15 fevereiro 2010

Muita alegria e segurança às margens do Açude Orós - Por: Dháfine Mazza


NE - Bem ali, em Orós...


A festa começou mais cedo no segundo dia do 10º Carnaval das Águas de Orós. Das 13h às 17h, as bandas Sabor de Amor e Cara de Pau levaram muita música e alegria às margens do Açude Orós, onde moradores e turistas curtiram a folia em um clima de segurança e descontração, com direito a muito banho de açude.

“Para garantir uma festa sem incidentes, reforçamos nosso quantitativo de guarda-vidas no açude, demarcamos as áreas de banho, aumentamos o número de seguranças e deixamos uma ambulância a postos no açude para realizar atendimentos de emergência e transferir as possíveis vítimas para o hospital municipal”, afirma a prefeita Fátima Maciel. Os banhistas também receberam orientações dos guarda-vidas de Orós sobre as áreas apropriadas para banho, os cuidados a serem tomados com as crianças e os riscos de ingerir bebidas alcoólicas e mergulhar no açude. Já a segurança no trânsito foi garantida pelos agentes municipais de trânsito, que controlaram o tráfego dos ônibus de turismo e demais veículos vindos de todos os municípios da Região Centro-Sul do Ceará.

Desde que os guarda-vidas foram implantados em Orós, em dezembro de 2006, já foram realizados mais de 380 atendimentos, reduzindo drasticamente o número de acidentes fatais. Ao todo, 30 guarda-vidas foram capacitados pelo Corpo de Bombeiros de Iguatu com técnicas de mergulho, resgate e primeiros socorros. Os guarda-vidas dispõem de uma plataforma de observação, instalada no balneário do açude Orós, material de resgate (flutuadores, nadadeiras, máscaras e bote) e um veículo para transportar as vítimas para o hospital.

BLITZ ECOLÓGICA

Os visitantes que vieram para Orós participaram da blitz ecológica, realizada na entrada da cidade pela equipe da Secretaria de Turismo e Meio Ambiente. “A ideia é tornar o carnaval de Orós mais limpo e sustentável, alertando a população e os visitantes sobre a necessidade de cuidarmos bem do nosso planeta a partir de atitudes mais conscientes, como não jogar o lixo na rua”, afirma a prefeita Fátima. Na blitz, os turistas receberam panfletos educativos e sacolas para armazenar o lixo no carro.

-- Dháfine Mazza
Jornalista (MTE 2157/CE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.