelizmente temos este problema, e este vem se agravando por vários anos, no estado do Mato Grosso por exemplo, vemos todos os anos os incêndios florestais se propagando e lá na maioria das vezes são criminosos ou por falta de controle do latifundiário, e também mal aplicação de técnicas de uso do solo (retira-se a cultura e logo em seguida ateia-se fogo para "fazer a limpeza da gleba" para o novo plantio), isto é um erro que se remete aos povos da idade média, o solo perde seus nutrientes, há portanto a necessidade de se corrigir este e isto leva demanda de tempo e perda nos lucros, mas, "os donos" da terra ainda não aprenderam a ter este comhecimento, não utilizam técnicos especializados e por ai vai...
    Quando te indaguei agora a pouco sobre a brigada de incêndio e vi as fotos feitas pelo Pachelly Jamacaru, me levou a crer que não havia este recurso, pois nem todos os munícipios dispõem destes.
    E se tratando de uma área como a Chapada do Araripe (Área de Proteção Ambiental), é dever dos governantes e das instituições ambientais, não deixar este local ao acaso, pois já chega os desmatamentos, para expanção imobiliária. Me desculpe pela longa postagem do comentário, mais uma vez me excedi.

    Até mais
    Rosemary Borges Xavier

    ResponderExcluir
  8. Mais abrasador e devastador do que os incêndios, é a falta de enfretamento ao desmatamento contínuo que ocorre na Floresta, onde caminhões descem a serra sem que ninguém de ordem alguma faça alguma coisa!

    Mas, é sempre bom lembrar que todo cuidado é pouco com o fôgo! Foi muito bom Dihelson lembrar isso!

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.