No dia 09 de julho de 2009, a Vereadora Mara Guedes promoveu uma reunião com moradores da comunidade em que reside (Conjunto Novo Crato), com lideranças comunitárias, sindicais e políticas do município para uma prestação de contas dos seis primeiro meses do seu mandato. O balanço apresentado agradou aos presentes que se manifestaram satisfeitos pela firmeza política e pelo compromisso que demonstrou manter com as causas do povo trabalhador.
Mesmo nesse período inicial de adaptação de todo parlamentar aos mecanismos de atuação da função, Mara foi capaz de tomar diversas iniciativas que alteraram a rotina da Câmara Municipal do Crato. As audiências públicas, os pronunciamentos, as convocações de Secretários Municipais, as discussões de projetos de leis voltaram a fazer parte do cotidiano do parlamento municipal.
Intermediando os pleitos das comunidades junto ao Poder Executivo, Mara encaminhou aos Secretários Municipais inúmeras solicitações e sugestões de obras e de outras intervenções com vistas a melhorar a vida da população que mora na periferia da cidade e dos distritos. Mara soube cobrar da administração municipal a realização de concurso público para atender a carência de pessoal, expressa na quantidade de terceirizados que lota a folha de pagamento da Prefeitura Municipal do Crato.
Ainda no cumprimento da função fiscalizadora, a vereadora do PT denunciou a falta de alimentação nas creches municipais, as precárias condições do transporte escolar e a manobra da Prefeitura para criação de cargos comissionados em momento de crise financeira dos municípios. Defensora da política habitacional do Governo Lula, ela convocou a comunidade, o agente financeiro e a administração municipal para debater e encaminhar as medidas para o início do Programa Minha Casa, Minha Vida na cidade do Crato.
Mara lidera uma campanha pela reconstrução da rodovia de Santa Fé. Já fez pronunciamento na Tribuna da Câmara, elaborou e encaminhou documento aos Deputados Federais e Estaduais e ao Governador. Certamente Mara está dando uma grande contribuição à população de um importante distrito do nosso município. Na esteira do apoio ao povo trabalhador, a Vereadora Mara prestou integral apoio aos vendedores ambulantes, aos professores em greve, aos moradores do Morro do Seminário e à luta das mulheres. Mara participou da elaboração do projeto de construção da Casa Abrigo para mulheres vítimas de violência, acompanhou as mobilizações do Conselho da Mulher Cratense em dias de julgamento dos acusados de assassinatos de mulheres, entre outras ações.
No cumprimento da função legisladora, a vereadora foi capaz de se articular com setores extrativistas da Chapada do Araripe e entidades ambientalistas para apresentar projeto de lei de grande alcance social e ambiental que dispõe sobre a proibição da exploração predatória da palmeira do coco babaçu. A atividade extrativista do coco babaçu vem sendo prejudicada com a queima do coco no seu estado natural por indústrias de cerâmica, padarias e outras. Com a lei, as mulheres e homens que se beneficiam da exploração do babaçu, em toda sua cadeia produtiva, podem ter um alento de que o fruto não será extinto em nossa região. Parabéns, Mara. Seu mandato apenas iniciou.
Por: Amadeu de Freitas