Nota - O João Carlos quer que Eu paute o enfoque do conteúdo, no meu entender, tirando a liberdade básica de cada escritor escolher o que postar no Blog.
Caro Dihelson Mendonça,
Antes de qualquer coisa gostaria de me identificar. Chamo-me João Carlos Holanda Cardoso, sou cratense e filho de Zilberto Cardoso, colaborador eventual e assíduo leitor deste seu Blog. Comecei a acessar o seu website provocado por meu pai, principalmente quando queria que lesse postagens feitas por ele ou textos de outros autores sobre a cidade. Com o tempo o endereço do Blog do Crato acabou por ficar gravado em minha pasta de “favoritos” entre tantos blogs que costumo acessar em minhas poucas horas livres de relaxamento e prazer online. Aproveito, portanto, para parabenizá-lo pela idéia de criar um blog voltado a mostrar os valores e as belezas de uma cidade tão especial como a nossa.
Espero que concorde comigo quando afirmo que, embora criado e mediado por você, o Blog do Crato já se transformou em um espaço público, em um ponto de encontro das pessoas que gostam do Crato e que, estando ou não na cidade, querem conversar sobre ela. O Blog do Crato transformou-se em uma espécie de Praça Siqueira Campos virtual, na qual várias gerações de cratenses e não cratenses podem trocar idéias e, sobretudo, falar sobre as “coisas do Crato”. Saí do Crato na adolescência e mesmo não tendo aproveitado muito este tipo de interação social que só as cidades interioranas permitem, me lembro de muitas vezes ir com meu pai à Siqueira Campos real quando ia conversar com os amigos. Engraçado a vida, não é? Hoje, retorno à versão virtual da Praça para, novamente, observar o que meu pai e outros conversam em uma animada roda de amigos. Agora, bem crescidinho, quero, se me permite, participar do papo e dar a minha opinião.
Acompanhando com certa regularidade o Blog de uns tempos para cá gostaria de expressar o meu desconforto em relação ao posicionamento do Blog do Crato, expresso por muitos dos textos postados. É nítida a mudança de foco, com a clara partidarização do conteúdo em detrimento da abordagem inicial, voltada mais ao debate cultural e informativo sobre a comunidade cratense. Cada vez com mais freqüência, o Blog do Crato tem optado em adotar uma linha de crítica direta ao governo federal ou ao próprio presidente da república, ou ao partido político ao qual pertence. Ao acessar o site hoje, sábado, por exemplo, me deparei com mais de cinco posts sobre o chamado apagão (todos associados ao presidente ou sua virtual candidata à sucessão), mais dois com fotos de Lula com os demonizados pela mesma mídia que outrora os santificara, Collor de Mello e Jader Barbalho, uma charge de muito mau gosto em que o presidente é retratado como um personagem de desenho e um post que, me perdoe a franqueza, é de extremo desrespeito e de uma grosseria inimaginável para com o presidente, e, sobretudo, o cidadão e homem Luis Inácio da Silva, associando-o a assassinos em massa.
Caro Dihelson, qual o sentido disto tudo? Como mediador do Blog cabe a ti, tal qual faz um editor de uma publicação diária ou semanal, pautar o enfoque do conteúdo a ser divulgado. Convido-o a analisar (tanto quanto aos seus leitores e colaboradores e, por isso mesmo, lhe peço que divulgue este meu texto) sobre aonde isto tudo pode levá-los. Será que vale a pena transformar esta iniciativa tão valiosa de um site sobre a cidade que todos amam em mais um entre tantos destes blogs partidarizados que pululam pela rede, como o de Reinaldo Azevedo (anti-Lula) e o de Paulo Henrique Amorim (pró-Lula)?
Há alguns dias pude acompanhar um debate, neste mesmo espaço, travado entre participantes do blog que mantém ou procuram manter acesa a chama da disputa Crato versus Juazeiro do Norte, de um lado, e de outro, aqueles que vêem em tal postura algo ultrapassado ou inexistente (paranóia?). Começo a pensar se não seria preferível - para aquecer o papo com algum tipo de disputa - que se mantivesse esta que, ultrapassada ou não, pelo menos faz parte da história, do anedotário e do imaginário das duas maiores cidades do Cariri. Estabelecer um padrão de crítica constante ao governo Lula (paranóia?) de um lado e, de outro, esperar que alguns blogueiros lhe façam a defesa não parece ser o melhor dos caminhos a serem seguidos.
Veja bem, não estou criticando a discussão política no blog, nem tampouco as opções e convicções político-ideológicas. Elas são sagradas e submetem-se ao direito de opinião que todos devem ter assegurado. Critico, sim, a parcialidade e a virulência com a qual se tem feito isso no Blog do Crato e alerto para o perigo deste espaço acabar sendo contaminado pela recorrente Escalada de Insanidade que tem historicamente precedido todo embate eleitoral majoritário, no Brasil, em muito alimentado por uma estrutura midiática que se especializou em espetacularizar o escândalo político e em procurar interferir nos processos político-partidários, desde a chamada redemocratização.
Permita-me sugerir uma providência: ao invés de enquetes sobre a aprovação ou não do governo Lula ou sobre qualquer governo, federal estadual ou municipal, porque não propor aos seus colaboradores e leitores uma enquete sobre o perfil editorial, digamos assim, a ser adotado. Quer-se um blog com as belas imagens do Crato, com as lindas poesias, as crônicas, os contos, as recordações e “causos” de um Crato bucólico da “Velha Guarda”, ou se quer um Blog no qual colaboradores e amigos resolvem “dar um tempo” e, precisam ser chamados de volta para defenderem sua opção política diante de críticas cada vez mais avassaladoras?
Creio Dihelson, que esta é uma decisão difícil, e por isso mesmo, precisa ser posta a todos. O futuro do grupo de amigos que se encontra na “Praça do Blog do Crato” depende disso. As Jovens e as antigas gerações de cratenses merecem manter este espaço, sem que suas convicções político-partidárias sejam motivo de defecções. Creio que muitos concordarão com o que digo. Eles não querem sair da Praça, mas, mesmo entristecidos, o farão caso não haja escolha.
Cordialmente,
João Carlos H. Cardoso
Resposta:
Prezado João Carlos, muito obrigado por sua carta, muito observadora, e pelos elogios ao nosso Blog. Esta resposta será melhor abordada nos comentários depois e pelos diversos participantes. Quero apenas lhe dizer algumas coisas que acho importantes:
01 - Você está totalmente certo quando diz que o objetivo do Blog é uma espécie de Praça Siqueira Campos virtual. Essa é a intenção do Blog. O Blog não é do DIHELSON. O meu blog está na verdade, em www.dihelson.blogspot.com - Esse Blog aqui, do Crato, é do povo do Crato mesmo.
02 - Sendo um Blog COMUNITÁRIO, COLETIVO, temos uns 70 escritores. Mesmo como mediador, eu não posso como alguns me acusam, de cercear a liberdade dos colegas. Eu não posso proibir o tipo de postagens que eles irão fazer. Isso seria um absurdo! Já me acusam de ser muito autoritário, de ser arrogante, de interferir nas postagens dos outros, imagine se eu começar a ESCOLHER que tipo de postagem o Blog vai ter ou não ter.
Aí está a prova da nossa isenção, da nossa democracia. Porque eu sou bombardeado de tudo que é lado. Enquanto uns dizem que eu estou policiando as postagens, o João Carlos acha é que eu devo policiar. Então, briguem as duas facções. Vocês que são brancos...
Quero dizer que mesmo como mediador, eu não posso policiar os assuntos e as postagens. No momento em que chamei essas pessoas, ou elas se convidaram para o Blog, eu confiei a cada uma delas a Liberdade e a Responsabilidade sobre aquilo que postam ( inclusive criminal ). Temos um conjunto de regras aqui. Nas regras, estão vedadas a pornografia e o material considerado ofensivo, tipo alguém postar uma pessoa ensanguentada de uma facada, ou coisa parecida. Não somos adeptos da violência. Agora, que os assuntos políticos tem dominado a pauta. Veja você, constate que EU MESMO adverti, Admoestei todo mundo no dia dessas 5 postagens do Apagão, que tava demais. Disso aí você não pode me acusar de omissão, porque eu pedi que não postassem tantas mensagens sobre o mesmo assunto. Então, NÃO PROCEDE. Sobre atacar Lula, veja também as postagens atacando FHC e o PSDB, você acha correto também esses ataques, ou só acha errado se forem ataques ao governo Lula ?
03 - Quanto ao objetivo maior, eu sempre faço questão de tentar retornar ao tema: Crato. Veja voê o tanto de matérias que eu trago e faço sobre o Crato. Agora, alguns autores não escrevem UMA linha sobre o crato. Escrevem sobre política, sobre Religião...você quer que eu tire essas pessoas, é isso ??
Então, como você diz: O Blog É DA CIDADE. Não meu. Eu não posso ficar interferindo a toda hora no teor das postagens. No máximo eu posso pedir. Mas você mesmo pode a qualquer instante enviar um comentário para o Blog, ou uma postagem dizendo: "Vocês estão se desviando do Foco, que é o Crato". Isso cada um pode fazer. Porque não faz sempre ?
O BLOG SOMOS TODOS NÓS!
Cada um é responsável pelo conteúdo, ou na praça Siqueira Campos real ninguém fala de política ? Quando eu vou lendo o Blog que tem uma postagem que eu não gosto, eu pulo para a próxima até encontrar algo que interesse. Eu não posso expulsar nossos escritores, nem determinar até sobre o que eles escrevem. Isso seria o ato mais anti-democrático, a coisa mais macabra e ditatorial que se poderia fazer. Eu sou apenas o Zelador do prédio e minha participação deveria até diminuir, para que cada um apareça mais.
Ressalte-se outra coisa Importante:
Temos diversos escritores do Crato que moram fora. Inúmeros artigos sobre Psicologia, Religião, Política, Atualidades, Policiais, Comportamento, e Curiosidades sobre o mundo que você lê no Blog, são enviadas ou postadas por essas pessoas. O Blog do Crato não fala apenas do Crato, mas expressa também a visão dos Cratenses sobre o mundo que os cerca. É uma via de mão dupla: Mostrar o Crato ao mundo, e saber o que os Cratenses estão achando dos acontecimentos mundiais. É uma forma de ampliar as participações. Um Cratense que mora em São Paulo e é escritor, não poderia participar falando das atualidades do Crato, porque ele não sabe. Ele só poderá falar sobre sua visão pessoal das coisas do mundo vistas a partir dele. E eu não posso excluir os Cratenses que moram fora.
Um abraço,
Dihelson Mendonça

Espero que concorde comigo quando afirmo que, embora criado e mediado por você, o Blog do Crato já se transformou em um espaço público, em um ponto de encontro das pessoas que gostam do Crato e que, estando ou não na cidade, querem conversar sobre ela. O Blog do Crato transformou-se em uma espécie de Praça Siqueira Campos virtual, na qual várias gerações de cratenses e não cratenses podem trocar idéias e, sobretudo, falar sobre as “coisas do Crato”. Saí do Crato na adolescência e mesmo não tendo aproveitado muito este tipo de interação social que só as cidades interioranas permitem, me lembro de muitas vezes ir com meu pai à Siqueira Campos real quando ia conversar com os amigos. Engraçado a vida, não é? Hoje, retorno à versão virtual da Praça para, novamente, observar o que meu pai e outros conversam em uma animada roda de amigos. Agora, bem crescidinho, quero, se me permite, participar do papo e dar a minha opinião.
Acompanhando com certa regularidade o Blog de uns tempos para cá gostaria de expressar o meu desconforto em relação ao posicionamento do Blog do Crato, expresso por muitos dos textos postados. É nítida a mudança de foco, com a clara partidarização do conteúdo em detrimento da abordagem inicial, voltada mais ao debate cultural e informativo sobre a comunidade cratense. Cada vez com mais freqüência, o Blog do Crato tem optado em adotar uma linha de crítica direta ao governo federal ou ao próprio presidente da república, ou ao partido político ao qual pertence. Ao acessar o site hoje, sábado, por exemplo, me deparei com mais de cinco posts sobre o chamado apagão (todos associados ao presidente ou sua virtual candidata à sucessão), mais dois com fotos de Lula com os demonizados pela mesma mídia que outrora os santificara, Collor de Mello e Jader Barbalho, uma charge de muito mau gosto em que o presidente é retratado como um personagem de desenho e um post que, me perdoe a franqueza, é de extremo desrespeito e de uma grosseria inimaginável para com o presidente, e, sobretudo, o cidadão e homem Luis Inácio da Silva, associando-o a assassinos em massa.
Caro Dihelson, qual o sentido disto tudo? Como mediador do Blog cabe a ti, tal qual faz um editor de uma publicação diária ou semanal, pautar o enfoque do conteúdo a ser divulgado. Convido-o a analisar (tanto quanto aos seus leitores e colaboradores e, por isso mesmo, lhe peço que divulgue este meu texto) sobre aonde isto tudo pode levá-los. Será que vale a pena transformar esta iniciativa tão valiosa de um site sobre a cidade que todos amam em mais um entre tantos destes blogs partidarizados que pululam pela rede, como o de Reinaldo Azevedo (anti-Lula) e o de Paulo Henrique Amorim (pró-Lula)?
Há alguns dias pude acompanhar um debate, neste mesmo espaço, travado entre participantes do blog que mantém ou procuram manter acesa a chama da disputa Crato versus Juazeiro do Norte, de um lado, e de outro, aqueles que vêem em tal postura algo ultrapassado ou inexistente (paranóia?). Começo a pensar se não seria preferível - para aquecer o papo com algum tipo de disputa - que se mantivesse esta que, ultrapassada ou não, pelo menos faz parte da história, do anedotário e do imaginário das duas maiores cidades do Cariri. Estabelecer um padrão de crítica constante ao governo Lula (paranóia?) de um lado e, de outro, esperar que alguns blogueiros lhe façam a defesa não parece ser o melhor dos caminhos a serem seguidos.
Veja bem, não estou criticando a discussão política no blog, nem tampouco as opções e convicções político-ideológicas. Elas são sagradas e submetem-se ao direito de opinião que todos devem ter assegurado. Critico, sim, a parcialidade e a virulência com a qual se tem feito isso no Blog do Crato e alerto para o perigo deste espaço acabar sendo contaminado pela recorrente Escalada de Insanidade que tem historicamente precedido todo embate eleitoral majoritário, no Brasil, em muito alimentado por uma estrutura midiática que se especializou em espetacularizar o escândalo político e em procurar interferir nos processos político-partidários, desde a chamada redemocratização.
Permita-me sugerir uma providência: ao invés de enquetes sobre a aprovação ou não do governo Lula ou sobre qualquer governo, federal estadual ou municipal, porque não propor aos seus colaboradores e leitores uma enquete sobre o perfil editorial, digamos assim, a ser adotado. Quer-se um blog com as belas imagens do Crato, com as lindas poesias, as crônicas, os contos, as recordações e “causos” de um Crato bucólico da “Velha Guarda”, ou se quer um Blog no qual colaboradores e amigos resolvem “dar um tempo” e, precisam ser chamados de volta para defenderem sua opção política diante de críticas cada vez mais avassaladoras?
Creio Dihelson, que esta é uma decisão difícil, e por isso mesmo, precisa ser posta a todos. O futuro do grupo de amigos que se encontra na “Praça do Blog do Crato” depende disso. As Jovens e as antigas gerações de cratenses merecem manter este espaço, sem que suas convicções político-partidárias sejam motivo de defecções. Creio que muitos concordarão com o que digo. Eles não querem sair da Praça, mas, mesmo entristecidos, o farão caso não haja escolha.
Cordialmente,
João Carlos H. Cardoso
Resposta:
Prezado João Carlos, muito obrigado por sua carta, muito observadora, e pelos elogios ao nosso Blog. Esta resposta será melhor abordada nos comentários depois e pelos diversos participantes. Quero apenas lhe dizer algumas coisas que acho importantes:
01 - Você está totalmente certo quando diz que o objetivo do Blog é uma espécie de Praça Siqueira Campos virtual. Essa é a intenção do Blog. O Blog não é do DIHELSON. O meu blog está na verdade, em www.dihelson.blogspot.com - Esse Blog aqui, do Crato, é do povo do Crato mesmo.
02 - Sendo um Blog COMUNITÁRIO, COLETIVO, temos uns 70 escritores. Mesmo como mediador, eu não posso como alguns me acusam, de cercear a liberdade dos colegas. Eu não posso proibir o tipo de postagens que eles irão fazer. Isso seria um absurdo! Já me acusam de ser muito autoritário, de ser arrogante, de interferir nas postagens dos outros, imagine se eu começar a ESCOLHER que tipo de postagem o Blog vai ter ou não ter.
Aí está a prova da nossa isenção, da nossa democracia. Porque eu sou bombardeado de tudo que é lado. Enquanto uns dizem que eu estou policiando as postagens, o João Carlos acha é que eu devo policiar. Então, briguem as duas facções. Vocês que são brancos...
Quero dizer que mesmo como mediador, eu não posso policiar os assuntos e as postagens. No momento em que chamei essas pessoas, ou elas se convidaram para o Blog, eu confiei a cada uma delas a Liberdade e a Responsabilidade sobre aquilo que postam ( inclusive criminal ). Temos um conjunto de regras aqui. Nas regras, estão vedadas a pornografia e o material considerado ofensivo, tipo alguém postar uma pessoa ensanguentada de uma facada, ou coisa parecida. Não somos adeptos da violência. Agora, que os assuntos políticos tem dominado a pauta. Veja você, constate que EU MESMO adverti, Admoestei todo mundo no dia dessas 5 postagens do Apagão, que tava demais. Disso aí você não pode me acusar de omissão, porque eu pedi que não postassem tantas mensagens sobre o mesmo assunto. Então, NÃO PROCEDE. Sobre atacar Lula, veja também as postagens atacando FHC e o PSDB, você acha correto também esses ataques, ou só acha errado se forem ataques ao governo Lula ?
03 - Quanto ao objetivo maior, eu sempre faço questão de tentar retornar ao tema: Crato. Veja voê o tanto de matérias que eu trago e faço sobre o Crato. Agora, alguns autores não escrevem UMA linha sobre o crato. Escrevem sobre política, sobre Religião...você quer que eu tire essas pessoas, é isso ??
Então, como você diz: O Blog É DA CIDADE. Não meu. Eu não posso ficar interferindo a toda hora no teor das postagens. No máximo eu posso pedir. Mas você mesmo pode a qualquer instante enviar um comentário para o Blog, ou uma postagem dizendo: "Vocês estão se desviando do Foco, que é o Crato". Isso cada um pode fazer. Porque não faz sempre ?
O BLOG SOMOS TODOS NÓS!
Cada um é responsável pelo conteúdo, ou na praça Siqueira Campos real ninguém fala de política ? Quando eu vou lendo o Blog que tem uma postagem que eu não gosto, eu pulo para a próxima até encontrar algo que interesse. Eu não posso expulsar nossos escritores, nem determinar até sobre o que eles escrevem. Isso seria o ato mais anti-democrático, a coisa mais macabra e ditatorial que se poderia fazer. Eu sou apenas o Zelador do prédio e minha participação deveria até diminuir, para que cada um apareça mais.
Ressalte-se outra coisa Importante:
Temos diversos escritores do Crato que moram fora. Inúmeros artigos sobre Psicologia, Religião, Política, Atualidades, Policiais, Comportamento, e Curiosidades sobre o mundo que você lê no Blog, são enviadas ou postadas por essas pessoas. O Blog do Crato não fala apenas do Crato, mas expressa também a visão dos Cratenses sobre o mundo que os cerca. É uma via de mão dupla: Mostrar o Crato ao mundo, e saber o que os Cratenses estão achando dos acontecimentos mundiais. É uma forma de ampliar as participações. Um Cratense que mora em São Paulo e é escritor, não poderia participar falando das atualidades do Crato, porque ele não sabe. Ele só poderá falar sobre sua visão pessoal das coisas do mundo vistas a partir dele. E eu não posso excluir os Cratenses que moram fora.
Um abraço,
Dihelson Mendonça