25 fevereiro 2010

Tristeza para o Ceará – “Xô Urubus” – por Pedro Esmeraldo


Neste momento assustador, os cearenses de respeito, principalmente aqueles que desejam ver um Ceará melhor, mais alegre, rico, e bem elevado no seu tempo de limitação progressista, ficam deputados que têm idéias contraditórias, ás vezes ignóbeis, vivem perturbando a mente do bom cearense com gestos mesquinhos, em querer transformar pequenos distritos em cidades independentes.
Não compreendemos como esses homens que se dizem representantes do povo querem cercear o nosso desenvolvimento equilibrado, visto que não sabem fazer outra coisa senão refazer o crescimento reto; vivem discutindo asneiras em plena assembléia legislativa.
Nós, os cratenses, não comungamos com essa idéia de pensamento frágil, pois demonstram muita fraqueza em suas palavras discordantes e provocativas, dizem que querem criar municípios de qualquer maneira, visto que teem como meta principal protelar o desenvolvimento do estado, já que não têm condições favoráveis de desenvolver, pois alguns deles andam engatinhando sem possuir o equilíbrio técnico e econômico. Não há trabalho suficiente para impulsionar a sua mágica economia.
Não é do nosso agrado querer impedir o progresso desses distritos, mas é necessário que haja disposição financeira e progresso social que satisfaçam aos anseios do povo. Nesse caso, tem de enfrentar uma luta árdua e antipática para conseguir recursos suficientes e não deixar cair em um desequilíbrio moral, coisa que acontece constantemente no Brasil. Não recuaremos no nosso pensamento, lutaremos até o fim, não aceitaremos vinditas.
Não esmorecemos um instante, visto que queremos que todos tomem conhecimento da situação econômica do Brasil, que não é boa, como se apregoam. Todos esse pequenos municípios tendem a viver às custa do Governo Federal e permanecem com o pires na mão solicitamos ajuda.
Agora mesmo, lembramos, aos nobres deputados: Por que não cuidar da melhoria da qualidade de vida do cidadão cearense? Por que não incutirem na mente dos homens do campo a qualificação do individuo campestre no avanço tecnológico? Por que não melhorar estilo na produção agrícola, dando curso de capacitação a todos os agricultores de boa vontade que forçará a melhoria de produtividade na vida agropecuária do estado e que atualmente andam entregues às baratas, sem nenhuma movimentação que venha provocar uma melhor disposição do homem para exercer sua tarifa agrícola?
Ah, meus grandes chefes cheios de aventuras milagrosas, fiquem sabendo que não conseguirão milagres com palavras ocas, mas é com o desejo de trabalhar com afinco e mostrar a todos que o Ceará será um Estado produtivo como são os estados de outras regiões do Brasil, já que se engrandecem com muito trabalho e amor a terra comum.
Queremos lembrar ao pessoal da Ponta da Serra: esse distrito foi quem mais se beneficiou no Crato. Tudo isso conseguiu no decorrer dos tempos. Esse distrito deve ser grato ao Crato, pois temos como meta a palavra mágica e sublime, que é a gratidão.

Texto: Pedro Esmeraldo

Um comentário:

  1. Amigo Pedrinho, desde 1990, eu e outras pessoas da comunidade, lutamos pela emancipação de Ponta da Serra por acreditarmos que o nosso distrito já preenche todos os requisitos para tal.Pelo censo de 1976, tínhamos 7.604 habitantes, em 2000, 8.234 habitantes e agora em 2010, segundo estimativa do IBGE local, alcançamos 10.000 habitantes.
    17 municípios cearenses têm população inferior a essa.
    É bom o amigo saber, e todo o município do Crato, que uma das alas políticas de Dom Quintino quer, a todo custo, inlcuir este distrito e Monte Alverne no nosso projeto de emancipação, idéia essa, contestada pela minha pessoa e mais alguns membros do movimento, pois, não desejamos usurpar essa imensa área do município mãe.
    Com a emancipação de apenas Ponta da Serra o Crato continuará na mesma faixa populacional e nada perderá.
    Com a inclusão dos dois distritos o Crato irá perder, e, conseqüentemente, teremos mais dificuldade no plebiscito.
    Neste domingo iremos decidir essa questão. Temos fé em Deus que iremos barrar essa idéia.
    Abraços

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.