08 março 2010

CRATO - Previsão do Tempo e Almanaque - Dia 08 de Março de 2010


Bom Dia!

Segunda-Feira, dia 08 de Março de 2010. Hoje se comemora o Dia Internacional da Mulher. Conforme nossos leitores hão de verificar algumas linhas abaixo no Blog do Crato, diversos textos, diversas homenagens. Eu particularmente, como faço sempre questão de frisar em datas semelhantes, sou terminantemente contra a criação de uma data especial para uma categoria, uma minoria ou algo do gênero, como por exemplo, o Dia do Índio, o Dia da Consciência Negra, o Dia da Mulher, por entender que isso acaba gerando mais discriminação. Ora, Dia da Mulher é todo dia! Esse ser abençoado pelo criador para nos dar a vida, ceder o seu próprio interior para que toda a vida humana possa florescer! Existirá, porventura, algo de mais belo e gesto mais humano que este ato ? E não só por este apenas, mas por muitos outros é que devemos reverenciar a mulher como o expoente máximo da criação. Por isso, não só neste único dia apenas, mas saibamos dar o devido valor que as mulheres possuem na sociedade, como mães, como seres livres, independentes, e como aquilo que elas sabem expressar de melhor: O Ser Mulher.

Previsão do Tempo

Há muito tempo eu não tenho tido o tempo e o prazer de escrever essa pequena coluna aqui no Blog do Crato. Gosto muito de fazê-la, embora isso me tome um tempo extraordinário, pois uma coisa puxa a outra. A Previsão do tempo, puxa o Almanaque, que por sua vez, puxa o Hoje na História... Mas da última vez em que foi feito até o dia de hoje, não houve mudanças significativas no panorama meteorológico do Cariri. Estamos enfrentando a chamada Seca verde. Em pleno período que normalmente seria de chuvas, temos a mais perfeita estiagem. Para não dizer que não há chuvas, acontecem umas poucas de quando em vez, mas coisa absolutamente rara. A previsão dos "profetas da chuva", é de que ela só venha mesmo em MAIO. Muita gente comunga da minha crença de que o Homem, como fator primordial das mudanças climáticas no planeta, é também o grande "vilão" deste e de outros acontecimentos. O Fato é que temos agredido a natureza, e esta se rebela contra nós, merecidamente. Até quando o planeta aguentará tamanha agressão ? Não sabemos. A previsão do tempo para hoje segundo o site Climatempo, o maior do país em meteorologia, é de dia de Sol, e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite. Mas isso é discutível. O Climatempo, historicamente aqui no Blog do Crato não é uma fonte tão precisa para previsões. O futuro dirá.

ALMANAQUE

Hoje, Dia 08 de Março, é comemorado o Dia de São João de Deus.

João Cidade Duarte nasceu no dia 08 de março de 1495 em Montemor-o-novo, perto de Évora, Portugal. Seu pai era vendedor de frutas na rua. Da sua infancia sabemos apenas que, João, aos oito ou fugiu ou foi raptado por um viajante, que se hospedou em sua casa. Depois de vinte dias, sua mãe não resistiu e morreu. O pai acabou seus dias no convento dos franciscanos, que o acolheram. Enquanto isso, João foi à pé para a Espanha rumo à cidade de Madrid, junto com mendigos e sanltimbancos. Nos arredores de Toledo, o viajante o deixou aos cuidados de um bom homem, Francisco Majoral, administrador dos rebanhos do Conde de Oropesa, conhecido por sua caridade. Foi nessa época que ganhou o apelido de João de Deus, porque ninguém sabia direito quem era ou de onde vinha. Por seis anos Francisco o educou como um filho, ao lado de sua pequenina filha. Dos catorze anos até os vinte e oito João trabalhou e viveu como um pastor. E quando Francisco decideu casa-lo com sua filha, de novo ele fugiu, começando sua vida errante. Alistou-se como soldado de Carlos V e participou da batalha de Paiva, contra Francisco I. Vitorioso, abandonou os campos de batalha e ganhou o mundo. Viajou por toda a Europa, foi para a África, trabalhou como vendedor ambulante em Gibraltar. Então, qual filho pródigo, voltou à sua cidade natal, onde ninguém o reconheceu, pois os pais já tinham falecido; novamente rumou à Espanha, onde abriu uma livraria em Granada.

Nessa cidade, em 1538, depois de ter ouvido um inflamado sermão proferido por João d'Ávila, que a Igreja também canonizou, arrependido dos seus pecados e tocado pela graça, saiu correndo da igreja, e gritou: "misericórdia, Senhor, misericórdia". Todos riram dele, mas João de Deus não se importou. Distribuiu todos os seus bens aos pobres e começou a fazer rigorosas penitências. Tomado por louco foi internado num hospital psiquiátrico, onde foi tratado desumanamente. Depois de ter experimentado todas as crueldades que aí se praticavam e orientado por João d'Ávila decidiu fundar uma casa-hospitalar, para tratar os loucos. Criou assim uma nova Ordem religiosa, a dos Irmãos Hospitaleiros. Ao todo foram mais de oitenta casas-hospitalares fundadas, para abrigar loucos e doentes terminais. Para cuidar deles, usava um processo todo seu, sendo considerado o precursor do método psicanalítico e psicossomático, inventado quatro séculos depois por Freud e seus discípulos. João de Deus, que nunca se formou em medicina, curava os doentes mentais utilizando a fé e sua própria experiência. Partia do princípio de que curando a alma, meio caminho havia sido trilhado para curar o corpo. Ele sentia a dualidade da situação do doente, por te-la vivenciado dessa maneira. João de Deus sentia-se pertencer ao mundo dos loucos e ao mundo dos pecadores e indignos e, por isso, se motivou a trabalhar na dignificação, reabilitação e inserção de ambas as categorias. Um modelo de empatia e convicções profundas tão em falta, que várias instituições seguiram sua orientação nesse sentido, tempos depois e ainda hoje.

Depois, João de Deus e seus discípulos passaram a atender todos os tipos de enfermos. Seu mote era: "fazei o bem, irmãos, para o bem de vós mesmos". Ele morreu no mesmo dia em que nasceu, aos cinqüenta e cinco anos, no dia 8 de março de 1550. Foi canonizado pelo Papa Leão XIII que o proclamou padroeiro dos hospitais, dos doentes e de todos aqueles que trabalham pela cura dos enfermos. Hoje a Ordem Hospitaleira São João de Deus, é um instituto religioso, internacional, com sede em Roma, composto de homens que por amor a Deus se consagram à hospitalidade misericordiosa para com os doentes e necessitados em quarenta e cinco países dos cinco continentes.

HOJE NA HISTÓRIA

8 de março: Dia Internacional da Mulher

* 1618 - Johannes Kepler formula a terceira lei de movimento dos planetas.
* 1808 - Desembarca na cidade do Rio de Janeiro a Família Real Portuguesa e a sua corte, vinda de Lisboa.
* 1917 - Revolução Russa: greve de tecelãs e manifestações alusivas ao Dia da Mulher marcam o início da Revolução de Fevereiro, em São Petersburgo .

Nasceram neste dia...

* 1714 - Carl Philipp Emanuel Bach, compositor alemão (m. 1788).
* 1879 - Otto Hahn (na imagem), químico alemão (m. 1968).
* 1929 - Hebe Camargo, cantora e apresentadora brasileira.

Morreram neste dia...

* 1917 - Ferdinand von Zeppelin, construtor aeronáutico alemão (n. 1838).
* 1921 - Eduardo Dato, político espanhol (n. 1856).
* 2005 - César Lattes, físico brasileiro (n. 1924).

Fontes: Climatempo, Edições Paulinas, Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.