26 fevereiro 2010

Cariri Cangaço 2010; uma grande Construção Coletiva Por: Manoel Severo


Com o tema: Cariri Cangaço - Coronéis, Beatos e Cangaceiros, o evento de cunho turístico-cultural e histórico-científico; em sua edição 2010, terá novamente como cidades anfitriãs: Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha e Missão Velha; com a adesão ainda de Aurora e Porteiras. Reuniremos a partir de uma programação plural, dinâmica e universal, personalidades locais, regionais e nacionais, do universo da pesquisa e estudo das temáticas ligadas ao Cangaço, Tradições e Histórias do Nordeste.O Evento em sua segunda edição terá um conjunto de 16 conferências, seguidas de debates, abordando temáticas ligadas à historiografia nordestina; distribuídas durante o período de realização do mesmo; 6 dias ; nos 6 municípios anfitriões. Os conferencistas são pesquisadores, estudiosos, escritores e professores, de renome nacional.


O Cariri Cangaço - Coronéis, Beatos e Cangaceiros, promoverá um conjunto de 23 Visitas Técnicas aos principais Pontos Turísticos da Região do Cariri, como também aos principais Sítios Históricos ligados ao cangaço na região. Em cada Visita Técnica teremos um estudioso e um guia turístico que fará a explanação sobre o ponto visitado. O Cariri Cangaço 2010 é uma promoção da SBEC - Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço e uma realização das Prefeituras de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha e Missão Velha, com o apoio vital da Universidade Regional do Cariri – URCA; ICC- Instituto Cultural do Cariri; Centro Pró Memória Josafá Magalhães; ICVC - Instituto Cultural Vale Caririense, Fundação Memorial Padre Cícero e conta também as parcerias do SESC, do SEBRAE, do Centro Cultural Banco do Nordeste e apoio do Blog do Crato.


O evento programa além das Conferências, Debates e Visitas Técnicas; a II Mostra Cariri Cangaço de Cinema, Vídeo e Documentários; a II Latada do Livro Cariri Cangaço, onde os participantes terão a oportunidade de entrar em contato com as principais obras literárias sobre a temática; o II Grande Salão Cariri Cangaço, onde serão lançadas 8 novas obras literárias sobre a temática; de autores de todo o Nordeste e também São Paulo, além de 17 Apresentações Artísticas, com as mais significativas manifestações culturais e folclóricas de toda região do Cariri, das áreas das Artes Cênicas, Música e Cultura Popular.


Em sua primeira edição, o Cariri Cangaço-2009, reuniu 79 personalidades do universo da pesquisa e estudo das temáticas ligadas ao nordeste ; recebemos no cariri cearense 197 participantes de 12 estados da federação; Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal; além dos mais 1.500 participantes dos municípios promotores, durante os seis dias de sua realização em Setembro de 2009. Foram realizadas 19 Conferências, seguidas de debates, 21 Visitas Técnicas e 23 Apresentações Artísticas. Foram inauguradas a I Mostra de Cinema e Vídeo Cariri Cangaço, como também foi lançada a I Latada do Livro Cariri Cangaço, tivemos ainda o lançamento de 6 novos livros de escritores dos estados de Pernambuco, Ceará, Distrito Federal e Minas Gerais.


O Cariri Cangaço - Coronéis, Beatos e Cangaceiros, acontecerá entre os dias 17 e 22 de Agosto de 2010, na Região do Cariri, sul do estado do Ceará. Conheça um pouco mais da historia desta inciativa a partir do blog oficial do evento: cariricangaco.blogspot.com


Por Manoel Severo


4 comentários:

  1. Olá, Severo!

    Pode contar com o apoio da Sociedade Cariri das Artes / Cia. Cearense de Teatro Brincante - Ponto de Cultura do Brasil. De antemão, oferemos ao evento uma apresentação da peça "A DONZELA E O CANGACEIRO".
    Abração! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Cacá, fico feliz em poder tê-lo ao nosso lado, muito obrigado por sua constante atenção e carinho.

    Manoel Severo.

    ResponderExcluir
  3. Muito bem prezado amigo Severo. O Cariri Cangaço deste ano, com certeza, será maior e melhor que o do ano passado. Uma sugestão é que seja investido mais no lado acadêmico, para ser ter leituras mais aprofundadas das temáticas em questão: Coronelismo, Beatos(Religiosidade Popular) e o Cangaço propriamente. Nesse sentido, pode contar o nosso apoio.

    Ah... vou postar no maravilhosomundocariri, ok?

    Abçs

    ResponderExcluir
  4. Estimado Professor Océlio, com certeza estaremos juntos nesta construção coletiva e creia, vamos sim, intensificar a interlocução com o meio acadêmico; acredito que podemos proporcionar momentos ricos no aprofundamento da temática;

    A URCA desempenha um papel importantíssimo no Cariri Cangaço; pela qual temos muita gratidão. Dentro de poucos dias gostaria de marcar um encontro com os amigos da universidade para traçarmos uma diretriz no que diz respeito ao componente Academia, dentro do Cariri Cangaço.

    Dessa forma, você Océlio, companheiro de primeira hora ;juntamente com os amigos Bendimar, Fernando Pinto, Glauco, Bola, Josier, Alexandre Lucas, Domingos Sávio, Otília, Carlos Rafael, o pessoal da geografia; Roberta, Lireda, Firmiana, além da coordenação da Proex, tendo a frente a Professora Arlene, e a professora Anna Christina, serão fundamentais para a consolidação do Cariri Cangaço, em breve com certeza estaremos juntos na URCA para definirmos as ações.

    E com certeza gostaria de contar com todos no grande lançamento do BOX DVD Cariri Cangaço, que será divulgado aqui no Blog do Crato, em primeira mão.

    Abraços e obrigado pela atenção e confiança.

    Manoel Severo

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.