26 fevereiro 2010

Ilha presídio: postado por José Sales

Deu em O Globo, na coluna de Miriam Leitão

Foi constrangedor ver a cena do presidente Lula e seus assessores rindo do lado dos Castros de Cuba, enquanto o governo cubano prendia os amigos de Orlando Zapata que tentavam comparecer ao enterro.

A mãe de Zapata disse que ele era torturado sistematicamente; o desespero foi tal que ele ficou 84 dias sem comer. E lá estava o nosso presidente sorrindo e brincando com os ditadores.
Tenho dito aqui que concordo com a necessidade de se apurar as torturas e mortes de opositores durante a ditadura brasileira, mas o governo fica sem moral para defender que, no Brasil, os militares que torturaram e mataram sejam punidos, se aceita se confraternizar com quem tortura e mata integrantes da oposição em Cuba.

Os detalhes da morte de Orlando Zapata Tamayo lembram os piores regimes. A casa dele, onde o corpo foi velado, ficou cercado de seguranças. Pessoas tentavam chegar perto do livro de condolências e não conseguiam. Alguns amigos dele permanecem presos só por querer ir ao enterro. A mãe, Reina Zapata, disse que o filho era “prisioneiro de consciência” e pediu que o mundo cerre fileiras em defesa dos outros prisioneiros políticos de Cuba.

Ou o governo Lula acha normal a tortura e a morte de dissidentes, e aí tem que abonar o passado brasileiro, ou então tem que declarar sua defesa aos direitos humanos dos cubanos. E que não se diga que isso é assunto interno dos cubanos, porque terá que dizer que a queda de Manuel Zelaya era um assunto dos hondurenhos.

Fonte: O GLOBO

9 comentários:

  1. Janinha, essa nova aí já não tô nem aqui, viu ?

    Abraços,

    DM

    ResponderExcluir
  2. Poxa!
    O que podíamos esperar da Globo e ainda por cima da Míria Leitão, meu Deus....
    Se Jesus chegasse a se encontrar com Lula, podem ter certeza, a Globo, FSP, não(Veja) enfim, diriam que Lula se encontrara com Bin Laden. E olha que com imagens e tudo, muitos acreditariam - pq muitos falam, vêem e pensam por meio deles.
    A Ilha quase vira um presídio por força do desumano bloqueio econômico norte-americano. E por falar em presído - por mil diabos, pq se esquecem da prisão de Guatânamo, território cubano invadido pelos EUA deste 1903 que a ONU faz vista grossa a OEA também onde a tortura impera, e onde os presos não têm direito sequer a uma acusação formal e nem a defesa de um advogado? Enfim...

    ResponderExcluir
  3. Então podemos chegar a brilhante conclusão que foi a própria midia que assasinou Zapata, de pois de 85 dias de greve de fome.

    Quem vi as reportagens de TV, ficou impressionado com a alegria(Isto mesmo) com a qual o Sr. Raul Castro "comemorou" a morte do dissidente.

    Acho que depois de 51 anos, já não existem justificativas, de nenhuma ordem, para tais acontecimentos. Repetindo: são 51 anos e não 51 dias.

    ResponderExcluir
  4. É triste ver um professor que ajuda a formar a juventude defender a mais antiga e sanguinária ditadura do continente americano.
    Quantas mentes são deformadas por ele.
    E pensar que um dia ele prestará pesadas contas à Justiça Divina pelas falsidades que divulga...

    ResponderExcluir
  5. Meu nobre Rafael,
    É justamente isso que penso de vc, apenas não me apraz ser deselegante para contigo e com ninguém. No entanto não tem jeito: pela sua idade creio que fizera muito mais mal do que eu. Pq não 'imponho' nada, sobretudo o que não seja verdadeiro e não sou historiador. Apenas pesquisador e estudioso do conhecimento, da literatura e da história mundial. Sem nenhum tipo de reacionarismo decadente...
    Não meu nobre sr. José Sales: Se lhe faz bem, digamos que quem matou Zapata foi Lula...Ou quem sabe Hugo Cháves, Flanklim, Guevara, qual o nobre prefere?
    Respito seu pensamento burguês, pode crer, afinal como poderia ser diferente?
    E prof. Rafeal não estou defendendo ditaduras sanguinárias senão seria a favor da que varreu o Brasil(vc lembrar professor)?
    Defendo o papel da revolução e discordo veementemente das vossas ilações mirabolantes. Isso sim. Pq lhe ioncomoda tanto, a verdadeira história construidas pela luta do povo. Por este ódio do Che e de Cuba??
    Tentem (re)ver o mundo, a história, a vida pelos menos um pouco que não seja pela janela embaçada da Globo e seus apaniguados...
    Com a justiça divina, vou me calar, pq vcs são acionistas dos céus...Deus me livre e guarde!!!
    abraços a todos...

    ResponderExcluir
  6. Meu caro professor Cícero:

    Com todo o respeito que o Sr. merece é bom lembrar que no dia 09 de Novembro de 1989 (data da queda do Muro de Berlim) as idéias socialistas faliram no leste europeu onde foram implantadas desde o final de 1945 (na defunta URSS, desde 1917)

    A falência do modelo comunista ali já vinha acontecendo há algum tempo, e era mascarado pela propaganda da União Soviética. A queda do muro foi consequêcia de uma revolução popular que acontecia em silêncio, onde os cidadãos cansados do chicote no lombo boicotavam o mais desumano regime político que o mundo já conheceu: o comunismo.

    A Queda do Muro e a posterior dissolução do Sistema Soviético ocasionou uma profunda alteração no sistema político e por que não mencionar o próprio modo de pensar de boa parte da intelectualidade do mundo inteiro.
    Mas, essa excrescência sobrevive em Cuba, no Vietnan e na ´Coréia do Norte.

    Existem os órfão da defunta. Também apelidados "viúvas do socialismo". A miserável ilha-prisão (um país corrupto onde os nababos do PCB ostentam riqueza) sobrevive dos dólares enviados pelos dois milhões de refugiados cubanos que fugiram para os EUA e da prostituição incentivada pela ditadura.
    O regime dos Castros também ruirá. É questão de tempo.

    Quem viver verá? Com toda certeza!

    OBS - Nunca fui filiado a Arena e nunca votei nos Macedos...

    ResponderExcluir
  7. Dileto prof. A.L. Rafael,
    Sua narrativa ficaria bem, presumo que num roteiro de um filme do nosso admirável Zé do Caixão. Destarte, cada um acredita naquilo que quer. Até se 'enforcar' na corda da libertade...
    Não vou mais escrever aqui o que já o fiz noutros espaços de comentários deste blog(neste mesmo debate)na ânsia de evitar a redundância. Sei da vossa posição quase dantesca em relação a qualquer idéia que não rime com o capitalismo. Assim como o prof. o sabe igualmente das minhas,diametralmente opostas.
    Em nenhum momento me senti agredido por vossa ilações, como disse, mirabolantes. Mesmo não entendendo seu ódio visceral dos ícones revolucionários. Tudo é puro fatalismo da vossa parte...para não dizer da VEja, Isto é, O Globo, dentre outros informes tão parciais que chegam a beirar as rais do panfletário. não sei como consegue administrar essas visões quase fantasmagóricas que tem em relação aos Governos de feições esquerdistas e de cunho ideológico socialistas...Enfim a história verdadeira construida pelos que disseram Não aos poderosos...
    De fato, nada sobrevive para sempre...mas como ver os cubanos de tão conscientes continuam firmes e fortes na perspectiva socialista. Mesmo com tantas agruras ocasionadas pelo isolamento que vc não querem ver imposto pelos ianques e após a derrocada do bloco soviético. Como diz, sim, quem viver verá - o socialismo será ainda o futuro da humanidade, não importa quando - um século não passa de um minuto para a história. Não Se agaste!!
    Por fim, quanto a sua OBS: em respota lhe digo - Não sei, não disse e não me interessa se o prof. foi filiado a UDN ou PDS ou fez parte da marcha da família.
    Tampouco como votou por todos estes anos... Não entendi o pq desta tua obs. Sei apenas que tem mais anos de votos do que eu, claro.
    Mas sempre votei bem, pq sou escravo da minha consciência eu diria. Vamos comparar?
    Meu 1º voto foi único na minha cidade: no prof. Lauro de Oliveira Lima( conhece), Padre Haroldo, Maria Luiza, Gilsen Avelar, e depois Inácio, Lopes e por aí vai...
    No plano municipal sempre votei bem e a favor do melhor para a comunidade. Se queres saber, nunca comprometi a ideologia da sigla a que pertenço e tampouco o que acredito como fator de transformação social. Não me envergonho das escolhas políticas que fiz, sobremaneira pq não existe razões para isso. Votei sempre no melhor. Satisfeito agora? Que mais o nobre confrade deseja saber?
    Não vou perguntar se votou no Lula, rs.
    abraços caririenses
    JC.

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.