13 abril 2010

CRATO - Notícias da URCA - Universidade Regional do Cariri - Dia 13 de Abril de 2010



Problemas técnicos e legais adiam entrega de diplomas aos formandos 2009.1

A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROGRAD) e o Departamento de Ensino e Graduação – DEG, da Universidade Regional do Cariri (URCA), comunicam que por motivos técnicos e procedimentos acadêmicos legais, não será possível a entrega dos diplomas no Ato da Cerimônia de Colação de Grau dos concludentes 2009.2. A partir do dia 7 de junho, os diplomas estarão disponíveis a todos os concludentes no DEG. A PROGRAD solicita, ainda, que no período 26 a 30 de abril, os formandos verifiquem junto ao DEG a sua Situação Acadêmica e confirmação de sua participação na Cerimônia de Colação de Grau, no dia 07 de maio 2010.

Reitor da URCA realiza expediente de trabalho em Campus de Iguatu

O Reitor da Universidade Regional do Cariri - URCA, Professor Plácido Cidade Nuvens, esteve, no último dia 7, realizando expediente de trabalho com o Presidente do Campus de Iguatu, Professor José Ivo Ferreira e com as Coordenações dos Cursos. Professor Plácido fez questão de visitar todas as salas de aula dos quatro cursos de graduação, sediados em Iguatu - Educação Física, Ciências Econômicas, Direito e Enfermagem.

Segundo o Reitor, "a visita aproxima a Administração Superior da Universidade aos seus professores e alunos - razão de ser de nosso trabalho e de nossa dedicação - perscruta os anseios, as dificuldades, como também os alentos e as esperanças que fortificam a nossa disposição em trabalhar firmemente na construção de uma Universidade plenamente pública, gratuita e de qualidade na Região Centro - Sul do Estado." O Reitor fez questão de repassar à Comunidade Acadêmica a informação do Governador Cid Gomes de que nos próximos dias a Licitação da Cidade Universitária será concluída.

Professor Plácido inclusive informou à Comissão Gestora do Campus que ainda em abril o Governador Cid Gomes voltará a Iguatu para assinar a Ordem de Serviço do Campus Multiinstitucional na Antiga CIDAO. O Presidente do Campus, Professor José Ivo, fez questão de agradecer a presença do Reitor, e reforçou os laços de confiança para incentivar o trabalho, em busca da universalização do Ensino Superior em Iguatu.

Estudantes da URCA pedem agilidade no início das obras da Cidade Universitária

Representação de Estudantes do Curso de Direito do Campus Avançado de Iguatu da URCA, estiveram presentes na última quarta - feira, na Solenidade da Ordem de Serviço da Construção da Policlínica de Iguatu. Com faixas e cartazes, apitos, fizeram uma manifestação pacífica pedindo urgência no início das Obras do Campus Multiinstitucional. "Temos pressa", gritavam os estudantes. Gabriela Leite, do Curso de Direito, na oportunidade disse que "todos os alunos da URCA são plenamente agradecidos ao Governador Cid Gomes, primeiro pela Gratuidade, segundo pelo anúncio da nossa casa própria. Todos entendem a burocracia da licitação, mas a necessidade de uma infra-estrutura é urgente e é preciso que nós alunos manifestemos ao Governador que queremos a Cidade Universitária já”

O Governador Cid Gomes fez questão de responder à manifestação dos alunos da URCA, inclusive acolhendo a denominação que o próprio Corpo Discente deu ao Campus da CIDAO - CIDADE UNIVERSITÁRIA. Disse, ainda no palanque, que não costuma fazer promessas, pois quando promete cumpre. Mas naquela ocasião faria uma exceção, prometeu aos estudantes da URCA que ainda este mês de abril retornará a Iguatu para a assinatura da Ordem de Serviço e mandar iniciar as obras, e que até 31 de dezembro as obras do Campus Multiinstitucional de Iguatu estarão concluídas. Professor Ivo Ferreira, Presidente do Campus, apoiou as reivindicações dos alunos e disse achar muito legítima a bandeira de luta. Ele afirma estar satisfeito com o envolvimento dos alunos nas demandas da Universidade e disse que os professores e alunos do Campus da URCA em Iguatu preparam uma bonita festa para receber o governador até o fim de mês, para a Ordem de Serviço do Campus, "dando um belo sinal de agradecimento a Cid Gomes que primeiro garantiu a gratuidade e agora nos proporciona a Cidade Universitária”, diz o Presidente do Campus.

Professor da URCA lançará livro na área de Direito Penal

O Professor Reno Feitosa, Coordenador do Curso de Direito da URCA, lançará em maio seu terceiro livro sobre Direito Penal, cujo título é “Crítica da Historicidade Jurídico-Penal”, desta vez pela Editora ABC. Trata-se de uma análise epistemológica da ciência do direito penal, na qual o Professor Reno Feitosa lança uma crítica ao historicismo jurídico, tanto do Idealismo Alemão quanto do Positivismo Francês, e propõe um novo historicismo baseado no criticismo da Escola de Frankfurt e no método fenomenológico de Martin Heidegger.

O objetivo da obra é questionar a razão pela qual a “História” na ciência jurídica, é subtraída do contexto humano e levada para as hipóteses metafísicas ou causalistas, assim como as possibilidades de uma “consciência histórica” são alijadas da análise científica do direito penal, transformando a ciência jurídica num culto ao tecnicismo e ao formalismo, em detrimento das possibilidades de se estabelecer um direito penal efetivamente humanista e libertário. O Prefácio do livro é do Professor Newton Menezes de Albuquerque, da Universidade Federal do Ceará (UFC).O Professor Reno Feitosa tem outros dois livros lançados pela Editora Juruá, com circulação nacional, “Epistemologia Quântica e Direito Penal” e “Teoria Geral do Direito Penal – Vol. 01”, que podem ser comprados pelos sites das melhores livrarias Jurídicas do País.

Contato:
Assessoria de Comunicação

Universidade Regional do Cariri - URCA
(88) 3102-1212 ramal 2617
www.urca.br - Elizangela Santos
(88) 9915.3450

Crato, 13 de abril de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.