30 maio 2010

Bom Dia! - Programa Cariri Encantado é Transmitido ao Vivo do Crato Tênis Clube


A Celebração do Encantamento

IMG_4588


Bom dia, meus caríssimos leitores do Blog do Crato, nesta bela e quente manhã de Domingo, 30 de Maio de 2010.

Ontem, no salão nobre do Crato Tênis Clube, aconteceu uma importante festa para a região. Uma verdadeira celebração da arte e da cultura, onde mais de 500 pessoas que fazem parte da história do Cariri Cultural foram homenageadas. O autor da idéia, o cantor e agitador cultural Luiz Carlos Salatiel conseguiu realizar um feito notável ao reunir em um só lugar, alguns dos grandes valores da região. Uma espécie de "Diploma de Honra ao Mérito" foi distribuído entre os homenageados presentes, que se dividiam em grupos: Música, Artes Cênicas, Literatura, etc. Salatiel também apresentou ao vivo, juntamente com o colaborador Carlos Rafael, o seu semanal programa de Rádio "Cariri Encantado", que é transmitido pela Rádio Educadora, e que completa hum ano no ar e já entrevistou 50 convidados. No evento estavam figuras ilustres e reconhecidas, como o Jornalista Huberto Cabral, a maestrina Divani Cabral, e artistas locais, como o cantor e compositor Abidoral Jamacaru, o escritor José Flávio Vieira, e a Secretária de Cultura do Município, ( que também é dançarina ), Danielle Esmeraldo, acompanhada do seu esposo Manoel Severo, idealizador do "Cariri Cangaço." Houve homenagens In Memorian aos grandes vultos do passado.

O evento contou ainda com a participação de Batista e seu Conjunto, e de apresentações de artistas musicais, que se revesaram no palco. O Blog do Crato fez a cobertura fotográfica completa através deste repórter e do também fotógrafo e cinegrafista Wilson Bernardo, que deverá estar disponível logo mais aqui no Blog do Crato.

E agora, a Previsão do Tempo para hoje:

Um Domingo de Sol com algumas nuvens e Não chove. É o que prevê o site de meteorologia "Climatempo". Previsão clássica para o cariri, que já estamos acostumados. Na verdade o dia amanheceu nublado, mas tudo indica que com o passar das horas, a tênue camada de núvens irá se dissipar e dar lugar ao sol, que permanecerá escaldante. A previsão aponta para temperaturas entre 22 e 31 graus. Tenham todos um Bom Dia e um Bom descanso.

Dihelson Mendonça

7 comentários:

  1. Ficamos de longe tentando sintonizar as ondas do rádio.
    Ao Salatiel o meu abraço de reconhecimento, e acreditando que na vida quando procuramos criar o bem, só bons fluidos recaem sobre nós.

    ResponderExcluir
  2. A festa foi bela, mas senti falta do nome de carlos henrique , mas deixa para la, uma pena que todos os hoemnageados não estavam presentes.

    ao meu esterno professor desejo sucesso em seu programa ele merece demais, Rafael vc é o cara!

    ResponderExcluir
  3. Dihelson,
    Valeu toda a cobertura que você e o WB fizeram de nossa festa da "Celebração do Encantamento"
    Vou copiar o teu comentário lá no CaririCult e no Cariri Encantado.
    Quando saírem as fotos, dá um toque no CaririCult para que todos possamos admirá-las.
    Um grande abraço,
    Salatiel

    ResponderExcluir
  4. Olá, Amigos,

    Aqui nos comentários a gente pode falar de uma maneira mais coloquial, como sempre, ao invés do texto jornalistico e seco que sempre faço questão de postar nos artigos.

    Mas o que queria dizer agora, que acordei ( São 17:15 ), depois de uma noite maravilhosa de encantamentos, é que a celebração realizada ontem no Crato Tênis Clube foi um evento maravilhoso que há muito tempo precisava ser feito aqui. Eu sempre cobrei de nossos colegas da cultura, e até da Secretária de Cultura que se fizesse algo assim, no intuito de lembrar ao poder público quem é quem no Cariri. Quem faz arte, quem escreve, quem toca, quem canta, o que faz cada um.

    No evento, só faltou uma coisa, Salatiel, que a gente se esqueceu, e que seria EXTREMAMENTE importante: Era pra ter convidado o Prefeito, o Vice, todos os Secretários, os Deputados, os Vereadores...enfim, todos que fazem parte do poder público, a fim de que essas pessoas possam ter idéia do que seja a classe artística. Uma espécie de MOSTRA. Porque eu tenho quase certeza que a maioria dessas pessoas que eu falei, não conhece todos aqueles artistas nem sabem o que eles fazem. E seria bom que cada equipe demonstrasse o seu talento no evento. Essa união, integração, teria sido muito importante. E convidar também o resto do público, afinal, o povo tem de ir aonde a arte está, e infelizmente a celebração era mais para os artistas. Quase todos que ali estavam, já eram ligados às artes.

    Eu sempre defendi a idéia da popularização da Arte. Critico sempre os modelos do BNB e do SESC, que realizam as coisas a portas fechadas, eventos belíssimos que custaram milhares de reais e ficam perdidos em salas do Cariri para 40 pessoas e nunca mais se vê nem se registra.

    Conversando uma vez com o Anastácio, antigo diretor do CCBNB cariri, ele não gostou das minhas duras críticas, porque eu disse "que o BNB deveria fazer aquilo em Praça Pública, para milhares de pessoas verem e não a portas fechadas". Ele disse que isso não era tarefa para o BNB, e sim para a prefeitura, governo do estado, etc... não concordo. Acho que BNB, SESC e outros têm um dever para com a Sociedade. Como sempre escrevo em minhas crônicas "É preciso deselitizar as Artes e a Cultura". Tirar das portas fechadas. O povão precisa ter contato com os grandes valores, mas a verdade é que o povão está submetido a uma massificação horrível pelos meios de comunicação.

    Até quando teremos Artes Elitizadas ? O povo precisa participar do processo.

    Então, eu vejo com muito carinho o evento realizado ontem. Eu sei pela entrevista que fiz com Salatiel logo mais disponibilizada nos Blogs, que foi uma coisa que foi concebida inicialmente para o programa de Rádio e foi estendida um pouco mais para todos os artistas. Foi uma boa idéia, que precisa ser apoiada por toda a classe artística. É muito difícil reunir todos os artistas num só lugar. NEM PREMIANDO ELES VÃO...

    Mas o evento foi um sucesso, e esperamos ver outros do gênero aqui no Cariri, realizados por outras pessoas também, pelo poder público que valorize, e por todos que amam as Artes e a Cultura do Cariri.

    Somente assim poderemos tirar o povo da miséria cultural em que se encontra, que aliás, de todas as misérias humanas, a falta de acesso à educação e à cultura, é a pior delas.

    Abraços,
    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir
  5. Dihelson.
    A sua avaliação é pertinente e com muita clareza.
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  6. Dihelson,

    Fui ao evento como assessora da primeira dama, e com certeza repassarei a ela tudo que vi, e a beleza do evento quase um oscar para os artistas que em muito contribuem para o enriquecimento do Crato.

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.