03 fevereiro 2010

Interesses individuais X Interesses coletivos - Por Océlio Teixeira

No último domingo, dia 31, após a missa das 9h, na Igreja da Sé, resolvi circular pela cidade sem compromisso. Meu objetivo era apreciar a beleza das nossas praças, ouvir os pássaros cantar e refletir um pouco sobre a vida. Aos poucos, porém, meus olhos foram ficando espantados com a quantidade de bares com cadeiras nas calçadas, dificultando a passagem dos transeuntes e obrigando-os a se deslocarem para as ruas. Então, pus a me indagar: qual o espírito de coletividade que existe entre nós, cidadãos que habitamos uma mesma cidade, no caso o Crato? Como estamos cuidando da nossa cidade? O que temos feito para deixar nossa cidade mais bonita, humana e civilizada?

Nesse sentido resolvi postar as imagens abaixo para que nós possamos fazer uma reflexão. É fácil falarmos mal da cidade, criticar a administração do município, falar mal da Igreja, dos partidos, etc. Mas o que temos feito pela nossa cidade? Não estou querendo atirar pedras em ninguém. Apenas quero contribuir para que nossa cidade fique mais bonita, mais organizada, mais humana. Assim, quero também fazer a seguinte pergunta: existe alguma lei que normatiza essa questão?

Vejam as imagens e, se possível, reflitam e contribuam com a discussão.

Obs: Os bares fotografados não foram escolhidos, apenas foram os que encontrei ao longo da minha perigrinação pela cidade. Como esses, devem existir diversos outros espalhados pelos bairros da cidade.






Fotos: Océlio Teixeira

Um comentário:

  1. Meu caro Océlio,

    Parabéns pela reportagem, mas temos que ver que nas grandes cidades como PARIS, Nova York, há bares com mesas nas calçadas dos Cafés. Agora, nossas calçadas são muito estreitas para permitir esse tipo de coisa.

    É preciso analisar esse problema, mas tenho quase certeza que o poder público não apoia essas mesas em calçadas, porque a lei prevê que a calçada é do pedestre, e há no Crato um grande movimento de desobstrução das calçadas, como já houve a retirada dos camelôs que se julgava impossível.

    Creio que isso aí será bem mais fácil de se conseguir. Agora, vendo pelo lado do consumidor, e eu me encaixo nessa categoria, a mesa do lado de fora do Café é bem mais agradável, já que aqui, o calor é grande também.

    Abraços,

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.